Mosturação/Filtração produção de até 100L

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ianes

Member
Joined
May 29, 2015
Messages
21
Reaction score
7
Estou migrando do meu atual setup onde faço levas de 25~30L para um de até 100L.

Uma das dúvidas que ainda tenho e não consegui sanar pesquisando no fórum é em relação a mosturação para este volume maior.
Atualmente (até 30L) faço a mosturação na mesma panela de fervura e depois despejo tudo em uma panela de filtração com fundo falso, onde faço a filtragem para a panela de fervura novamente. Hoje é tranquilo, pois normalmente faço esta etapa com cerca de 18 a 20 litros, o que não é um problema para virar na panela de filtração.
No entanto, com um volume final de cerveja até 3x maior acredito que teria que fazer a mosturação com 54 litros, o que impossibilitaria virar tudo na panela de filtração da mesma forma que faço hoje.

Como se faz este processo com este volume? Quais as alternativas?
Queria a colaboração dos colegas mais experientes como fazem este processo em levas maiores.

Obrigado.
 
Estou migrando do meu atual setup onde faço levas de 25~30L para um de até 100L.

Uma das dúvidas que ainda tenho e não consegui sanar pesquisando no fórum é em relação a mosturação para este volume maior.
Atualmente (até 30L) faço a mosturação na mesma panela de fervura e depois despejo tudo em uma panela de filtração com fundo falso, onde faço a filtragem para a panela de fervura novamente. Hoje é tranquilo, pois normalmente faço esta etapa com cerca de 18 a 20 litros, o que não é um problema para virar na panela de filtração.
No entanto, com um volume final de cerveja até 3x maior acredito que teria que fazer a mosturação com 54 litros, o que impossibilitaria virar tudo na panela de filtração da mesma forma que faço hoje.

Como se faz este processo com este volume? Quais as alternativas?
Queria a colaboração dos colegas mais experientes como fazem este processo em levas maiores.

Obrigado.
Olá, você chegou a pesquisar, ler os tópicos fixos?

Aqui na própria área de equipamentos, chegou a ler este tópico? http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405112

Abraço,
 
Olá, você chegou a pesquisar, ler os tópicos fixos?

Aqui na própria área de equipamentos, chegou a ler este tópico? http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405112

Abraço,

Muito obrigado Guenther.
Sim, já havia lido este tópico antes, mas há bastante tempo atrás quando já tinha meu sistema definido e funcionado sem problemas, filtrando em panela separada e não pretendia mudar.
Agora quando me surgiu esta dúvida não me ocorreu que mosturar e filtrar na mesma panela seria a solução. Pensei o óbvio, aumentar a escala do mesmo procedimento que já faço hoje. Não associei este o tópico ao meu problema.
Muito obrigado mais uma vez, vou redesenhar o setup considerando este modelo, que realmente vai dar muito menos trabalho! :)

Abraço,

Ianes
 

Latest posts

Back
Top