Moinho Rolo Nacional

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Markel

Well-Known Member
Joined
Mar 4, 2015
Messages
70
Reaction score
31
Pessoal,

estou pensando em comprar um moinho de rolos (preferencialmente de 3 rolos) e estou vendo as opções nacionais.

Vi o da Cerveja da Casa, Maltbite e Malte JOE.

Alguém tem destes moinhos nacionais? Quais são suas impressões? São bons, valem a pena? Com o dólar a R$3 eles nem ficam tão mais caros que os importados. O monster MM3 completo fica em média R$ 800 (sem frete nem imposto), contra R$940 do moinho de 3 rolos da Cerveja da Casa.
 
Eu comprei o Maltbite essa semana, não usei ainda pois está nos correios, mas é de dois rolos né. Comprei pelo ótimo preço.
 
Tenho o de dois rolos completo da cerveja da casa.
Depois que aprendi a ajustar direito, foi só alegria.
Recomendo.
[]'s
 
Pessoal,

estou pensando em comprar um moinho de rolos (preferencialmente de 3 rolos) e estou vendo as opções nacionais.

Vi o da Cerveja da Casa, Maltbite e Malte JOE.

Alguém tem destes moinhos nacionais? Quais são suas impressões? São bons, valem a pena? Com o dólar a R$3 eles nem ficam tão mais caros que os importados. O monster MM3 completo fica em média R$ 800 (sem frete nem imposto), contra R$940 do moinho de 3 rolos da Cerveja da Casa.

@Markel,
Tenho um de 3 rolos que comprei há dois anos com o Daniel (Cerveja da casa), funcional perfeitamente e a regulagem é muito fácil.
Recomendo!
 
Cara eu tenho o da Cerveja da casa e não tenho reclamação alguma.
Abraço.
 
procura no lojão de ofertas. se não aparecer no site, manda e-mail. comprei o meu de dois rolos na loja física aqui em porto alegre e também não tinha no site
 
Adquiri um moinho de rolos do Cerveja da Casa (marca Maltmill) de 2 rolos, e tou tendo problemas na regulagem.
Quando uso moagem fina, ela expõe completamente o amiduo, porém demora aí horas e horas para 15kg de malte moído. Quando a moagem é grossa, o processo é bem mais rápido (próximo de uma hora), porém fica mts com grãos inteiros.

Diante da situação estou batendo cabeça para melhorar essa moagem. Uso furadeira acoplada com a velocidade alta(que só descobri agora lendo o manual da furadeira), na próxima tentarei numa velocidade menor.

VocÊs sugerem alguma correção pra regular o moinho?
abs
 
Comprei o de 3 rolos da Cerveja da Casa... quando chegar e eu testar posto aqui minhas impressões e algumas fotos da moagem.
 
Adquiri um moinho de rolos do Cerveja da Casa (marca Maltmill) de 2 rolos, e tou tendo problemas na regulagem.
Quando uso moagem fina, ela expõe completamente o amiduo, porém demora aí horas e horas para 15kg de malte moído. Quando a moagem é grossa, o processo é bem mais rápido (próximo de uma hora), porém fica mts com grãos inteiros.

Diante da situação estou batendo cabeça para melhorar essa moagem. Uso furadeira acoplada com a velocidade alta(que só descobri agora lendo o manual da furadeira), na próxima tentarei numa velocidade menor.

VocÊs sugerem alguma correção pra regular o moinho?
abs
Pedro, não entendi. Teu moinho é motorizado ou manual?
 
Negociei um do Breda com dois rolos, usado, e estou 100% satisfeito.
Gente do BR acreditando e produzindo qualidade.
Mais que recomendo.
:mug:
 
Pedro, não entendi. Teu moinho é motorizado ou manual?

Oi, Guenter.

É manual, mas tou usando com a furadeira acoplada.

Ontem mesmo fiz um teste com a manivela pra ver se no braço conseguiria moer mais fino. Não deu. Quando fecha demais a regulagem sai quase nada de malte moído.
 
Peraí... então tu queres dizer que com furadeira, e rotação máxima, está demorando um tempão pra moer?

Cara, isso é simplesmente impossível.

O que pode estar acontecendo é que com rotação máxima ele não esteja de fato moendo (agarrando os grãos entre os rolos) e sim transformando os grãos em farinha por simples fricção.
 
Tenho um da MaltBite e recomendo. Se quiserem posto fotos. As ranhuras são paralelas.
 
Quando fiz minha pesquisa pra comprar decidi pelo malte Joe do Breda, feito em SP. Pelas seguintes razões:
1) Ja vem completo com manivela( se precisar) e principalmente com reservatório ( moega).
2) se precisar de alguma peça de reposição fica mais fácil e rápido pedir;
3) mais barato que os importados
Uso furadeira portátil (bateria) com velocidade variável e moe 5 kg muito rapido.

Não tem regulagem pré estabelecida. Tem que regular manualmente da seguinte forma:
O eixo motor que roda um rolo é fixo. Então você ajusta a distancia movimentando o outro rolo que é fixado por um parafuso alen em cada ponta. Eu uso um gabarito metálico de 1,5 mm pra determinar a distancia e arrocho os parafusos.
Fiz duas brassagens com ele e tô satisfeito!
Abraço
 
Peraí... então tu queres dizer que com furadeira, e rotação máxima, está demorando um tempão pra moer?

Cara, isso é simplesmente impossível.

O que pode estar acontecendo é que com rotação máxima ele não esteja de fato moendo (agarrando os grãos entre os rolos) e sim transformando os grãos em farinha por simples fricção.

Quando bota pra moer mais fino, é exatamente isso que acontece, os rolos não agarra os grãos, fica simplesmente rodando sem sair o grão do outro lado.
Se abre um pouco a regulagem, aí a moagem acontece e na velocidade satisfatória, mas pra mim eles ficam boa parte inteiros, sem expor o amido.

Paralelo a isso, troquei todo meu equipamento (panelas e sistema de filtragem), exatamente quando troquei o moinho de disco pra esse de rolo. Desde então minha eficiência caiu muito, de aprox. 75% do equip. anterior pra 55% nesse. Aí não sei se o problema está na moagem ou na filtragem(antes fazia a filtragem e sparge com escumadeira espalhando por toda a camada de grãos, e agora dei uma copiada daquele sistema de retorno que você tinha sugerido aqui no fórum, e botei um espigão de retorno colado à parede da panela).

Assim, acredito que algum desses fatores tenha contribuído na queda da eficiência. Vou testar... tentar moer mais fino, se não der, fazer duas moagens grossa, ou fazer uma serpentina espalhando melhor a água de retorno na lavagem.
 
Guenter,

Recebi uma resposta do fabricante, eles explicaram uma possível causa: somente um rolo está girando, devido ao embuchamento. De fato, percebi que somente o rolo que tem a tração da manivela gira. Porém, mesmo tendo atentado à isso, não consegui fazer o outro girar, é muito apertado, somente afrouxando a regulagem consegue fazer girar o segundo.
De toda forma, já sei por onde tentar solucionar. Há alguma forma de fazer os 2 rolos "travarem" nos grãos e girarem juntos?
 
Guenter,

Recebi uma resposta do fabricante, eles explicaram uma possível causa: somente um rolo está girando, devido ao embuchamento. De fato, percebi que somente o rolo que tem a tração da manivela gira. Porém, mesmo tendo atentado à isso, não consegui fazer o outro girar, é muito apertado, somente afrouxando a regulagem consegue fazer girar o segundo.
De toda forma, já sei por onde tentar solucionar. Há alguma forma de fazer os 2 rolos "travarem" nos grãos e girarem juntos?

Pedro,

Quando adquiri meu moinho de rolos tive esse problema, mas era mal uso mesmo. Primeiro problema era nos parafusos de ajustes do moinho, quando colocava na abertura que queria, na verdade, um deles estava um pouco mais aberto que o outro, logo, o rolo fica meio torto, gerando atrito com a lateral e travando o rolo. Passei a utilizar um cartão de crédito para ajustar (coloco ele próximo a um parafuso, ajusto, pego o cartão e coloco perto do outro parafuso e regulo). Assim o giro é perfeito.

Além disto, lubrifiquei os rolamentos. Com isto estou tendo uma moagem satisfatória. Espero que ajude.
 
Buenas,

tenho esse moinho de dois rolos da Cerveja da Casa e tive exatamente o mesmo problema: somente o cilindro da manivela estava livre (rodando). Depois de um tempo batendo cabeça percebi que o "funil" que vai fixado sobre os rolos estava pegando no segundo rolo, impedindo seu giro. Coloquei uma arruela como espaçador entre a base do rolo e o funil e pronto.... ambos os cilindros funcionando como esperado.

Abs,

Bene
 
Gabriel e Bene,

Pronto, agora entendi que o problema está exatamente no rolo que não gira.

Chegar em casa vou organizar essa parada e botar o moinho pra trabalhar direito.

Tava desanimado em esperar horas pra moer 15kg de malte e ter uma eficiência baixíssima.

Um salve pra esse forum.

Abss.
 
Aproveitando o tópico, que motorizou o moinho de rolos, utilizou que tipo de motor?
 
Aproveitando o tópico, que motorizou o moinho de rolos, utilizou que tipo de motor?
Não aproveite um tópico.... crie um novo com um título como "Motor para moinho".

Imagine um iniciante que entra no fórum com essa mesma dúvida específica sobre motor.... tu achas que vai ele vai entrar pra ler um tópico com título "Moinho Nacional", ou um tópico "Motor para moinho"? :ban:

Abraço,
 
Back
Top