Muitas dúvidas em relação ao priming

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Eduard1

Active Member
Joined
Apr 14, 2015
Messages
25
Reaction score
3
Sou novo membro aqui no fórum e estou quase fazendo minha primeira cerveja, na fase final do planejamento, como restam algumas dúvidas estou tentando solucioná-las antes de fazer.

Achei estranho que nessa seção do fórum não tenha nenhum tópico fixo esclarecendo o que seja o primming, para que serve, tipos de açucares, preparo da solução do priming, diferença entre fazer no fermentador ou na garrafa, ou seja, informações gerais.

Minhas dúvidas são justamente estas, como tenho apenas um fermentador, e não tenho outro recipiente para fazer o priming e engarrafar, estou com dúvida se é mais indicado fazer o priming no próprio fermentador antes de engarrafar misturando o priming à cerveja e mexendo, ou se seria melhor fazer na garrafa (o que me parece bastante trabalhoso).

Também estou com dúvida se existe alguma diferença entre os tipos de açucares disponíveis no mercado, no livro How to Brew que estou usando como base para planejar a cerveja o autor cita alguns tipos de açucares mas não fica claro se faz diferença usar um tipo ou outro (ainda não li todo o livro, mas até onde li o autor não esclarece), em fim, existe algum tipo de açucar mais indicado?

Outra dúvida é se seria melhor preparar uma solução com água e açucar ou se seria melhor adicionar o açucar puro mesmo ao fermentador (ou á garrafa). Caso eu fosse adicionar uma solução eu teria que usar uma pipeta para este processo?
 
Oi Eduard, se você procurar é certo que acha algo sobre o priming aqui sim. Fazer o priming diretamente no fermentador é péssima opção. Você não vai querer misturar e levar a lama (leveduras e resíduos) para a garrafa. Se você não tem outro fermentador, providencie. Se por hora ficará com um mesmo, faça o priming diretamente na garrafa durante o envase. Procura que você acha referência sobre como fazer. Sugiro começar pelo mais simples, açúcar cristal mesmo. Pode ser na solução (melhor) ou direto na garrafa (acho pior pelo risco de contaminação - porém nas minhas levas sempre sobra um ultima garrafa que vai assim mesmo e, até agora, foi de boa). Pesquisa, lê mais um pouco e boa sorte.
 
Sou novo membro aqui no fórum e estou quase fazendo minha primeira cerveja, na fase final do planejamento, como restam algumas dúvidas estou tentando solucioná-las antes de fazer.

Achei estranho que nessa seção do fórum não tenha nenhum tópico fixo esclarecendo o que seja o primming, para que serve, tipos de açucares, preparo da solução do priming, diferença entre fazer no fermentador ou na garrafa, ou seja, informações gerais.

Minhas dúvidas são justamente estas, como tenho apenas um fermentador, e não tenho outro recipiente para fazer o priming e engarrafar, estou com dúvida se é mais indicado fazer o priming no próprio fermentador antes de engarrafar misturando o priming à cerveja e mexendo, ou se seria melhor fazer na garrafa (o que me parece bastante trabalhoso).

Também estou com dúvida se existe alguma diferença entre os tipos de açucares disponíveis no mercado, no livro How to Brew que estou usando como base para planejar a cerveja o autor cita alguns tipos de açucares mas não fica claro se faz diferença usar um tipo ou outro (ainda não li todo o livro, mas até onde li o autor não esclarece), em fim, existe algum tipo de açucar mais indicado?

Outra dúvida é se seria melhor preparar uma solução com água e açucar ou se seria melhor adicionar o açucar puro mesmo ao fermentador (ou á garrafa). Caso eu fosse adicionar uma solução eu teria que usar uma pipeta para este processo?

Confie no que vc está lendo nos livros, faça como é indicado pelo how to brew.

Não faça no fermentador, se vc não tem um balde pro priming, compra um, vai te custar a mesma coisa que alguns quilos de malte... ou faça na própria panela, porém ela tem que estar muito limpa e depois ainda sanitizada (pode sanitizar fervendo um pouco de água dentro dela mesma).

Açucar é sacarose. Quanto mais simples for, nessa fase, melhor. Talvez não tenha ficado claro no How to Brew porque nos eua se usa muito corn syrup, açucar processado a partir do milho, que é a fonte que eles tem. Muito felizmente nós temos o açucar de cana. Em termos de fermentabilidade, é a mesma coisa. Pode usar os mesmos números.

Vc pode cozinhar o total de açucar com um pouco de água, pra sanitizar bem a solução e adicionar na cerveja. Misturar, envasar.

Abraço
 
Eu tive o mesmo problema que você. No meu caso eu usei a minha panela mesmo. Antes de transferir o liquido, eu lavei a penela com sabão neutro e usei alcool 70, fiz a solução pro priming, joguei tudo na panela, transferi do fermentador pra panela e engarrafei direto da panela mesmo. funcionou, mas pretendo pegar um outro fermentador em breve.
 
Contribuindo com a dúvida, realizo o priming com 500ml de água fervida sem cloro e adiciono a quantidade de açúcar cristal que necessito, deixo por um minuto no fogo sempre mexendo. Desligo o fogo (continuo mexendo por mais alguns minutos) e transfiro para uma garrafa de vidro sanitizada para que resfrie um pouco. Após, despejo esta calda em um novo balde ou bombona já sanitizada e transfiro a cerveja para o mesmo. Sempre deu certo assim, tenho um amigo que realiza o priming adicionando em cada garrafa e em 2 levas demorou quase um mês para carbonatar, acredito que tenha sido erro dele pois em outras sempre deu certo.
Não tenho conhecimento ainda sobre outras formas de priming e tipos de açúcares, mas na medida que vou precisando começo a pesquisa sempre por aqui.
Como estou no celular e não consigo criar um novo tópico queria saber se com este produto seria possível carbonatar uma cerveja:
http://m.submarino.com.br/products/119245427?franq=AFL-03-102812&loja=03

Vou colocar um vídeo que demonstra o processo.

Desculpa se estou desviando a assunto mas acredito que dê para carbonatar uma cerveja porem sem precisão alguma.
 
Tiago:

falando em açucar de milho tive pesquizando aqui vários possibilidades de uso para priming , eu vi que o karo é um açucar derivado do milho que vende em supermercado tem tbm o mesmo produto fabricado pela yoki é um açucar tipo um mel amarelo claro , se já viu alguém usar ele para priming?
 
Tiago:

falando em açucar de milho tive pesquizando aqui vários possibilidades de uso para priming , eu vi que o karo é um açucar derivado do milho que vende em supermercado tem tbm o mesmo produto fabricado pela yoki é um açucar tipo um mel amarelo claro , se já viu alguém usar ele para priming?

Nunca vi ninguem aqui usar. Mas é o corn syrup. É um açucar com alto conteúdo de frutose... 100% fermentável, não dá sabor nem cheiro.

Eu só não sei como lida com quantidades, já que é um xarope e não um produto anidro, teria que levar em conta o peso da água... talvez de pra calcular através das calorias/g ou mL que tem...

Mas sinceramente, se é um negócio que só vai te acrescentar a necessidade de calcular a mais, não vejo motivo algum pra usar no lugar de açucar branco.
 
Tiago:

falando em açucar de milho tive pesquizando aqui vários possibilidades de uso para priming , eu vi que o karo é um açucar derivado do milho que vende em supermercado tem tbm o mesmo produto fabricado pela yoki é um açucar tipo um mel amarelo claro , se já viu alguém usar ele para priming?
Cara, por experiência... refermentação na garrafa (priming) é um momento onde não se deve (na minha opinião) inventar....... o objetivo é só gaseificar a cerveja, e pronto... não saborizar, adicionar aroma, gosto, etc (com raríssimas exceções).

Ou seja, qual açúcar usar? Açúcar normal... refinado, cristal. É o mais puro... 100% sacarose, sendo que sacarose é igual a Glicose + Frutose, que são na real os açúcares que o fermento realmente "come".

Abraço,
 
Captei a ideia, só que aí me surge mais uma dúvida: se for pra investir em um recipiente pra fazer o priming e engarrafar, vale mais a pena investir em um balde fermentador só pra isso ou então num fermentador com fundo cônico onde eu faça a fermentação, priming e engarrafe tudo nele?
 
Captei a ideia, só que aí me surge mais uma dúvida: se for pra investir em um recipiente pra fazer o priming e engarrafar, vale mais a pena investir em um balde fermentador só pra isso ou então num fermentador com fundo cônico onde eu faça a fermentação, priming e engarrafe tudo nele?

Isso é questão de gosto pessoal... mudando pra conico vc tá mudando todo seu sistema de fermentação, não só o priming. Tem muita gente que vai defender conico, particularmente eu acho que os pequenos não fazem o melhor trabalho do mundo em purgar bem o fermento.

Em termos de custo, um balde de 30 litros vai te custar uns 40 reais, um fermentador cônico uns 300 reais...
 
Tiago

O que seria purgar o fermento? Tem como explicar melhor do por que os pequenos não servirem?

Eu achei que a questão de ser cônico era pra apenas poder retirar a lama do fundo e poder engarrafar já direto do fermentador sem ter que transferir.
 
Tiago

O que seria purgar o fermento? Tem como explicar melhor do por que os pequenos não servirem?

Eu achei que a questão de ser cônico era pra apenas poder retirar a lama do fundo e poder engarrafar já direto do fermentador sem ter que transferir.


Purgar = retirar o fermento. Eu realmente não disse que eles não servem, acho que vc me interpretou errado.

Disse que acho eles menos eficientes do que baldes ou bombonas no aproveitamento, quando se trata de uma baixa litragem, como 20 litros, porque alguma cerveja vai embora nessas purgas, mas isso é opinião pessoal.

A questão aqui era sobre priming, eu acho que um fermentador conico sim é um investimento, custa bem mais e demanda mudanças no teu sistema, um balde não, é um simples gasto necessario pra vc fazer o priming caso não queria usar uma panela.
 
Back
Top