Montagem de equipamentos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Nov 21, 2019
Messages
10
Reaction score
10
Location
Coromandel/MG
Olá pessoal, já acompanho o fórum a algum tempo desde que despertei o interesse em cerveja artesanal, mas só agora adquiri os equipamentos depois de muita pechincha, rsrs. Tenho algumas dúvidas e se alguém tiver disponibilidade em me ajudar, agradeço imensamente. Vamos lá então.
Comprei os seguintes equipamentos:
3 panelas sendo de 20, 30 e 45 litros;
Controlador brewuno, para duas resistências;
1 resistência de 4000 está móvel;
1 ebulidor rabo quente de 2000 wats;
Bomba de recirculação;
Torneiras de meia polegada;
E todos os outros equipamentos e insumos necessários para a produção.
Minha dúvida é a seguinte; com esses equipamentos qual seria a melhor montagem do sistema, biab com saco, biab furando uma das panelas, ou tribloco? Qual eu teria melhor eficiência? E de acordo com as litragens das panelas, qual seria o meu máximo de produção por leva? Desde já agradeço a todos. Um grande abraço.
 
Fala Elcio.. a verdade é que o equipamento vai mudando conforme o cervejeiro cara.. sempre querendo ser mais eficiente, mais limpo, mais rápido, melhor.. etc etc etc...

Então.. biab só funcionaria direito se tu não for fazer muito volume de breja (talvez até uns 20 litros dá). depois disso é muito peso (e quente) pra levantar sem fazer sujeira pela casa inteira. além disso, parece que tu comprou coisas para um tribloco mesmo.. pq resistência com saco de voile (BIAB) não combina muito bem a não ser que tenha um fundo falso antes da resistência..
 
Fala Elcio.. a verdade é que o equipamento vai mudando conforme o cervejeiro cara.. sempre querendo ser mais eficiente, mais limpo, mais rápido, melhor.. etc etc etc...

Então.. biab só funcionaria direito se tu não for fazer muito volume de breja (talvez até uns 20 litros dá). depois disso é muito peso (e quente) pra levantar sem fazer sujeira pela casa inteira. além disso, parece que tu comprou coisas para um tribloco mesmo.. pq resistência com saco de voile (BIAB) não combina muito bem a não ser que tenha um fundo falso antes da resistência..
Valew amigo, aguardando para montar tudo rsrs
 
Boa tarde pessoal, gente rsrs, to muito perdido montando esse equipamento, consegui montar o controlador com a ajuda do @dumpa, que me ajudou muito, e desde então estou com todos os equipamentos aqui sem saber qual a melhor forma de montar esse equipamento.
Comprei os seguintes equipamentos:
Tenho uma panela de 45 litros com torneira de 1/2 e perda abaixo da torneiro de 1.8 litros;
Tenho uma panela de 30 litros com torneira de 1/2 e perda abaixo da torneira de 1.3 litros com fundo falso que estou terminando de furar.
Tenho uma panela de 20 litros sem torneira.
Controlador brewuno, para duas resistências, sendo que tenho 1 resistência de 4000 wats móvel e 1 ebulidor rabo quente de 2000 wats;
Bomba de recirculação;
2 baldes fermentadores de 22 litros completos sendo que um deles ficou com perda abaixo da torneira de 1.3 litros e o outro 1.6 (vacilei na hora de furar);
2 filtros carvão ativado e outro branco pra filtrar a agua;
geladeira com controlador de temperatura ching ling;
chiller de aluminio 7 metros 3/8;
moedor botini e diversas outros equipamentos necessarios para produção e insumos.
Nem sei se montei essas torneiras certas tambem,
Então pessoal, ando lendo tando e assistindo tanto vídeo que me perdi totalmente no assunto, sobre formulas e calculos de eficiencia, deduções de perdas e tali coisa e coisa e tali, tô com muitas duvidas, com medo de brassar com tudo errado e fazer cagada. rsrs
Coloquei todo o meu equipamento especificado para que alguma alma bondosa possa me dar uma luz de qual maneira montar e fazer a primeira brassagem, tava tentando usar um aplicativo chamado "calculamos cerveja", mas não entendi muita coisa não. Tava querendo fazer uma cream ale como minha primeira cerveja. tava pensando em usar a panela de 30 para brassagem separada, sendo que a resistencia ficaria na panela de 45 esquentando e jogando mosto quente pela bomba na panela de 30, e retornado para a panela de 45 e depois fazer lavagem usando a panela de 20, e levar tudo pra fervura na panela de 45. Levando em conta as litragem e as perdas das panelas e baldes que citei acima, será que isso vai dar certo? será que terei uma boa eficiência?
Se alguém aí tiver disponibilidade de perder um tempinho me ajudando, ficarei imensamente grato. abraço a todos.
 
Last edited:
Cara,
Acho que comprou bastante coisa já pra primeira leva, tipo aprendendo a dirigir e pegando logo um carro importado.
Vá por partes, visite um brewshop, converse com os funcionários lá geralmente eles ajudando bastante. Lá já vão ter receitas prontas, compra e brassa na cara e coragem.

Dar merda sempre vai dar na primeira ou na 300 brassagem. Apenas comece. Como o rapaz falou acima seu sistema é TRIBLOCO. Eu pessoalmente fiz um curso de produção para iniciante e intermediário. Videos e fóruns normalmente confundem tudo, cada um com o tempo vai moldando sua forma de brassar e acha que ela é a melhor.

Aconselho uma primeira brassagem,dela várias duvidas vao surgir mais saira cerveja tb, depois com essa duvida mete um estudo em qualquer escola q é sucesso.
 
Cara,
Acho que comprou bastante coisa já pra primeira leva, tipo aprendendo a dirigir e pegando logo um carro importado.
Vá por partes, visite um brewshop, converse com os funcionários lá geralmente eles ajudando bastante. Lá já vão ter receitas prontas, compra e brassa na cara e coragem.

Dar merda sempre vai dar na primeira ou na 300 brassagem. Apenas comece. Como o rapaz falou acima seu sistema é TRIBLOCO. Eu pessoalmente fiz um curso de produção para iniciante e intermediário. Videos e fóruns normalmente confundem tudo, cada um com o tempo vai moldando sua forma de brassar e acha que ela é a melhor.

Aconselho uma primeira brassagem,dela várias duvidas vao surgir mais saira cerveja tb, depois com essa duvida mete um estudo em qualquer escola q é sucesso.
Opaaa, vlw parceiro, o problema é que moro no interior e não sei de ninguém ainda q faça cerveja na minha cidade, e brew shop aqui é 150 km, kkkkk, mas vou ver se consigo colocar o carro pra andar kkkk vlw brother
 
"tava tentando usar um aplicativo chamado "calculamos cerveja", mas não entendi muita coisa não"
- tente usar esse aplicativo : https://www.brewersfriend.com/
É bem completo e fácil de usar.

"Tava pensando em usar a panela de 30 para brassagem separada, sendo que a resistencia ficaria na panela de 45 esquentando e jogando mosto quente pela bomba na panela de 30, e retornado para a panela de 45 e depois fazer lavagem usando a panela de 20, e levar tudo pra fervura na panela de 45."

Se conseguir manter a resistência móvel abaixo do fundo falso, pode recircular na própria panela de 30 litros e fazer toda mostura nessa panela. Se não conseguir manter a resistência abaixo do fundo falso, o jeito que está pensando vai funcionar. Evite aerar o mosto nesse processo. Para a maioria das cervejas pode ser feita rampa única, o que facilita muito o processo.
 
Minha sugestão Elcio..

Como é a 1a brassagem faz o mais simples possível!! Anota tudo que tu teve dificuldade e depois pensa em como melhorar isso com o que tu tem. Porque no meio do processo ter que pensar nisso tudo pode confundir. Além disso é normal tomar umas e outras e esquecer de alguns "detalhes".

Pensando dessa maneira e se tu tá "muito perdido". Minha opinião:
- Esquenta a água na sua panela de 30 com torneira e fundo falso pra 68 oC. Pode usar o ebulidor pra acelerar o processo.
- Desliga o fogo/ebulidor. Joga os grãos moídos. Mistura bem. Mede temperatura. Se estiver nos 66 por aí deixa assim. Se caiu muito, liga o fogo e mexe até chegar na temperatura certa. Tampa a panela e olha só depois de 1 hr pra ver se converteu tudo (teste do iodo). Se converteu começa a clarificação. Se não converteu deixa mais um tempo.
- Com uma jarrinha. Começa a tirar o mosto pela torneirinha e voltar pra cima da cama de grãos até o líquido sair mais límpido (o que deve demorar umas 20-30 vezes nesse processo).
- Coleta o mosto pra uma nova panela. A sua de 45-L tem a torneirinha então ela é boa pra isso.
- Depois de coletar o mosto. Pode usar um pouco de água quente (72 oC) pra lavar os grãos até chegar no volume de fervura (to chutando que seja uns 22-L).
- Bota pra ferver e o resto tu já deve saber (lupulagem, whirpool, resfriamento, pitching, fermentação).

Tem vários questionamentos isso que eu to falando (temperatura de sacarificação, mash-out, pH da lavagem, etc) mas como já falaram o negócio é começar!! Depois tu melhora o processo.

abçs!!
 
Fala Elcio, beleza?
Vou tentar dar alguma contribuição. Como os amigos já disseram, você está com "muito equipamento" para um início. Então de cara eu já sugiro deixar a sua bomba e controlador para daqui algumas brassagens. Como já disseram, você pode fazer a recirculação com um jarro manualmente, retirando o mosto pela torneira e retornando por cima da cama de grãos, de preferência em cima de uma escumadeira para não criar caminho preferencial. Tem muito vídeo caseiro mostrando como fazer isso...

Para a configuração das suas panelas o ideal seria:
- Panela de 45L: utilizar para mostura, pois nessa etapa temos o volume adicional do malte e água adicional que ele "suga". Além disso se for ferver nessa, a perda final (evaporação) será maior. Precisaria arrumar um fundo falso ou outra forma de filtragem pra essa panela.
- Panela de 30L: fervura
- Panela de 20L: água para lavagem

Um grande "problema" que eu vejo é a resistência móvel. Você não conseguiria utilizar na mostura em contato com os grãos. Imagino que por isso você esteja pensando em criar este sistema de transferir o mosto pra outra panela... Eu acho que o melhor seria utilizar uma resistência fixa na panela de 45L e deixar a móvel para a de 30L (fervura).
Claro que nas primeiras brassagens você pode simplesmente usar a resistencia na água até a temperatura de strike (~70C) e não mexer mais (sem controlar temperatura) durante a mostura.

No seu lugar, no futuro, pensaria num sistema RIMS com a mostura e recirculação na panela de 45L (sai pela torneira, passa pela bomba e volta por cima, na cama de grãos). Usaria a de 20L pra lavagem: colocaria uma torneira e recircularia por gravidade, deixando ela acima da panela de 45L . A de 30L ficaria pra fervura..
 
Back
Top