Motocompressor não dá partida após desligado

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

JOSE RICARDO

New Member
Joined
Oct 20, 2018
Messages
2
Reaction score
0
Location
Rondônia
Colegas,

Minha primeira postagem e quero parabenizar a todos, em especial os idealizadores/administradores, pela iniciativa e manutenção do fórum. Quanto conteúdo bom, seja sobre o precioso líquido que amamos, seja sobre assuntos tangenciais a sua produção!

Primeira leva pronta -- fermentada numa caixa de isopor, não ficou lá grandes coisas, mas considero que é uma cerveja -- é hora de melhorar os equipamentos.

Adquiri um geladeira usada e já sem o termostato (estava com problemas), com a intenção de montar um controle com Arduino e a conhecida biblioteca PID.

A geladeirinha tem um motor Embraco EMU40CLP (gás R600a, 1/8 HP). Usa PTC + Protetor térmico na entrada do motocompressor. Em marcha, a corrente fica entre 1,4 e 1,8 A.

O controlador consiste em um Arduino Uno + LCD Shield + DS18B20 + Relé.

Como não entendo coisa alguma de refrigeração, tenho uma dúvida. Não sei se é defeito ou característica do motor.

Uma vez ligado e, posteriormente, desligado e religado pela lógica do PID, se o ciclo liga/desliga/liga acontecer muito rápido (segundos), o motor não arranca novamente.

Até aí achei normal, pois imagino que deve ser alguma proteção contra oscilações ou o tempo de esfriar o PTC, etc. O problema é que, quando está nesse estado em que o motor não arranca, a corrente sobre a níveis fora do comum: 4, 5 ou 6 A. Além disso, após entrar nesse ciclo, o motor só religa se eu cortar a alimentação e esperar ele esfriar.

Resolvi parcialmente o problema adicionando um delay no código. Uma vez desligado, o relé somente será acionado novamente após x segundos (tem funcionado bem com 200 s). Deixei a noite inteira ligada e deu certo.

Estou pensando em adicionar um ACS712 pra medir a corrente, em vez de usar o delay. O ACS mediria a corrente e desligaria o relé se ela estivesse a níveis muito altos.

Porém, não parece algo normal para o motor. Minha dúvidas então:

1) É normal o motocompressor não partir após um ciclo rápido de liga/desliga/religa e, nesse estado, drenar continuamente correntes acima de 4A?

2) Quanto a biblioteca PID, ainda não fiz tunning dos parâmetros (Kp, Ki e Kp), nem pesquisei muito sobre o tema. A biblioteca PID_AutoTune funciona bem
 

Attachments

  • IMG_20181209_183255647.jpg
    IMG_20181209_183255647.jpg
    76.8 KB · Views: 6
Last edited:
bom dia, eu uso o tic17
eu manteria o delay, mas aumentaria o valor pra algo entre 5 a 10 minutos
pode ser que o térmico da geladeira esteja atuando e desligando o motor
em geral tenho deixado histerese de 0,1 e delay de 10 minutos, funciona muito bem
 
Amigo sou técnico em refrigeração, referente ao seu problema oque faz o compressor não parti
1-termostato não está na faixa de temperatura que deveria ligar
2-Protetor térmico está atuando ou por temperatura elevada no compressor ou por um pico de corrente elevada.
3-rele de partida não está dando conta da partida do compressor, nesse caso vc pode por um capacitor de partida em conjunto para auxiliar nessa partida.
 
Como não entendo coisa alguma de refrigeração, tenho uma dúvida. Não sei se é defeito ou característica do motor.

Uma vez ligado e, posteriormente, desligado e religado pela lógica do PID, se o ciclo liga/desliga/liga acontecer muito rápido (segundos), o motor não arranca novamente.

Até aí achei normal, pois imagino que deve ser alguma proteção contra oscilações ou o tempo de esfriar o PTC, etc. O problema é que, quando está nesse estado em que o motor não arranca, a corrente sobre a níveis fora do comum: 4, 5 ou 6 A. Além disso, após entrar nesse ciclo, o motor só religa se eu cortar a alimentação e esperar ele esfriar.

Normal ocorrer isso, pois como vc mesmo disse, o PTC precisa de um tempo para resfriar para aí sim poder dar a partida no compressor novamente.
Outro caso que pode ocorrer de não dar a partida no compressor é se as pressões do sistema de refrigeração não estiverem estabilizadas. Com isso, a corrente de partida será alta e o compressor será desligado pelo protetor térmico.

Não tem nada a ver com a sua dúvida, mas só como informação, vc pode notar que toda a parte elétrica do compressor é protegida ou os componentes são blindados: isso se deve, pois o compressor trabalha com fluido R-600a que é inflamável. Sendo assim, cuidado!
 
Back
Top