Necessidade de fazer starter

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

coltro

Well-Known Member
Joined
May 7, 2015
Messages
94
Reaction score
32
Boa Tarde Pessoal!

Vou fazer uma weiss no próximo sábado (20/06), e pretendo reutilizar a levedura da última brassagem (Mangrove Jack's M20);

- Minha dúvida é se preciso fazer starter para reutilizar a levedura? Tendo em vista que vou lavar o fermento na sexta, e já vou fazer a brassagem no sábado.
 
Boa Tarde Pessoal!

Vou fazer uma weiss no próximo sábado (20/06), e pretendo reutilizar a levedura da última brassagem (Mangrove Jack's M20);

- Minha dúvida é se preciso fazer starter para reutilizar a levedura? Tendo em vista que vou lavar o fermento na sexta, e já vou fazer a brassagem no sábado.

Não precisa starter se vai tirar do fermentador um dia antes. Só lavar e separar a quantidade correta. Se desejar pode fazer um mini-starter na manhã da brassagem pra inocular o fermento já em atividade. Isso reduz o lag time, mas não é absolutamente necessário. Porém vai ser necessário vc suprir esse fermento com oxigênio e alguns nutrientes adicionais.

Abraço
 
Ah entendi! Com relação a oxigênio eu tenho colocado uma gota de azeite, e depois chacoalho pra misturar bem, pelo que eu li o azeite já é o suficiente.
Mas com relação a nutrientes adicionais, seriam o que exatamente?
 
Ah entendi! Com relação a oxigênio eu tenho colocado uma gota de azeite, e depois chacoalho pra misturar bem, pelo que eu li o azeite já é o suficiente.
Mas com relação a nutrientes adicionais, seriam o que exatamente?

Cuidado com o azeite, é mais pra "microgota" do que gota, tipo molhar a pontinha da faca.

Como nutriente vc pode pegar um pouco de lama concentrada de fermento, cozinhar pra abrir as células e liberar os nutrientes e utilizar um pouco disso no final da fervura do seu mosto, ou melhor fazer isso com fermento seco novo, que tem mais nutrientes, ou ainda utilizar nutriente seco comercial.

Abraço
 
Fermento precisa sintetizar esteróis, e ácidos graxos. Ácidos graxos ele consegue "importar" do mosto (do azeite de oliva). E quanto aos esteróis? Não.

Ou seja, azeite de oliva não substitui completamente a oxigenação, até o que se sabe.

Mas no fim das contas, o que realmente interessa é o resultado final.

Abraço,
 

Latest posts

Back
Top