Moinho de Rolo - Dúvidas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

franciscoalbu

Well-Known Member
Joined
Aug 2, 2015
Messages
49
Reaction score
4
Boa noite pessoal,

Estou pesquisando um moinho de rolo para comprar e me deparei com algumas dúvidas.

A primeira seria qual a grande diferença entre o de 2 rolos e o de 3 rolos em relação a eficiência e se vale a pena o investimento a mais no de 3 rolos.

A segunda seria em relação ao ajuste se é fácil de realizar.

A terceira seria em relação a fornecedores no Brasil. Encontrei dois modelos nacionais que o preço é atrativo, um da B&R Joe e o outro da cervejariadacasa, alguém possui algum desses dois modelos que possa dizer que a qualidade do produto é boa?

Abraço e boas cervejas!!

Francisco.
 
Diferença grande em eficiência direta... entre 2 ou 3 rotos? Não, não há.

Eficiência altíssima por si só consegue-se com moagem bem fina. Moagem bem fina se consegue até com moinho de disco.

Ocorre que se a maioria dos cervejeiros moer fino, terão problemas de entupimento. Entupimento = baixa eficiência.

Então como não entupir? Moer mais grosso.

Moer mais grosso em moinho de disco pode resultar em? Grãos inteiros, pois uns grãos ficam bem moídos, e outros passam reto quando se tenta moer grosso. Moer fino em moinho de disco não tem galho.... agora, conseguir moer grosso e quebrar todos os grãos, aí sim que mora o problema.

E o que acarreta se você tem grãos inteiros = eficiência mais baixa.

---

Aí que entra o moinho de rolos. A principal diferença dele é que se consegue um padrão maior na moagem, ou seja, consegue-se moer relativamente grosso, e quebrar todos os grãos.

Ok, e o de 3 rolos?

Moinhos com mais de 2 rolos é como se moesse várias vezes, e isso vem das cervejarias. Nas cervejarias, a filtragem é um problema gravíssimo........ por tanto eles precisam manter as cascas muito mais inteiras do que nós.

Nesse sentido, a primeira moagem é BEM aberta.... ela basicamente só quebra grãos muito grandes, e pré-compacta os outros. Já na segunda moagem, mais fina, os grãos grandes que foram quebrados na primeira moagem já passam reto....... e os grãos que foram pré-compactados são quebrados com mínimo esforço, e assim vai.

Ou seja, o objetivo é sempre quebrar o grão da forma menos "violenta" possível para deixar as cascas o mais intactas que se conseguir.

No caso das grandes cervejarias, isso faz com que uma filtragem demore dezenas de minutos a menos...... nem é questão de eficiência, é de tempo de produção mesmo, pois eles conseguem altíssima de qualquer maneira através de várias outras técnicas.

------

Resumindo, um moinho de 3 rolos vai te trazer uma grande diferença de eficiência, etc? Não, e possivelmente, nenhuma.

Que moinho eu tenho? Um de 3 rolos. Por quê?

- Motivo 1: porque nos meus equipamentos eu sempre trabalho com recirculação constante, logo, eu gosto de ter uma cama de grãos extremamente fluída e bem construída.
- Motivo 2: porque quando eu tenho que gastar com algo, eu prefiro gastar MESMO e ter uma solução definitiva. Ou seja, quando eu fui gastar com moinho, já que é pra gastar, já vou pegar o melhor que eu puder pra não precisar gastar novamente no futuro. Isso não é certo ou errado, é só o meu estilo.

Resumindo... moinho de 3 rolos contra um de 2 não vai te trazer milagre, especialmente em eficiência.

Quando tu ve alguém dizer que "nossa, minha eficiência aumentou absurdamente com moinho de rolos"........ a maioria pensa "realmente, moinho de rolos é bom"....................... eu vejo um cervejeiro que não tinha muito conhecimento em filtragem, lavagem, funcionamento de fundo-falso, bazooka, etc, ou seja, fazer tudo isso casar................... só que aí entra o moinho de rolos que permite moer mais grosso, e isso faz com que as deficiências técnicas do cervejeiro e do equipamento sejam minimizadas.... é mais fácil "acertar" com moinho de rolos.

E por fim, diferença entre 3 e 2 rolos? Mínima.... consegue-se moer mais grosso ainda na média dos grãos, mas é detalhe.

Abraço,
 
Boa noite pessoal,

Estou pesquisando um moinho de rolo para comprar e me deparei com algumas dúvidas.

A primeira seria qual a grande diferença entre o de 2 rolos e o de 3 rolos em relação a eficiência e se vale a pena o investimento a mais no de 3 rolos.

A segunda seria em relação ao ajuste se é fácil de realizar.

A terceira seria em relação a fornecedores no Brasil. Encontrei dois modelos nacionais que o preço é atrativo, um da B&R Joe e o outro da cervejariadacasa, alguém possui algum desses dois modelos que possa dizer que a qualidade do produto é boa?

Abraço e boas cervejas!!

Francisco.
Eu tenho um moinho de 2 rolos da B&R Joe. Não tenho nenhuma experiência com outra marca e modelo mas, sinceramente, estou muito decepcionado. Eu sofro igual cachorro sem dono pra conseguir (quando consigo) regular a distância adequada dos rolos. Ou não moe, patinando devido à distância pequena, ou os grãos passam direto sem praticamente triturar, o tempo que perco com isso se eu fizer no moinho de discos demoro menos. Muitas vezes eu acabo girando o rolo no sentido inverso que daí o malte acaba sendo triturado entre o rolo e a madeira de suporte. O malte de trigo, como não tem casca, eu estou moendo no de discos mesmo, infelizmente, ainda bem que não o vendi. E também, só pra constar, logo que comprei o moinho no ano passado eu mandei um e-mail pro pessoal que faz o moinho perguntando algo sobre a regulagem e uso da furadeira, nem sequer responderam.
Como o Guenther disse é melhor comprar o melhor, é o que vou fazer quando me conformar que perdi uns 700 reais com esse negócio.
 
O da Cerveja da Casa é muito bom.

Na sede da ACervA Gaúcha temos um motorizado de 3 rolos, e funciona muito bem.

Abraço,
 
Eu tenho um moinho de 2 rolos da B&R Joe. Não tenho nenhuma experiência com outra marca e modelo mas, sinceramente, estou muito decepcionado. Eu sofro igual cachorro sem dono pra conseguir (quando consigo) regular a distância adequada dos rolos. Ou não moe, patinando devido à distância pequena, ou os grãos passam direto sem praticamente triturar, o tempo que perco com isso se eu fizer no moinho de discos demoro menos. Muitas vezes eu acabo girando o rolo no sentido inverso que daí o malte acaba sendo triturado entre o rolo e a madeira de suporte. O malte de trigo, como não tem casca, eu estou moendo no de discos mesmo, infelizmente, ainda bem que não o vendi. E também, só pra constar, logo que comprei o moinho no ano passado eu mandei um e-mail pro pessoal que faz o moinho perguntando algo sobre a regulagem e uso da furadeira, nem sequer responderam.
Como o Guenther disse é melhor comprar o melhor, é o que vou fazer quando me conformar que perdi uns 700 reais com esse negócio.


Utilizo um da B&R Malte Joe de 2 rolos igual ao seu, completo com estrutura de madeira e tudo.

Senti bastante dificuldade e sofro pra regular, mas acho que peguei a manha. Montei uma mesinha de madeira pra fixá-lo e quero motorizá-lo agora com motorzinho e polias.

Mas se lembre que o malte no moinho de rolos não é pra ser triturado totalmente, eu acho a moagem do meu boa, alguns grãos quebram claro, mas a maioria parece que tá inteiro mas quando pego neles vejo que a casca ta quebrada.

Tô vendo onde acho o maldito motorzinho e as polias devo ter que mandar fazer.
 
Utilizo um da B&R Malte Joe de 2 rolos igual ao seu, completo com estrutura de madeira e tudo.

Senti bastante dificuldade e sofro pra regular, mas acho que peguei a manha. Montei uma mesinha de madeira pra fixá-lo e quero motorizá-lo agora com motorzinho e polias.

Mas se lembre que o malte no moinho de rolos não é pra ser triturado totalmente, eu acho a moagem do meu boa, alguns grãos quebram claro, mas a maioria parece que tá inteiro mas quando pego neles vejo que a casca ta quebrada.

Tô vendo onde acho o maldito motorzinho e as polias devo ter que mandar fazer.
Eu uso uma furadeira, comprei uma bem potente pra isso, pra moer ela funciona muito bem. O pior desse moinho, eu não tinha mencionado, é quando você tem 10 Kg de malte no cesto de madeira, começa a moer bem e daí no meio para de moer, começa a patinar o negócio e você não tem como ver o espaçamento entre os rolos pra poder regular de novo. Aí eu regulo de qualquer jeito pra fazer o malte passar, volto a regular novamente e "vamos nós de novo". Dureza total.
 
Moer mais grosso em moinho de disco pode resultar em? Grãos inteiros, pois uns grãos ficam bem moídos, e outros passam reto quando se tenta moer grosso. Moer fino em moinho de disco não tem galho.... agora, conseguir moer grosso e quebrar todos os grãos, aí sim que mora o problema.

Resolveria se passar mais de uma vez no moedor? Claro que precisa ter paciência e tals.. mas resolveria?
 
Isso é relativo.

Entenda que não existe "resolver"..... existe um objetivo. Como tu vai chegar nele é tu quem decide.... com mais trabalho, menos trabalho, com mais qualidade, ou menos qualidade. Fora isso, não tem como eu te garantir que vai ou não dar certo.... cada moinho é um moinho, e quem vai regular é tu.... não eu.... ou seja, não sei.

Eu sempre usei moinho de disco passando uma vez só com regulagem suficiente pra quebrar todos os grãos, e pronto.... e tinha eficiências altíssimas, ou seja...... :)
 
Diferença grande em eficiência direta... entre 2 ou 3 rotos? Não, não há.

Eficiência altíssima por si só consegue-se com moagem bem fina. Moagem bem fina se consegue até com moinho de disco.

Ocorre que se a maioria dos cervejeiros moer fino, terão problemas de entupimento. Entupimento = baixa eficiência.

Então como não entupir? Moer mais grosso.

Moer mais grosso em moinho de disco pode resultar em? Grãos inteiros, pois uns grãos ficam bem moídos, e outros passam reto quando se tenta moer grosso. Moer fino em moinho de disco não tem galho.... agora, conseguir moer grosso e quebrar todos os grãos, aí sim que mora o problema.

E o que acarreta se você tem grãos inteiros = eficiência mais baixa.

---

Aí que entra o moinho de rolos. A principal diferença dele é que se consegue um padrão maior na moagem, ou seja, consegue-se moer relativamente grosso, e quebrar todos os grãos.

Ok, e o de 3 rolos?

Moinhos com mais de 2 rolos é como se moesse várias vezes, e isso vem das cervejarias. Nas cervejarias, a filtragem é um problema gravíssimo........ por tanto eles precisam manter as cascas muito mais inteiras do que nós.

Nesse sentido, a primeira moagem é BEM aberta.... ela basicamente só quebra grãos muito grandes, e pré-compacta os outros. Já na segunda moagem, mais fina, os grãos grandes que foram quebrados na primeira moagem já passam reto....... e os grãos que foram pré-compactados são quebrados com mínimo esforço, e assim vai.

Ou seja, o objetivo é sempre quebrar o grão da forma menos "violenta" possível para deixar as cascas o mais intactas que se conseguir.

No caso das grandes cervejarias, isso faz com que uma filtragem demore dezenas de minutos a menos...... nem é questão de eficiência, é de tempo de produção mesmo, pois eles conseguem altíssima de qualquer maneira através de várias outras técnicas.

------

Resumindo, um moinho de 3 rolos vai te trazer uma grande diferença de eficiência, etc? Não, e possivelmente, nenhuma.

Que moinho eu tenho? Um de 3 rolos. Por quê?

- Motivo 1: porque nos meus equipamentos eu sempre trabalho com recirculação constante, logo, eu gosto de ter uma cama de grãos extremamente fluída e bem construída.
- Motivo 2: porque quando eu tenho que gastar com algo, eu prefiro gastar MESMO e ter uma solução definitiva. Ou seja, quando eu fui gastar com moinho, já que é pra gastar, já vou pegar o melhor que eu puder pra não precisar gastar novamente no futuro. Isso não é certo ou errado, é só o meu estilo.

Resumindo... moinho de 3 rolos contra um de 2 não vai te trazer milagre, especialmente em eficiência.

Quando tu ve alguém dizer que "nossa, minha eficiência aumentou absurdamente com moinho de rolos"........ a maioria pensa "realmente, moinho de rolos é bom"....................... eu vejo um cervejeiro que não tinha muito conhecimento em filtragem, lavagem, funcionamento de fundo-falso, bazooka, etc, ou seja, fazer tudo isso casar................... só que aí entra o moinho de rolos que permite moer mais grosso, e isso faz com que as deficiências técnicas do cervejeiro e do equipamento sejam minimizadas.... é mais fácil "acertar" com moinho de rolos.

E por fim, diferença entre 3 e 2 rolos? Mínima.... consegue-se moer mais grosso ainda na média dos grãos, mas é detalhe.

Abraço,

Muito obrigado pela resposta Guenther, bem esclarecedora.

Agora basta pesquisar e escolher o modelo para a minha realidade.

Abraço!

Francisco.
 
A minha experiência é que não precisa de furadeira super-potente. Eu tenho uma Makita com controle de velocidade. Consigo melhores resultados moendo exatamente com velocidade menor. Eu uso a velocidade em que "sinto" o grão quebrar, segurando a furadeira. Dá para ver que até a velocidade de moagem (observando a coluna de grãos) é maior.
 
Não testei com makita mas uma simples furadeira NÃO funciona. Comprei uma furadeira/parafusadeira de uns 400w se não me engano. Não funcionou, repassei a furadeira. Comprei uma furadeira do mais de 1000w e ai sim deu certo. Gastei duas vezes acreditando na afirmação do tipo "pode ser usado com furadeira". Não é bem assim.
 
Eu tenho um de dois rolos da cerveja da casa.
Uso com uma furadeira de 550W e tem funcionado bem.
No começo, demorei um pouco a acertar os ajustes, mas de tanto insistir, hoje faço a moagem sem problema algum em menos de 5 min.
[]'s
 
Eu tenho um de dois rolos da cerveja da casa.
Uso com uma furadeira de 550W e tem funcionado bem.
No começo, demorei um pouco a acertar os ajustes, mas de tanto insistir, hoje faço a moagem sem problema algum em menos de 5 min.
[]'s


Como adaptou a furadeira? Fez um soquete com um torneiro mecânico?

Estou querendo adaptar o meu.
 
Tenho um da maltbite (http://maltbite.com/). Ele já vem preparado para encaixar a furadeira (com suporte para prender) e rosquear aquelas bombonas de 5 a 10L de água.

Tem, também, regulagem do gap dos rolos.

A única coisa que tenho a reclamar dele é que ele funciona muito bem com gap de 1mm, mas menor que isso sofri e consegui moer somente colocando um pouco de grãos já moídos para 'puxar' o restante.
 
Tenho um da maltbite (http://maltbite.com/). Ele já vem preparado para encaixar a furadeira (com suporte para prender) e rosquear aquelas bombonas de 5 a 10L de água.

Tem, também, regulagem do gap dos rolos.

A única coisa que tenho a reclamar dele é que ele funciona muito bem com gap de 1mm, mas menor que isso sofri e consegui moer somente colocando um pouco de grãos já moídos para 'puxar' o restante.

Tiago, tenho um maltbite e tenho o mesmo problema, pra evitar entupimento passo uma vez com uma abertura de 1mm ou um pouco mais depois aperto bem e passo denovo ai não trava, demoro pra moer uns 7 kg de malte dessa forma uns 10 - 15 minutos.
 
@hcoan, quando você faz essa dupla moagem não danifica muito as cascas e nem fica muito esfarelada a moagem? Fiquei com medo de fazer dessa forma por isso.
 
Então utilizo sistema biab com recirculação continua e fundo falso nunca tive problema de entupimento se é essa tua preocupação, se tu usa bazooka tenta uma vez e ve como que fica, quando mudei pro maltbite tive problema de queda drastica de eficiencia, quando comecei fazer assim minha eficiencia superou até o que tinha anteriormente.

Em questão de sabores na cerveja, está tudo ok.
 
Vou tentar. Obrigado pela ajuda. Para o pessoal que tem outros rolos, vocês têm o mesmo problema quando regula o espaço entre os rolos para uma espessura menor que 1mm?
 
Vou tentar. Obrigado pela ajuda. Para o pessoal que tem outros rolos, vocês têm o mesmo problema quando regula o espaço entre os rolos para uma espessura menor que 1mm?

Tiago segue foto da minha ultima filtragem.
 

Attachments

  • IMG_5747.JPG
    IMG_5747.JPG
    76.8 KB · Views: 279
Vou tentar. Obrigado pela ajuda. Para o pessoal que tem outros rolos, vocês têm o mesmo problema quando regula o espaço entre os rolos para uma espessura menor que 1mm?



No meu B & R Joe 1 mm de gap não passa nada, não trava, ao contrário, o rolo gira livre patinando sob os grãos.
 
Tenho Maltbite e confirmo que não consigo moer com regulagem menor que 1mm.
Quando a moagem para, desligo a furadeira, coloco a mão no rolo solto, por baixo, e giro até sentir os rolos prenderem novamente. Aí ligo a furadeira com a menor velocidade possível e e tento botar para girar. Vou aumentando a velocidade até que consigo moer novamente. Eu sempre passo duas vezes porque é bem rápido e os grãos já quebrados passam direto.
 
Interessante @thadeupenna

Você faz como o outro colega? Passa a primeira vez com mais espaçamento e depois diminui? Usa bazooka? Acho que vou fazer o teste esse domingo passando duas vezes.
 
Diminuo um pouco, sempre olhando antes de colocar os grãos para verificar se os rolos estão paralelos. Uso fundo falso. Minha eficiência com o MaltBite passou de 70 para 78~83%.
 
Bacana! A eficiência que você diz é a da brassagem apenas, né!? Aqui estou conseguindo por aí também, entre 80 e 85%. Utilizo bazooka e fly sparging.

Ah, a furadeira que eu uso é boa, mas não tem regulagem e trava de velocidade, tenho que ficar regulando a velocidade com a intensidade do dedo! hahaha
 
cara com 80 - 85 de eficiencia nem esquentaria a cabeça em passar duas vezes.
 
Eu estou pensando em comprar um moinho de rolos (e parar de moer na loja, aqui no Rio) e estou adorando esse post.

Já ouvi também dicas de molhar um pouco o malte, pra preservar as cascas. Alguém faz isso?
 
Back
Top