Montagem de painel de controle

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rafaelpiovesan1

Well-Known Member
Joined
Jun 17, 2013
Messages
99
Reaction score
40
Pessoal,

estou nos finalmentes da montagem do meu equipamento novo e estou com algumas dúvidas para comprar os componentes do painel de comandos. Vai ser um RIMS com resistência embaixo do fundo falso, as especificações são as seguintes:

Panela mostura: 50 litros com resistência de 2000w 220v controlada por um MT-512e (sem SSR);
Panela água lavagem: 50 litros com resistência de 2000w 220v controlada por um TIC-17rgti (sem SSR);
Panela fervura: 50 litros com resistência de 4500w 220v controlada por um dimmer
Bomba 1: Chugger inline inox 220v;
Bomba 2: "solar" 24v xing-ling (minha água de lavagem vai ficar na parte de baixo do stand, não da pra fazer por gravidade)

Na minha cidade a rede é 127v, então vou ligar o equipamento em duas fases.

As dúvidas são:

1. O dimmer pode ser ligado em apenas uma das fases ou preciso de um especial para bifasico?

2. Eu gostaria de usar no meu painel de controle aqueles botões de comando giratórios (http://produto.mercadolivre.com.br/...mm-preto-2-posicoes-1na-metaltex-seletora-_JM), mas só tenho achado para baixa amperagem, alguém sabe onde encontro destes para 10a e 20a bifasicos? Tem alguma solução melhor que este tipo de interruptor?

3. As 3 resistências não serão ligadas todas juntas, na mostura ficam duas ligadas (2000w +2000w) e na fervura apenas uma (4500w). Pretendo dimensionar tudo para a ampergem da resistência mais potente (4500w), mas fico preocupado que por um erro outra resistência seja ligada durante a fervura. Um disjuntor de 20a como chave geral do painel evitaria qualquer problema?

Obrigado,

Rafael
 
@rafaelpiovesan, a questão do dimmer teria que ver com o fabricante.
Botões de comando são de baixa amperagem mesmo, para solucionar o teu problema poderia utilizar uma ou duas contatoras. Assim pode utilizar os botões de comando para acionar os controladores.
 
Boa noite, sou novato ainda, estou aprendendo e montando meu primeiro kit, mas vou tentar ajudar,

pergunta 1 e 2:
como dimmer para as resistencias pretendo usar este cara aqui, ele aguenta ate 40a, e ligando ele em apenas uma fase ja funciona.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-649033984-variador-de-potencia-eletronico-40a-dimmer-_JM

ja comprei um cara desses e montei com uma lampada para testar, em breve chega a resistência e posso dizer como funciona na pratica.

pergunta 3:

um disjuntor de 20 para essas resistências, se vai ligar em 2 fases, ou seja 220v, a resistência de 4500w já vai usar sozinha 20,5 amperes, ou seja talvez ela sozinha já desarme o disjuntor, portanto se ligar alguma outra resistência, com certeza vai desarmar o disjuntor.

espero ter ajudado
 
Trindade e Guikf,

valeu pela ajuda.

Procurei mais e achei uns interruptores alavanca que suportam 20A, quanto ao variador vou pegar este que o @guikf indicou.
Abraço
 
Eu liguei um interruptor em serie com o potenciometro do variador de potência....sendo assim o interruptor pode ser fraco pois nao vai passar a corrente principal nele
 
@rafaelpiovesan eu também estou montando um sistema elétrico e muito parecido com o seu - dimmer, rede eletrica 127v e etc.

Seguem as minhas opiniões, e por favor, me corrigem se eu falar alguma bobeira.

1º: ao utilizar duas fases da rede elétrica como forma de transformar a corrente em 220v, existe a possibilidade de tomar chove ao encostar na panela. Outras opções de ter uma rede elétrica 220v é através de transformador, ou entrar em contato com a empresa de distribuição de energia e solicitar a troca do padrão de luz.

2º: provavelmente o controle ON/OFF realizado pelos controles TIC e MT não poderão ser ligados diretamente nas resistências.
Se o relé de estado solido do aparelho for de até 16A e supondo que:

- rede 127V = 15,75A
- rede 220v = 9,09A

Salvo que, o relé de estado solido deve ser alimentado por uma rede continua, também será necessário uma fonte de 12v para ligar no relé SSD.

Ou seja, ON/OFF controlará a resistência, fechando e liberando corrente para uma fonte que acionara o relé que ligará a resistência.
 
No meu caso pretendo aterrar para evitar o choque e, para acionar o rele solido usei a saida do controlador
 
@Felipe_Carlos, valeu pela ajuda mas não entendi muito bem algumas coisas, eu também não sei muito de elétrica então se eu falar besteira fiquem a vontade de corrigir.

1º: ao utilizar duas fases da rede elétrica como forma de transformar a corrente em 220v, existe a possibilidade de tomar chove ao encostar na panela. Outras opções de ter uma rede elétrica 220v é através de transformador, ou entrar em contato com a empresa de distribuição de energia e solicitar a troca do padrão de luz.

A resistência é blindada, então choques estão ligados a instalações mal feitas e este risco também pode ocorrer em uma rede monofásica, além disto vou utilizar interruptores bifásicos (desliga as duas fases) e pretendo aterrar tudo.

2º: provavelmente o controle ON/OFF realizado pelos controles TIC e MT não poderão ser ligados diretamente nas resistências.
Se o relé de estado solido do aparelho for de até 16A e supondo que:

- rede 127V = 15,75A
- rede 220v = 9,09A

Não entendi bem porque não daria para usar os relés dos controladores, 2000w/220v=9,09A, fica dentro do limite de 16A deles, ou quando utilizo rede bifásica o calculo é diferente?

Salvo que, o relé de estado solido deve ser alimentado por uma rede continua, também será necessário uma fonte de 12v para ligar no relé SSD.

Como eu disse antes, vou usar os relés dos controladores mesmo, no caso do variador de potencia pelo que vi não é necessária outra fonte.
 
@Felipe_Carlos, valeu pela ajuda mas não entendi muito bem algumas coisas, eu também não sei muito de elétrica então se eu falar besteira fiquem a vontade de corrigir.



A resistência é blindada, então choques estão ligados a instalações mal feitas e este risco também pode ocorrer em uma rede monofásica, além disto vou utilizar interruptores bifásicos (desliga as duas fases) e pretendo aterrar tudo.



Não entendi bem porque não daria para usar os relés dos controladores, 2000w/220v=9,09A, fica dentro do limite de 16A deles, ou quando utilizo rede bifásica o calculo é diferente?



Como eu disse antes, vou usar os relés dos controladores mesmo, no caso do variador de potencia pelo que vi não é necessária outra fonte.

Eu montei a minha panela com 3500W na rede de 127v, e ao testar a panela eu observer que todos os pontos possuem corrente continua de 12v, sendo que toda estrutura está isolada anel vendante de silicone.

E pelo que eu li, ao se voce realizar o aterramento não terá muito problema. aproveita para me explicar como que faz.

Referente ao relé de estado solido, só toma cuidado para não ultrapassar a amperagem do aparelho da fullgauge.
 
Back
Top