Mosturação Weiss sem ficar corrigindo temperatura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

vfranzini

Member
Joined
Jan 17, 2017
Messages
13
Reaction score
2
Fala Galera,

Após leituras e mais leituras aqui no fórum, me surgiu uma duvida de como agir, apesar de achar que isso funcionará sem problemas, resolvi alinhar o assunto, o Guenther postou em algum tópico (que eu não consigo achar) sobre a não necessidade de ficar corrigindo a temperatura, ou seja eu subo a temperatura da agua até aonde desejo, misturo o malte, tampo e deixo lá 1:30 hrs, até ai fácil, porém quero fazer uma Weiss e gostaria de fazer a parada proteica aos 45º, o que conflita com o processo, ai minha ideia é:

1 - subo a temperatura para dar 45º (algo em torno de 48º)
2 - Misturo o malte e seguro 15 minutos desligado.
3 - Ligo o fogo e subo a temperatura para 68º
4 - Desligo e espero 1hr 15min.


Funcionaria bem assim? existe algo que preciso me atentar durante essa subida de temperatura? existe alguma forma mais simples de usar a parada proteica com esse metodo?

:mug:
 
só não esqueça de ficar mexendo o mosto/grãos quando estiver aquecendo, para não queimar o fundo.
 
Ao meu ver, sem problemas. Eu faço da mesma forma, contudo, essa temperatura de 45 ºC não é a mais propícia para a parada proteica e sim por volta dos 50 °C. A temperatura de 45 ºC é para formar os precursores do aroma de cravo da cerveja (ácido ferúlico).

O que eu faço é deixar uns 10 min a 43-45 ºC e depois subir lentamente até a temperatura de sacarificação. Dessa forma, a temperatura passa pela parada proteica mais lentamente sem necessidade de "estacionar" em alguma temperatura específica.

Acho que deve deixar um tempo maior na parada proteica apenas se for fazer uma Krystal Weizen, caso contrário, apenas a uma subida lenta entre os 45 ºC e a temperatura de sacarificação já é o suficiente.
 
só não esqueça de ficar mexendo o mosto/grãos quando estiver aquecendo, para não queimar o fundo.

sim,sim, isso já era esperado no processo, mas obrigado por reforçar.


Ao meu ver, sem problemas. Eu faço da mesma forma, contudo, essa temperatura de 45 ºC não é a mais propícia para a parada proteica e sim por volta dos 50 °C. A temperatura de 45 ºC é para formar os precursores do aroma de cravo da cerveja (ácido ferúlico).

O que eu faço é deixar uns 10 min a 43-45 ºC e depois subir lentamente até a temperatura de sacarificação. Dessa forma, a temperatura passa pela parada proteica mais lentamente sem necessidade de "estacionar" em alguma temperatura específica.

Acho que deve deixar um tempo maior na parada proteica apenas se for fazer uma Krystal Weizen, caso contrário, apenas a uma subida lenta entre os 45 ºC e a temperatura de sacarificação já é o suficiente.

Maravilha, obrigado pela ajuda =)
 
Back
Top