Moisés Caribé Ribeiro - Cerveja Moca

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Cerveja Moca

New Member
Joined
Dec 27, 2018
Messages
2
Reaction score
0
Location
SALVADOR
Olá, povo deste grupo maravilhoso!
Meu nome é Moisés. Sou cervejeiro caseiro desde 2017 e produzo a cerveja Moca, hoje com 3 estilos: American Pale Ale, English Brown Ale e German Weiss.
Durante este período tenho aprendido muito na prática e lendo fóruns, vídeos e notícias. Acho que, toda pessoa que queira fazer cerveja, deve se preocupar em começar a elaborar este líquido maravilhoso e o aprendizado acontece aos poucos. Esta é a melhor forma de aprender. Vendo o que você está fazendo de errado ou como melhorar o seu processo, você vai buscar aquela informação específica e acaba absorvendo a informação de forma mais fácil.
Durante a minha vida de cervejeiro caseiro, aprendi muita coisa. Aprendi que se começa com o básico: resfriando o mosto em uma bacia com gelo, fermentando em isopor, lavando o grão com panela de pressão (kkkk...) e sem software cervejeiro, pegando receita dos outros. Depois que você começa, aí começam as evoluções: você percebe que existem outros métodos de resfriamento de mosto que vão facilitar sua vida, percebe que ficar trocando gelo do isopor não é de Deus e evolue pra uma geladeira/freezer com termostato, percebe que precisa de uma panela maior pra lavar os grãos porque você quer alçar vôos maiores de 20, 30 litros e com uma panela de pressão de 4 litros você não consegue colocar 12. Percebe também que usar software gratuito não faz o mesmo efeito de um bom software licenciado pra você fazer suas próprias cervejas. Além de tudo isso, percebe a quantidade de insumos que existem e a variedade de receitas que você pode fazer para testar suas habilidades.
Agora em 2019, vou começar o meu quarto estilo de cerveja e o mais desafiador de todos: uma Belgian Dark Strong Ale. Um estilo cheio de complexidades e mais difícil que os outros 3. A começar pelo candy sugar, tempo de fermentação e refermentação na garrafa (envelhecimento). O estilo que exige mais tempo e por isso, hoje, a gente entende porque ele é mais caro. Assim, aprendemos a dar o valor que a cerveja merece.
Enfim, senhores, fazer cerveja é uma arte que tem me encantado muito e espero, com este texto, provocar o cervejeiro que existe em você que está pensando em começar a fazer cerveja.
Saúde pra todos nós!
 
Back
Top