NEIPA e oxidação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rafaeltorres

New Member
Joined
May 28, 2020
Messages
3
Reaction score
1
Location
Piracicaba - SP
Amigos cervejeiros, boa tarde.

Gostaria aqui de compartilhar minha experiência com vocês e pedir também ajuda sobre meu processo.
Envasei no dia 07/06 minha NEIPA, receita que estudei muito para fazer, com correções da água e todo o cuidado que esse estilo merece. Tudo ocorreu muito bem, aroma fantástico em todas as amostras que retirei do fermentador, amargor e sabor igualmente fantásticos, mas depois de 1 semana nas garrafas para carbonatação com priming, ela escureceu.
Consultei alguns amigos cervejeiros experientes e foi quase unanimidade que houve oxidação devido aos 2 dry-hopping.

Minha dúvida é:
É impossível fazer uma boa NEIPA sem ter um fermentador com válvula pressurizada para Dry-hopping?
Carbonatação de uma NEIPA obrigatoriamente tem que ser forçada e em baixa temperatura?
Qual o papel da aveia em flocos na oxidação?

A impressão que tenho é que se não houvesse elevação da temperatura para a carbonatação a cerveja ainda estaria com a coloração desejada.
 

Attachments

  • IMG_0325.jpg
    IMG_0325.jpg
    24.2 KB · Views: 25
  • IMG_0326 .JPG
    IMG_0326 .JPG
    28.2 KB · Views: 26
  • IMG_0423.jpg
    IMG_0423.jpg
    40 KB · Views: 33
  • IMG_0535.jpg
    IMG_0535.jpg
    77.1 KB · Views: 35
NEIPA é foda pra oxidação mesmo. Eu na verdade vinha tendo problema com oxidação em quase todas as cervejas que eu fazia DH.
Eu consegui reduzir bastante esse problema fazendo o DH antes do fim da fermentação (por exemplo quando a densidade anda está em 1.015 e vai ficar 1.011). Assim as leveduras consomem o O2 que vc inserir junto do lúpulo.
Eu também tenho usado nesse tipo de cerveja um antioxidante que eu comprei no Lamas. Entendo que não é a melhor opção usar produto assim em cerveja caseira, mas melhorou meu problema com oxidação, então pra mim está valendo a pena.
Também faço primming e acredito que quando conseguir mudar meu sistema para carbonatação em barril vai melhora mais ainda, pq dá pra embarrilhar minimizando muito o contato com oxigenio.
 
NEIPA é foda pra oxidação mesmo. Eu na verdade vinha tendo problema com oxidação em quase todas as cervejas que eu fazia DH.
Eu consegui reduzir bastante esse problema fazendo o DH antes do fim da fermentação (por exemplo quando a densidade anda está em 1.015 e vai ficar 1.011). Assim as leveduras consomem o O2 que vc inserir junto do lúpulo.
Eu também tenho usado nesse tipo de cerveja um antioxidante que eu comprei no Lamas. Entendo que não é a melhor opção usar produto assim em cerveja caseira, mas melhorou meu problema com oxidação, então pra mim está valendo a pena.
Também faço primming e acredito que quando conseguir mudar meu sistema para carbonatação em barril vai melhora mais ainda, pq dá pra embarrilhar minimizando muito o contato com oxigenio.
Estou querendo testar essa técnica de DH no finalzinho da fermentação e gostaria de fazer isso jogando os lúpulos soltos no fermentador (pra obter um resultado melhor do que no hop bag), porém esses lúpulos iriam ficar de 10 a 15 dias em contato com a cerveja. A minha dúvida é se durante esse tempo em contato com a cerveja os lúpulos iriam produzir harsh?
Agradeço se alguém puder responder essa dúvida.
 
Estou querendo testar essa técnica de DH no finalzinho da fermentação e gostaria de fazer isso jogando os lúpulos soltos no fermentador (pra obter um resultado melhor do que no hop bag), porém esses lúpulos iriam ficar de 10 a 15 dias em contato com a cerveja. A minha dúvida é se durante esse tempo em contato com a cerveja os lúpulos iriam produzir harsh?
Agradeço se alguém puder responder essa dúvida.
Eu faço assim. Não deveria ficar 10 a 15 dias. Se a fermentação for bem feita não precisa de tanto tempo maturando, e NEIPAs nao precisam de uma clarificação muito grande e deve ser tomada fresca. Eu tenho deixado após jogar o lupulo mais uns 3 dias a 20ºC, faço um cold crash de 3 ou 4 dias e ja envaso. O lupulo fica no maximo 1 semana lá, acho que não dá problema.
Mas tb já fiz DH deixando o lúpulo uns 10 dias lá dentro e não deu harsh nem gosto de grama. Mas isso pode ir da minha capacidade de percepção tb.
 
Bom dia pessoal, na minha primeira NEIPA feita com todo cuidado, o que fiz para tentar diminuir a oxidação foi lançar CO2 dentro do fermentador após colocar o DH, visto que o CO2 é mais pesado e fica embaixo. Tenho um fermentador cônico da indupropil e a principio não percebi oxidação até agora! Fiz 90 litros e envazei 60 em barril e 30 em garrafas!! Envazei no final de maio!
 
Estou querendo testar essa técnica de DH no finalzinho da fermentação e gostaria de fazer isso jogando os lúpulos soltos no fermentador (pra obter um resultado melhor do que no hop bag), porém esses lúpulos iriam ficar de 10 a 15 dias em contato com a cerveja. A minha dúvida é se durante esse tempo em contato com a cerveja os lúpulos iriam produzir harsh?
Agradeço se alguém puder responder essa dúvida.
Eu também adicionei direto sem hopbag, durante a fermentação ativa 2º dia e outra adição no descanso diacetil e não houve nenhum harsh. O problema que eu enfrentei, mesmo com longo cold crash foi folhas de lúpulo em suspensão e que entupiam toda hora minha válvula de envase.
 
Back
Top