Modificação da receita da Heffeweiss

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Sep 20, 2015
Messages
18
Reaction score
1
Boa noite galera,

Bom, fiz minha primeira brassagem a duas semanas atrás, peguei um KIT pronto com os maltes, lupulo e levedura, os maltes eram os seguintes:

Pilsen – 50%
Trigo – 48%
Cara 20 – 2%


Ela ficou com um amargor bom, bem carbonatada, mas com uma cor bem pálida, e eu não percebi o gosto do malte, só um leve amargor, eu queria fazer uma nova brassagem, tentando deixar a cor dela mais escura, ou seja puxar ela de um amarelo palha, para um ambar ou cobre, e deixar o sabor dela mais maltado, estava pesquisando sobre os maltes, e bolei a seguinte receita:

Trigo - 45%
Malte Carra 20 - 5%
Pilsen - 25%
Pale - 25%


Segundo minhas pesquisas, o malte Pale, dá mais sabor e cor a cerveja, o que vocês acham da escolha do malte e do percentual de 25% na receita, e 3% a mais do Carra, será que vou conseguir atingir meu objetivo, de um sabor mais maltado e cor mais para ambar/cobreado?
 
Tem certeza que o que você quer é uma Hefeweizen? Conhece o estilo Dunkelweizen?

Uma Hefeweizen clássica não leva malte caramelo nenhum, e tem que ter pelo menos 50% de malte de trigo.

Já uma dunkelweizen faz amplo uso do malte Munich e é mais escura. Tenta jogar metade Munich(recomendaria o de 10L) e metade trigo, vai dar um belo up no malte e escurecer mais. Eu fiz uma Dunkelweizen com:

55% malte de trigo
26% Munich Dark
13% Pilsen
4.5% Caramunich I
1.5% Caraaroma
19 IBUs(Magnum)
Hefeweizen Ale da Bio4

E ficou sensacional(pro meu paladar), por coincidência to bebendo ela agora e ficou como na foto. Se você quer algo menos doce e menos escuro diminui os maltes caramelo.

Enfim, fica a dica do Munich pra escurecer e melhorar o maltado, as proporções é você que decide.
 

Attachments

  • uploadfromtaptalk1444188697869.jpg
    uploadfromtaptalk1444188697869.jpg
    41.9 KB · Views: 170
Humm, legal, talvez então trocar o malte Pale pelo Munich, não conhecia o estilo, mas é nessa cor da sua que quero chegar, acho que é valida a substituição do pale pelo munich, o estilo então não mais vai ser heffeweiss, e sim Dunkelweizen :)

Tem certeza que o que você quer é uma Hefeweizen? Conhece o estilo Dunkelweizen?

Uma Hefeweizen clássica não leva malte caramelo nenhum, e tem que ter pelo menos 50% de malte de trigo.

Já uma dunkelweizen faz amplo uso do malte Munich e é mais escura. Tenta jogar metade Munich(recomendaria o de 10L) e metade trigo, vai dar um belo up no malte e escurecer mais. Eu fiz uma Dunkelweizen com:

55% malte de trigo
26% Munich Dark
13% Pilsen
4.5% Caramunich I
1.5% Caraaroma
19 IBUs(Magnum)
Hefeweizen Ale da Bio4

E ficou sensacional(pro meu paladar), por coincidência to bebendo ela agora e ficou como na foto. Se você quer algo menos doce e menos escuro diminui os maltes caramelo.

Enfim, fica a dica do Munich pra escurecer e melhorar o maltado, as proporções é você que decide.
 
Raisoshi e como ficou o aroma e sabor dela? Procuro uma weiss com banana e cravo bem evidentes!
Abraço

Tem certeza que o que você quer é uma Hefeweizen? Conhece o estilo Dunkelweizen?

Uma Hefeweizen clássica não leva malte caramelo nenhum, e tem que ter pelo menos 50% de malte de trigo.

Já uma dunkelweizen faz amplo uso do malte Munich e é mais escura. Tenta jogar metade Munich(recomendaria o de 10L) e metade trigo, vai dar um belo up no malte e escurecer mais. Eu fiz uma Dunkelweizen com:

55% malte de trigo
26% Munich Dark
13% Pilsen
4.5% Caramunich I
1.5% Caraaroma
19 IBUs(Magnum)
Hefeweizen Ale da Bio4

E ficou sensacional(pro meu paladar), por coincidência to bebendo ela agora e ficou como na foto. Se você quer algo menos doce e menos escuro diminui os maltes caramelo.

Enfim, fica a dica do Munich pra escurecer e melhorar o maltado, as proporções é você que decide.
 
Raisoshi e como ficou o aroma e sabor dela? Procuro uma weiss com banana e cravo bem evidentes!
Abraço

O cheiro de banana ficou BEM forte inicialmente, chegava a lembrar pão de banana, mas depois foi diminuindo. Ainda tava lá no final, mas bem fraco. Acho que não sou muito treinado em sentir cheiro de cravo porque é uma coisa que nunca percebo, então não posso comentar.

Eu comecei a fermentação em 14.5 e subi ao longo de dois dias pra 17(era pra subir mais rápido mas tinha uma outra cerveja a 0 graus dentro da geladeira e acabou demorando mais que o espetado). E depois fui subindo por volta de 1.5 graus por dia até uns 22 graus onde ficou até terminar de atenuar e limpar(secundária).

Crashei de um dia pro outro embarrilei.
 
Já te pedindo muito, teria como passar a receita? Tô a procura de uma ceva assim. Se tudo der certo me comprometo a te mandar uma!!!
hahahahahah

Abraço.

O cheiro de banana ficou BEM forte inicialmente, chegava a lembrar pão de banana, mas depois foi diminuindo. Ainda tava lá no final, mas bem fraco. Acho que não sou muito treinado em sentir cheiro de cravo porque é uma coisa que nunca percebo, então não posso comentar.

Eu comecei a fermentação em 14.5 e subi ao longo de dois dias pra 17(era pra subir mais rápido mas tinha uma outra cerveja a 0 graus dentro da geladeira e acabou demorando mais que o espetado). E depois fui subindo por volta de 1.5 graus por dia até uns 22 graus onde ficou até terminar de atenuar e limpar(secundária).

Crashei de um dia pro outro embarrilei.
 
Back
Top