Montar panela elétrica ou fermentador?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cefernan

Member
Joined
Mar 16, 2015
Messages
15
Reaction score
3
Galera,



Ganhei essas panelas e to querendo transforma-las em panelas para brassagem, com resistência elétrica.

Elas são de inox, 100 litros cada e o fundo é cônico.

Vocês acham que consigo adapta-las pra isso? Ou parto para transforma-las em fermentadores?



ImageUploadedByTapatalk1443995209.251949.jpg

ImageUploadedByTapatalk1443995229.296638.jpg

ImageUploadedByTapatalk1443995239.747313.jpg

ImageUploadedByTapatalk1443995249.148251.jpg
 
Acho que esse ângulo do fundo não favorece muito a deposição de levedura no fundo, com certeza vai depositar, mas não de forma muito efetiva. Se não me engano tem um tópico sobre fermentadores cônicos falando sobre esse angulo, da uma pesquisada.
No seu lugar eu faria panelas.
abraço
 
Eu usaria como panela me parece perfeito para isso.
A de agua manteria o tubo embaixo só faria um corte para deixar menor e colocaria a valvula por baixo.
A de mosturação tem que mandar fazer um fundo falso de inox sob medida e deixaria o tubo um pouco mais curto também.
A de fervura eu fecharia o furo e colocaria uma valvula na lateral, assim no final da fervura o trub fica no cone.

Como o Andre falou o angulo não é o ideal, o usado é 70º e este é bem menos.
 
Já eu usaria como fermentadores, mas não como cônicos. Funcionariam como bombonas comuns, sem purga.

Panela você pode usar de alumínio que são bem mais em conta, já fermentadores a alternativa viável é o plástico alimentício, que tem seus problemas. Eu mesmo uso sem maiores aborrecimentos, mas se eu pudesse usar inox e não me preocupar com arranhões ou biofilme seria muito bom.
 
São duas panelas, certo?

Porque não um single vessel eletrico (modelo mais simples possível) e um fermentador?

Seria o melhor dos dois mundos, e só precisaria mandar fazer o fundo falso e/ou cesto de grãos, dependendo do seu projeto.
 
Muito obrigado galera, to precisando dessas ideias mesmo pra começar bolar meu projeto.
Quero tentar mais para o lado de panelas mesmo. São 2 panelas, de mesmo tamanho.
Se eu for para o lado que o @raisoshi e @jaleandre falaram, eu precisaria dar um jeito de fechar a parte de cima pra virar um fermentador.
A ideia do @luz é bem interessante também, só não tenho a terceira panela mas eu poderia usar uma das minhas atuais de alumínio como panela para o sparge.
 
Back
Top