mostura mais simples possível

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mfwitzel

Well-Known Member
Joined
Jul 23, 2015
Messages
69
Reaction score
23
Ola a todos
Sou novo aqui.
Quero começar a fazer cerveja e antes de comprar o equipamento básico venho lendo a respeito (principalmente neste forum) e conversando com colegas que ja fazem.
Vendo os vários métodos de mostura existentes, eu fiquei com uma dúvida.
Evidente que é uma dúvida beeem básica. Peço desculpas antecipadas se ela não fizer sentido algum ou se já tiver sido comentada aqui no forum (eu não achei na busca).
É o seguinte:
Optando por fazer um baixo volume (panela de 8,7L que resultaria em aproximadamente 5L de cerveja), qual seria o problema de eu fazer a mostura numa panela totalmente lisa, sem torneira, sem fundo falso ou filtros, controlando a temperatura em aproximadamente 68 graus (mechendo constantemente enquanto o fogo estiver ligado) pelo tempo determinado (vamos supor 1h) e após isso, simplesmente virar lentamente e com cuidado o conteúdo em outro recipiente (seja ele qual for) usando um filtro ou coador com tela bem fina e bem grande.... se for o caso, repetir isso "de volta" lentamente (quantas vezes necessário) para lavar melhor os grãos de malte filtrados?
Me parece que (me corrijam se eu estiver errado) a idéia seria "cozinhar" o malte a 68 graus e extrair o maximo possível dele.. confere?
Lendo a respeito eu tive a sensação que o fundo falso, filtros, toneira, são aparatos que facilitam ou possibilitam este processo em quantidades maiores.. mas que em quantidade menor poderia ser feito de forma ainda mais simples.
Viajei?
Muito obrigado!
Abraço
Marcelo
 
Ola a todos
Sou novo aqui.
Quero começar a fazer cerveja e antes de comprar o equipamento básico venho lendo a respeito (principalmente neste forum) e conversando com colegas que ja fazem.
Vendo os vários métodos de mostura existentes, eu fiquei com uma dúvida.
Evidente que é uma dúvida beeem básica. Peço desculpas antecipadas se ela não fizer sentido algum ou se já tiver sido comentada aqui no forum (eu não achei na busca).
É o seguinte:
Optando por fazer um baixo volume (panela de 8,7L que resultaria em aproximadamente 5L de cerveja), qual seria o problema de eu fazer a mostura numa panela totalmente lisa, sem torneira, sem fundo falso ou filtros, controlando a temperatura em aproximadamente 68 graus (mechendo constantemente enquanto o fogo estiver ligado) pelo tempo determinado (vamos supor 1h) e após isso, simplesmente virar lentamente e com cuidado o conteúdo em outro recipiente (seja ele qual for) usando um filtro ou coador com tela bem fina e bem grande.... se for o caso, repetir isso "de volta" lentamente (quantas vezes necessário) para lavar melhor os grãos de malte filtrados?
Me parece que (me corrijam se eu estiver errado) a idéia seria "cozinhar" o malte a 68 graus e extrair o maximo possível dele.. confere?
Lendo a respeito eu tive a sensação que o fundo falso, filtros, toneira, são aparatos que facilitam ou possibilitam este processo em quantidades maiores.. mas que em quantidade menor poderia ser feito de forma ainda mais simples.
Viajei?
Muito obrigado!
Abraço
Marcelo

Um saco de Voil facilitaria muito a tua vida.

Coloca o malte dentro do saco, o saco na panela, faz a mostura conforme tu falou, no final levanta o Saco, deixa a Água escorrer e pronto.
Ao meu ver esse é um dos métodos mais simples, sem lavagem de grão ou recirculação.
Vantagens: Rápido, Pratico e exige pouco espaço / equipamentos.
Desvantagens : Cerveja mais turva e eficiência menor.

Sobre as desvantagens:
A turbidez tu resolve com gelatina (Veja o tópico fixo sobre o assunto)
A baixa eficiência tu compensa usando mais malte.

E não esqueça, a qualidade da cerveja vai depender muito mais da fermentação do que da mostura (Se tu não fizer nada absurdo na mostura)
 
Procure por BIAB. Faz a mosturação, tira o saco no final, toca pra fervura.

O processo que você descreveu funciona de forma bem rústica, já fiz em uma leva de 20 litros que entupiu o fundo falso que eu tinha feito (foi um teste mal sucedido, **** happens. ), no final, filtrei usando um escorredor de macarrão, foi tenso, demorado pra caramba, mas a cerveja saiu, e ficou boa, e eu tive que lavar boa parte do chão da cozinha (novamente, **** happens)...


Acertei o fundo falso e ele funciona razoavelmente bem, mas eu acabei voltando ao BIAB por questões de praticidade mesmo. Não curto fazer sparge. :)
 
Um saco de Voil facilitaria muito a tua vida.

Coloca o malte dentro do saco, o saco na panela, faz a mostura conforme tu falou, no final levanta o Saco, deixa a Água escorrer e pronto.
Ao meu ver esse é um dos métodos mais simples, sem lavagem de grão ou recirculação.
Vantagens: Rápido, Pratico e exige pouco espaço / equipamentos.
Desvantagens : Cerveja mais turva e eficiência menor.

Sobre as desvantagens:
A turbidez tu resolve com gelatina (Veja o tópico fixo sobre o assunto)
A baixa eficiência tu compensa usando mais malte.

E não esqueça, a qualidade da cerveja vai depender muito mais da fermentação do que da mostura (Se tu não fizer nada absurdo na mostura)

Procure por BIAB. Faz a mosturação, tira o saco no final, toca pra fervura.

O processo que você descreveu funciona, já fiz em uma leva de 20 litros que entupiu o fundo falso que eu tinha feito (foi um teste mal sucedido, **** happens. ), no final, filtrei usando um escorredor de macarrão, foi tenso, demorado pra caramba, mas a cerveja saiu, e ficou boa.

Acertei o fundo falso e ele funciona razoavelmente bem, mas eu acabei voltando ao BIAB por questões de praticidade mesmo. Não curto fazer sparge. :)

Opa
Muitissimo obrigado pelas rapidas respostas...
Ja fiquei tranquilo de saber que meu raciocinio não foi um absurdo...rs...
Quanto mais eu leio, mais eu percebo que a mostura é importante (porem muito superestimada) mas não mais importante quanto a fermentação.
Vou começar desta forma, com panela simples e voil, tentar caprichar ao maximo na fermentação e depois falo aqui o que deu.
ULtimas duvidas por hora: qq voil é voil? quero dizer, basta comprar um retalho qualquer que filtra bem, aguenta a temperatura e não solta tinta ou gosto? ou tem específico para breja?
Obrigado
Marcelo
 
Desvantagens : Cerveja mais turva e eficiência menor.
A turbidez tu resolve com gelatina (Veja o tópico fixo sobre o assunto)

A turbidez é apenas uma questão estética?
Minha intenção/paladar são cervejas que já não são tão "cristalinas" por natureza...
 
Opa
Muitissimo obrigado pelas rapidas respostas...
Ja fiquei tranquilo de saber que meu raciocinio não foi um absurdo...rs...
Quanto mais eu leio, mais eu percebo que a mostura é importante (porem muito superestimada) mas não mais importante quanto a fermentação.
Vou começar desta forma, com panela simples e voil, tentar caprichar ao maximo na fermentação e depois falo aqui o que deu.
ULtimas duvidas por hora: qq voil é voil? quero dizer, basta comprar um retalho qualquer que filtra bem, aguenta a temperatura e não solta tinta ou gosto? ou tem específico para breja?
Obrigado
Marcelo


Se vc quer fazer de forma simples mesmo, sem sujeira, faça com extrato... Vc pode fazer da forma que tá pensando sem problemas, via BIAB sem sparge, leia sobre isso que vc vai entender, tem muito material por aí.

Abraço
 
ULtimas duvidas por hora: qq voil é voil? quero dizer, basta comprar um retalho qualquer que filtra bem, aguenta a temperatura e não solta tinta ou gosto? ou tem específico para breja?
Obrigado
Marcelo

Minha sogra comprou uma peça de voil em uma loja de tecidos, costurou um bag para mim na máquina de costura dela.

Usei em 3 brassagens com mais de 5kg de malte e aguentou tranquilo, não passou nenhum sabor perceptivel para a cerveja.

Mas para garantir, antes de usar a primeira vez eu fervi o tecido durante 15 minutos.
 
A turbidez é apenas uma questão estética?
Minha intenção/paladar são cervejas que já não são tão "cristalinas" por natureza...

Sim, a Turbidez é só estética.

Só me preocupo com a turbidez quando uso múito lupulo e dryhop, pois ai a turbidez pode significar um amargos mais rasgante.
 
Voltei para comentar como foi a brassagem...rs...
Não sei se a breja (uma ipa) vai ficar tomável...rs.. mas pelo menos esta primeira está sendo útil para conhecer o meu sistema (evaporação/h, eficiência, etc..).
Usei panela de 10L. Coloquei 7L de água + o malte (1,6kg de malte no total: 1,2kg de pale ale, 0,25 de cara ruby e 0,15 de munich.. só depois descobri que isso foi malte demais...rs.. paciência...)
O BIAB foi fácil .. levantei o voil lentamente e "acho" que deu certo... alem disso, após a fervura ainda usei peneira bem fina (metálica, sanitizada com alcool 70) para passar para o fermentador.
Após todo o processo (mostura, fervura e filtragem) o mosto ficou com aproximadamente 5L (ótimo!) porem com densidade de 1,075 (bem acima do esperado)... só depois vi que daria para ter corrigido diluindo na fervura.. porem já foi.... e vi que o ideal mesmo teria sido usar menos malte..... da próxima vou usar menos malte e ficar mais esperto nas correções de acordo com a densidade.... vamos aprendendo....
Agora vou acompanhar a queda de densidade durante a fermentação.. estou lendo alguns tópicos aqui com relatos de casos parecidos...
Muito obrigado a todos pelas dicas!
Abraço
Marcelo
 
Um saco de Voil facilitaria muito a tua vida.

Coloca o malte dentro do saco, o saco na panela, faz a mostura conforme tu falou, no final levanta o Saco, deixa a Água escorrer e pronto.
Ao meu ver esse é um dos métodos mais simples, sem lavagem de grão ou recirculação.
Vantagens: Rápido, Pratico e exige pouco espaço / equipamentos.
Desvantagens : Cerveja mais turva e eficiência menor.

Sobre as desvantagens:
A turbidez tu resolve com gelatina (Veja o tópico fixo sobre o assunto)
A baixa eficiência tu compensa usando mais malte.

E não esqueça, a qualidade da cerveja vai depender muito mais da fermentação do que da mostura (Se tu não fizer nada absurdo na mostura)
Turbidez do mosto na hora de fazer pouco tem a ver com a turbidez final da cerveja, que tem muito mais a ver com tipo de levedura, quebra de proteínas, etc.

Ou seja, não é porque faz cerveja com saco/bag que fica mais turva.

Abraço,
 
Voltei para comentar como foi a brassagem...rs...
Não sei se a breja (uma ipa) vai ficar tomável...rs.. mas pelo menos esta primeira está sendo útil para conhecer o meu sistema (evaporação/h, eficiência, etc..).
Usei panela de 10L. Coloquei 7L de água + o malte (1,6kg de malte no total: 1,2kg de pale ale, 0,25 de cara ruby e 0,15 de munich.. só depois descobri que isso foi malte demais...rs.. paciência...)
O BIAB foi fácil .. levantei o voil lentamente e "acho" que deu certo... alem disso, após a fervura ainda usei peneira bem fina (metálica, sanitizada com alcool 70) para passar para o fermentador.
Após todo o processo (mostura, fervura e filtragem) o mosto ficou com aproximadamente 5L (ótimo!) porem com densidade de 1,075 (bem acima do esperado)... só depois vi que daria para ter corrigido diluindo na fervura.. porem já foi.... e vi que o ideal mesmo teria sido usar menos malte..... da próxima vou usar menos malte e ficar mais esperto nas correções de acordo com a densidade.... vamos aprendendo....
Agora vou acompanhar a queda de densidade durante a fermentação.. estou lendo alguns tópicos aqui com relatos de casos parecidos...
Muito obrigado a todos pelas dicas!
Abraço
Marcelo

Tive o mesmo problema na minha primeira brassagem (só fiz duas até agora ahuuhauha)... Densidade muito alta... e não sabia arrumar (até tinha noção, mas tinha medo de acabar com tudo). Tomei a cerveja e ficou muito boa, além do esperado, só ficou com um gosto mais doce, mas desceu melhor que qualquer comercial.

Na segunda eu consegui ajustar adicionando mais água, como tenho refratômetro ATM fica fácil pra acompanhar isso.

No Beersmith tem uma calculadora pra ajustar a densidade, você põe qual a densidade lida, qual a desejada e quantos litros de água tem, aí ele diz quanto de água você precisa adicionar pra conseguir o Target. Usei isso e acertei na tampa! 1045! Feito isso ajustei a eficiência do meu equipamento conforme o que usei e na próxima acredito q nem adicionar água não vou precisar. 69% de eficiência no Biab com recirculação contínua.
 
Tive o mesmo problema na minha primeira brassagem (só fiz duas até agora ahuuhauha)... Densidade muito alta... e não sabia arrumar (até tinha noção, mas tinha medo de acabar com tudo). Tomei a cerveja e ficou muito boa, além do esperado, só ficou com um gosto mais doce, mas desceu melhor que qualquer comercial.

Na segunda eu consegui ajustar adicionando mais água, como tenho refratômetro ATM fica fácil pra acompanhar isso.

No Beersmith tem uma calculadora pra ajustar a densidade, você põe qual a densidade lida, qual a desejada e quantos litros de água tem, aí ele diz quanto de água você precisa adicionar pra conseguir o Target. Usei isso e acertei na tampa! 1045! Feito isso ajustei a eficiência do meu equipamento conforme o que usei e na próxima acredito q nem adicionar água não vou precisar. 69% de eficiência no Biab com recirculação contínua.

Opa!
Ja estou acompanhando e a densidade está diminuindo bem... em 1,5 dia já baixou para 1038 (nao tenho mini densimetro... apos o inicio da fermentacao estou medindo em brix em refratometro e corrigindo no tools do beersmith considerando ser uma etapa ja envolvendo alcool e densidade original de 1075)..isso mostra que já está com uns 5% abv.... será?...rs...
Confesso que sou muito novato para alguma referência de gosto nas diferentes etapas da produção... acho que de cervejas comerciais acabei conhecendo razoavelmente bem.... mas o gosto e aroma que se deve sentir em cada etapa do processo estou boiando...rs.. na mostura é facil.. ficou doce e não há o que discutir...rs..após ferver os lúpulos ficou um pouco amargo..até aqui ok.... mas após iniciar a fermentação ao provar não tenho a MENOR idéia de dizer se está bom ou se está ruim... pelo gosto fico tão perdido que se alguem me disser que é para jogar fora ou que ficará ótimo vou acreditar.. hahaha
Mas aí já é assunto para outro tópico e outra área do fórum....
Valeu pela ajuda
Abraço
Marcelo
 
Turbidez do mosto na hora de fazer pouco tem a ver com a turbidez final da cerveja, que tem muito mais a ver com tipo de levedura, quebra de proteínas, etc.

Ou seja, não é porque faz cerveja com saco/bag que fica mais turva.

Abraço,

Então posso concluir que as desvantagens de uma brassagem simplificada (BIAB sem lavagem... de pequeno volume total) são ainda menores do que o colega mateusinfo citou?
 
Então posso concluir que as desvantagens de uma brassagem simplificada (BIAB sem lavagem... de pequeno volume total) são ainda menores do que o colega mateusinfo citou?
Basicamente se resume em eficiência mais baixa, só isso.

Abraço,
 
biab com lavagem?

Nao eh bem uma lavagem hehehee... Quando termino eu tiro a bAg e passo pra outra panela pra deixar escorrendo (pq foram 9kg de malte)... Aí jogo o próprio mosto por cima dos grãos, mas soh uns 3 litros. Aí escorro mais um pouco e jogo pra panela de mostura de novo. Aí adiciono a água que precisar conforme a receita pra bater a gravidade e tal. Nesse ultimo caso adicionei mais 10 litros de água. Isso porque o grão absorve muita água também.
 
Nao eh bem uma lavagem hehehee... Quando termino eu tiro a bAg e passo pra outra panela pra deixar escorrendo (pq foram 9kg de malte)... Aí jogo o próprio mosto por cima dos grãos, mas soh uns 3 litros. Aí escorro mais um pouco e jogo pra panela de mostura de novo. Aí adiciono a água que precisar conforme a receita pra bater a gravidade e tal. Nesse ultimo caso adicionei mais 10 litros de água. Isso porque o grão absorve muita água também.
Algum motivo para não ter sistema convencional com mais panelas?
 
Aí jogo o próprio mosto por cima dos grãos, mas soh uns 3 litros. Aí escorro mais um pouco e jogo pra panela de mostura de novo. Aí adiciono a água que precisar conforme a receita pra bater a gravidade e tal.

@juanchristian, pelo que entendi você "lava" os grãos com mosto e adiciona água diretamente na panela, qual a vantagem disto? Passar o próprio mosto não vai extrair o açúcar absorvido pelos grãos, não seria melhor fazer está lavagem com a água que você adiciona para completar a panela.

Abraço,
 
@juanchristian, pelo que entendi você "lava" os grãos com mosto e adiciona água diretamente na panela, qual a vantagem disto? Passar o próprio mosto não vai extrair o açúcar absorvido pelos grãos, não seria melhor fazer está lavagem com a água que você adiciona para completar a panela.

Abraço,

isso que tô fazendo agora. (Y)
 
menos trabalho. Agora to montando um cesto pra facilitar ainda mais a lavagem.

Não faz sentido.

Se é pra fazer sparge, fazer com 3 panelas dá menos trabalho que com BIAB. Pelo menos, é o que a experiência prática me trouxe quando eu testei os dois métodos.
 
Não faz sentido.

Se é pra fazer sparge, fazer com 3 panelas dá menos trabalho que com BIAB. Pelo menos, é o que a experiência prática me trouxe quando eu testei os dois métodos.

mas acho bem mais simples olha só:

- malte no cesto, cesto na panela;
- ergue o cesto, coloco um apoiador de metal e fica escorrendo;
- adiciono a água quente;
- tiro o cesto

ferve... pronto. Nenhuma transferência de panela.
 
mas acho bem mais simples olha só:

- malte no cesto, cesto na panela;
- ergue o cesto, coloco um apoiador de metal e fica escorrendo;
- adiciono a água quente;
- tiro o cesto

ferve... pronto. Nenhuma transferência de panela.

Eu já fiz esse processo e funciona bem. O que eu quis dizer é que pra mim, pro meu jeito de fazer cerveja, o melhor resultado foi fazer BIAB com todo o volume e não fazer nenhum tipo de lavagem.
 
Eu já fiz esse processo e funciona bem. O que eu quis dizer é que pra mim, pro meu jeito de fazer cerveja, o melhor resultado foi fazer BIAB com todo o volume e não fazer nenhum tipo de lavagem.

entendi... é q no meu caso tirando o cesto com o malte sobra muito espaço na panela pra fervura que acho desperdício, aí completo. Faço isso pro volume da fervura ser full. entende?
 
atualizando o tópico, nesta minha primeira brassagem acabei fazendo biab sem sparge.
usei uma panela de 10l lisa (sem torneira, nem filtro ou fundo falso).
comecei com 7L de agua.. apos levantar o saco de voil e esperar escorrer bem, perdi 0,5L.. sobrando 6,5L.
a seguir, a fervura de 60min gerou perda de 1,5L, resultando no final em 5L de mosto
como trata-se de pequena quantidade, foi tudo relativamente facil... ate resfriar em pia cheia de agua gelada.... virar no balde fermentador (usei peneira conica metalica fina)....
e a og mais alta que o previsto... ao inves de diluir, segui a dica do guenther, comemorei e toquei em frente...
show de bola!!
errei bsstante na fermentacao (outro topico) e mesmo assim ainda acho que vai rolar algo bebivel.. hahaha
valeu
abraço
Marcelo
 
Back
Top