Mosto Caramelizando e deixando a cerveja mais escura que o padrão

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Winder Cezar Bordon

New Member
Joined
Feb 4, 2019
Messages
2
Reaction score
0
Location
Valinhos-SP
Pessoal boa tarde,
Eu utilizando o método All Grain, com fundo falso, motor de recirculação, porem esse fundo falso tem +/- 10cm acima do fundo, a panela tem 60cm de diâmetro, é bem larga, e tenho percebido essa caramelização do malte, na camada mais próxima do fundo falso, estamos cogitando a ideia de usar a pá cervejeira enquanto o fogo estiver ligado, realmente não usávamos revirar o fundo com a pá, uma vez que usávamos o motor, outra ideia que estamos considerando é a de subirmos o fundo falso para 15 ou 20cm em relação ao fundo, a panela é bem funda, tem 45 cm de altura.
Pessoal, gostaria de saber sobre a ideia de vcs , sei que perguntei e já coloquei algumas opções, mas realmente estou empenhado em evitar essa caramelização.
Obrigado
Abraços
 
Levantar o fundo falso não vai resolver nada, se tá caramelizando já é o mosto que tá em contato com o fundo da panela e esse vai continuar em contato com o fundo da panela se o fundo falso estiver a 1 ou a 40 cm do fundo.

O que talvez aconteça é que o mosto do lado contrário ao registro da panela esteja demorando muito pra "atravessar" a panela e chegar no registro, ficando muito tempo em contato com o fundo e assim caramelizando. Se for realmente esse o problema, o jeito seria conseguir puxar o mosto do fundo todo, usando uma armação parecida com aquela que já vi usarem no lugar do fundo falso, com canos que ficam no formato de hexágono ou octógono por todo o fundo da panela, com furinhos virados para baixo.
 
Back
Top