Misturador para Panela Cervejeira - DIY

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

xagner

Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
14
Reaction score
8
Pessoal, adaptei na minha panela de mostura um motor de limpador de para-brisa, com fonte 12V e um controlador de velocidade para o motor.
Com algumas adaptações e construções e solda em aço inox, agora posso relaxar enquanto o malte fica doidão girando na panela.

[ame="https://www.youtube.com/watch?v=3c0Sjx025J8"]https://www.youtube.com/watch?v=3c0Sjx025J8[/ame]

Quem quiser mais detalhes e fotos, escreve aí.
Abraços a todos.
 
Opa,

O seu ficou show com esse controle de velocidade. O meu eu fiz bem mais simples e funciona muito bem !

[ame="https://www.youtube.com/watch?v=F291ULy6GJI&list=UU5inx9p-Ossgvk7HzxMP9ig"]https://www.youtube.com/watch?v=F291ULy6GJI&list=UU5inx9p-Ossgvk7HzxMP9ig[/ame]

abraço !
 
Opa,

O seu ficou show com esse controle de velocidade. O meu eu fiz bem mais simples e funciona muito bem

abraço !

Rapaziada, até quantos Kg de malte vocês acreditam que este motorzinho aguenta? costumo mosturar com uns 30/33kg! Utilizo sistema HERMS, acreditam que manter ele girando iria ocasionar problemas de entupimento na malha de filtragem (utilizo uma mangueira dessas igual do vídeo)?
 
bem, o meu aguenta 50k por vez, mas o maior problema é o dimensionamento das pás, e a velocidade.... uso na ligação de baixa rotação, fiz a montagem em dois estágios, em cima (uns 10cm abaixo o limite superior) e outro passando 2 cm do filtro no fundo(não é nem fundo falso nem bazooka), e eles remetem o malte para cima mantendo um fluxo constante para minimizar o efeito da convecção térmica, consigo manter uma temperatura muito uniforme, o posso termométrico fica entre os segmentos de pás.
 
No meu caso o máximo que já usei foi 13Kg de malte, pois minha panela não aguenta mais que isso. Depois de umas 3 horas de brassagem ele está quente, mas aguenta bem.

abraço
 
bem, o meu aguenta 50k por vez, mas o maior problema é o dimensionamento das pás, e a velocidade.... uso na ligação de baixa rotação, fiz a montagem em dois estágios, em cima (uns 10cm abaixo o limite superior) e outro passando 2 cm do filtro no fundo(não é nem fundo falso nem bazooka), e eles remetem o malte para cima mantendo um fluxo constante para minimizar o efeito da convecção térmica, consigo manter uma temperatura muito uniforme, o posso termométrico fica entre os segmentos de pás.

O seu motor é desses motorzinhos de para-brisa de caminhão também?
 
não é de para brisa, mas é um motor 24v DC com uma caixa de redução sem fim, muito antigo, tem um torque incrível.
mas até na aparência são parecidos... não sei qual era a aplicação dele, comprei em um ferro velho, mas como mencionei, as pás é que dirão se ele vai dar conta ou não.
 
Cara, eu uso no máximo 15Kg Acho que ele não moveria tanto malto quanto você quer.
No seu caso acho melhor investir em um motor de 1/2 de HP, corrente contínua com caixa de redução.
 
Cara, esquenta sim mas aguenta tranquilo. Ele foi feito para caminhão então deve ser dimensionado para ficar ligados por horas....

abração

Cara, esse motor esquenta muito?
O meu 12V quase ferve, um dia ele vai pifar. Acho que vou procurar um de 24V quem sabe não esquente tanto.
 
Pessoal, dúvida boba.. qual a vantagem em mexer a cama de grãos? Vi que os sistemas tribloco usam isso, mas não como ajudaria na clarificação da cerveja ou em outro processo.
 
Pessoal, dúvida boba.. qual a vantagem em mexer a cama de grãos? Vi que os sistemas tribloco usam isso, mas não como ajudaria na clarificação da cerveja ou em outro processo.

Se você usar fundo falso, nenhuma.

Se você usar bazooca, tem que mexer quando o fogo estiver ligado, para não queimar o fundo.
 
pessoal minha bazuka é feito por um tubo de inox, teria problemas essa pá giratória mais baixa ficar a uns 5cm do fundo da panela ?
 
mais ou menos parecido com essa da foto so que feito de um tubo de inox
 

Attachments

  • DSC_2901_blog1.jpg
    DSC_2901_blog1.jpg
    52.1 KB · Views: 294
Já ví gente usando fundo falso e ficar mexendo com a pá mesmo, o tempo todo...



Mas, não existe vantagem alguma nisso, pelo contrário.



Fora o trabalho que dá...


Exatamente, Antônio.. além de correr o risco de danificar o próprio fundo falso!

Vc sabe como funcionam os equipamentos em tribloco? To na busca de entender a lógica toda e montar um projeto! Vi que eles usam uma panela de mash (em que vi os misturadores) e uma de lavagem separada, mas não entendi o porque dessa separação..
 
Exatamente, Antônio.. além de correr o risco de danificar o próprio fundo falso!

Vc sabe como funcionam os equipamentos em tribloco? To na busca de entender a lógica toda e montar um projeto! Vi que eles usam uma panela de mash (em que vi os misturadores) e uma de lavagem separada, mas não entendi o porque dessa separação..

Separa em duas pra liberar a panela de mostura e já poder começar a próxima brassagem em seguida enquanto filtra a anterior. É questão de aproveitamento de tempo, necessário pra indústria.
 
Separa em duas pra liberar a panela de mostura e já poder começar a próxima brassagem em seguida enquanto filtra a anterior. É questão de aproveitamento de tempo, necessário pra indústria.


Boa, Fagner! Ajudou bastante, muito obrigado!
Mas vc bombeia os grãos pra outra panela ou só o mosto e vai filtrando nela?
Se for a segunda opção, seria pra limpar os grãos da panela de mostura, colocar mais água e malte e fazer outra leva? Ou é usado o mesmo bagaço (pergunta meio idiota, mas vai saber kkkkkk)?
 
Pessoal, obrigado pelos comentários e pelas respostas no tópico.
Gostaria de dizer que antes de mexer os grãos com motor o rendimento das minhas brassagens eram menores ou seja, eu precisava de mais grãos para atingir a mesma densidade que atinjo hoje com menos grãos.
Uma coisa é mexer com a colher, outra é ter um motor que fica o tempo que você quer funcionando.
Isso trás algumas vantagens SIM.
E a maior delas é que como usamos fogo só no fundo da panela é importante homogenizar a temperatura, para que todos os grão aqueçam da mesma forma. As pás do mexedor devem fazem isso, " lançam " a água e grãos do fundo para cima.
As outras vantagens vem de arrasto mas estão relacionadas a temperatura que é constante ( ou varia bem pouco em relação ao funco e o topo da panela ) - não caramelização, não queimar grãos, etc.
Eu uso bazooca, nunca usei fundo falso, mas a questão de mexer é a mesma.
Abraços.
 
fiz algo bem parecido, mas para que nao ocorresse o aquecimento colei dissipadores de calor e adaptei um cooler na lateral.
 
Pessoal terminando aki de montar meu equipamento, fiz mundo falso e tb o filtro com malha inox, acham que seria desnecessário os dois?
 
Qual a potência desse motor?
Estou montando um equipamento novo e já quero deixar dimensionado pra usar um motor desses no futuro.
 
Você já está vendendo o misturador por encomenda? Se sim, quanto fica ele em inox, com duas pás, com tampa de 60cm de diâmetro e motor que suporta uma panela de 170l?
 
Da pra usar o misturador com fundo falso e resistência ou vai caramelizar? Tenho essa dúvida pois só vejo o pessoal usar resistência com bomba.
Abs

Enviado de meu LG-H736 usando Tapatalk
 
Da pra usar o misturador com fundo falso e resistência ou vai caramelizar? Tenho essa dúvida pois só vejo o pessoal usar resistência com bomba.
Abs

Enviado de meu LG-H736 usando Tapatalk

Eu acho muito legal esses projetos, mas não há a necessidade de mexer constantemente o mosto.

Isso além de causar perda de calor, deixa o mosto mais "grudento"...

Na mostura, chega-se na temperatura alvo, tampa-se a panela e aguarda 1,5 horas...

Mexer e/ou corrigir temperatura fará pouca diferença no resultado final...

Tem um post fixo do Guenter onde ele explica essa questão da correção de temperatura...
 
Eu acho muito legal esses projetos, mas não há a necessidade de mexer constantemente o mosto.

Isso além de causar perda de calor, deixa o mosto mais "grudento"...

Na mostura, chega-se na temperatura alvo, tampa-se a panela e aguarda 1,5 horas...

Mexer e/ou corrigir temperatura fará pouca diferença no resultado final...

Tem um post fixo do Guenter onde ele explica essa questão da correção de temperatura...

Discordo um pouco.
Primeiro porque estamos falando de equipamentos caseiros que perdem muito calor. Uma panela parada 1 hora e meia deve baixar entre 5 e 8 graus e isso em muitos casos já foge da rampa que você pretende trabalhar.
Outra questão é a eficiência e outra ainda é homogenizar a temperatura na panela, pois parando o movimento você vai ter um fundo quente e uma superfície morna ...
É claro que você desliga ou diminui o movimento em determinados momentos. Por isso uso potenciômetro.
Já fiz muitas cervejas das duas formas e posso afirmar que movimentar o bagaço durante as rampas é mais saudável para um mosto mais rico.

Abraço.
 
Discordo um pouco.
Primeiro porque estamos falando de equipamentos caseiros que perdem muito calor. Uma panela parada 1 hora e meia deve baixar entre 5 e 8 graus e isso em muitos casos já foge da rampa que você pretende trabalhar.
Outra questão é a eficiência e outra ainda é homogenizar a temperatura na panela, pois parando o movimento você vai ter um fundo quente e uma superfície morna ...
É claro que você desliga ou diminui o movimento em determinados momentos. Por isso uso potenciômetro.
Já fiz muitas cervejas das duas formas e posso afirmar que movimentar o bagaço durante as rampas é mais saudável para um mosto mais rico.

Abraço.

Minha panela (alumínio nº 50), tampada, mantém a temperatura (as vezes cai 1ºC) durante 60min de mosturação.
 
Minha panela (alumínio nº 50), tampada, mantém a temperatura (as vezes cai 1ºC) durante 60min de mosturação.

A minha em uma hora e meia perde de 1ºC a 3ºC.

Mas isso não faz, ou faz pouquíssima diferença no resultado final...

Ficar mexendo o mosto só prejudica a lavagem, por desfazer a cama de grãos e por deixar o mosto mais "grudento".
 
Discordo um pouco.
Primeiro porque estamos falando de equipamentos caseiros que perdem muito calor. Uma panela parada 1 hora e meia deve baixar entre 5 e 8 graus e isso em muitos casos já foge da rampa que você pretende trabalhar.
Outra questão é a eficiência e outra ainda é homogenizar a temperatura na panela, pois parando o movimento você vai ter um fundo quente e uma superfície morna ...
É claro que você desliga ou diminui o movimento em determinados momentos. Por isso uso potenciômetro.
Já fiz muitas cervejas das duas formas e posso afirmar que movimentar o bagaço durante as rampas é mais saudável para um mosto mais rico.

Abraço.

A sacarificação ocorre entre 60ºC e 72ºC, sendo considerado como uma extração mais eficiente, a temperatura de 67ºC...

A perda de calor em 1,5 horas ocorre e pode variar. (no meu caso varia entre 1ºC a 3ºC, somente)...lembrando que mantenho minha panela sempre fechada...

A própria massa de malte, com a casca já funciona como um isolante térmico natural...Obviamente nas extremidades da panela, a temperatura vai estar um pouco abaixo, se comparado ao centro da panela.

O que eu faço e tenho tido sucesso em todas as minhas levas é: Subir a temperatura pra onde quero, normalmente 67ºC, fecho a tampa e vou deitar na rede esperar o mosto ficar pronto...kkk

No fim das contas qd volto, geralmente a temperatura está a 65ºC

A maioria do tempo o mosto fica nos 67ºC e no fim da mostura, o que sobrar de açúcares, será convertido mais pela beta do que pela alfa-amilase...mas isso não faz ou faz uma diferença imperceptivel...

Recomendo que você experimente fazer dessa forma e verá o que estou dizendo ;)

O que seria um mosto mais rico???
 
Mais uma aula do @Guenther e tenho notado cada vez mais que o principal ponto pra fazer cerveja é a sanitização e a fermentação. O restante é menos critico.}
Abs.
 
Discordo um pouco.
Primeiro porque estamos falando de equipamentos caseiros que perdem muito calor. Uma panela parada 1 hora e meia deve baixar entre 5 e 8 graus e isso em muitos casos já foge da rampa que você pretende trabalhar.
Outra questão é a eficiência e outra ainda é homogenizar a temperatura na panela, pois parando o movimento você vai ter um fundo quente e uma superfície morna ...
É claro que você desliga ou diminui o movimento em determinados momentos. Por isso uso potenciômetro.
Já fiz muitas cervejas das duas formas e posso afirmar que movimentar o bagaço durante as rampas é mais saudável para um mosto mais rico.

Abraço.
A seguinte frase em que diz "posso afirmar que movimentar o bagaço durante as rampas é mais saudável para um mosto mais rico", em resumo, está errada.

A frase que vc disse basicamente quer dizer que você com seus equipamentos, com sua experiência e habilidade, consegue mosto mais rico com um tipo de equipamento.

Ou seja, não é porque vc não consegue algo, que os outros não conseguem. :)

Qualquer tipo de equipamento pode ter eficiência alta.... cabe o cervejeiro usar o que lhe agrada mais.
 
A seguinte frase em que diz "posso afirmar que movimentar o bagaço durante as rampas é mais saudável para um mosto mais rico", em resumo, está errada.

A frase que vc disse basicamente quer dizer que você com seus equipamentos, com sua experiência e habilidade, consegue mosto mais rico com um tipo de equipamento.

Ou seja, não é porque vc não consegue algo, que os outros não conseguem. :)

Qualquer tipo de equipamento pode ter eficiência alta.... cabe o cervejeiro usar o que lhe agrada mais.

Isso significa dizer que toda a indústria cervejeira está completamente errada, que as panelas não precisariam tem os misturadores?
Que os fabricantes de panelas elétricas estão completamente errados, que as panelas não precisariam ter as bombas recirculadoras?
Se vocês leram meu post eu falo que " em alguns momentos " desligo o motor em outros deixo ele "na lenta". Noto uma eficiência maior quando movimento o mosto entre as rampas e mesmo dentro de uma mesma rampa, sempre dou uma movimentada para homogenizar a temperatura da água.
É claro que é possível fazer cerveja deixando a cama de grãos parada " e ir dormir na rede" e é claro que eu consigo fazer mexendo porque eu faço assim e funciona.
Nem por isso estamos todos errados ou todos completamente certos.
Para encerrar a minha contribuição aqui e para não estender a discussão.
Melhorei minha cerveja com o motor, diminuí meu esforço para brassar, nunca tive problema com a lavagem e com entupimento depois que consegui equilibrar uma boa moagem com uma boa estratégia de uso do motor.

Fui até perguntar para os cervejeiros profissionais (conversa colada do whatsapp):

Ronaldo Dutra - Cervejaria UNIKA ( tribloco )
" [13:24, 27/10/2016]*Ronaldo Bruxa:*Sempre mexendo
[13:24, 27/10/2016]*Ronaldo Bruxa:*Até o fim
[13:25, 27/10/2016]*Ronaldo Bruxa:*Homogeinizando"

James Jimenez - Cervejaria Sunset ( quadribloco )
[13:07, 27/10/2016]*James Jimenez:*Gira direto. Só que controlo a rotação. Muito rápido vai dificultar a conversão. Na subida de rampas aumento a rotação pra homogeneizar e precaver de grudar nas cintas de aquecimento o malte.

Paulo Bozeto - Cervejaria Porto do Malte (SingleVasel - 500 litros Elétrica )
[13:20, 27/10/2016]*Paulo Bozzetto PortoMalte:*É possível programar as paradas/rampas ou, dar 'pause' em qualquer momento que queira parar. Eu deixo sempre recirculando e controlo a velocidade.

Abraços.
 
Isso significa dizer que toda a indústria cervejeira está completamente errada, que as panelas não precisariam tem os misturadores?
Que os fabricantes de panelas elétricas estão completamente errados, que as panelas não precisariam ter as bombas recirculadoras?
Se vocês leram meu post eu falo que " em alguns momentos " desligo o motor em outros deixo ele "na lenta". Noto uma eficiência maior quando movimento o mosto entre as rampas e mesmo dentro de uma mesma rampa, sempre dou uma movimentada para homogenizar a temperatura da água.
É claro que é possível fazer cerveja deixando a cama de grãos parada " e ir dormir na rede" e é claro que eu consigo fazer mexendo porque eu faço assim e funciona.
Nem por isso estamos todos errados ou todos completamente certos.
Para encerrar a minha contribuição aqui e para não estender a discussão.
Melhorei minha cerveja com o motor, diminuí meu esforço para brassar, nunca tive problema com a lavagem e com entupimento depois que consegui equilibrar uma boa moagem com uma boa estratégia de uso do motor.

Abraços.
@Xagner.... estamos entre amigos aqui... que ignorância é essa?

"Isso significa dizer que toda a indústria cervejeira está completamente errada"

Calma cara! Aí você está sendo completamente 8 ou 80... parece estar se irritando só porque deram uma opinião diferente da tua.

Vamos com calma.

É preciso entender que uma coisa é objetivo de industria, outra coisa é objetivo de um cervejeiro caseiro. Industria precisa de "altíssima" precisão para ter uma repetibilidade igualmente alta, pois variações mínimas pode fazer uma diferença de milhões. Se na industria tiver diferença grande de variação de um dia pro outro, isso faz a cerveja variar a densidade em 0,2%. Pra industria isso é um absurdo... pra nós, não é nada.

A questão aqui é que no outro post vc foi categórico... dizendo "posso afirmar que agitação gera um mosto mais rico", como se estivesse dizendo que isso é sempre melhor e ponto, e isso está errado no geral. Pode ser assim pra vc, na sua casa.

Se quiser entrar no assunto industria e equipamento avançado, não tenho problema nenhum pois é uma das coisas que mais estudo e sou apaixonado por equipamentos..... posso te explicar exatamente pq equipamentos grandes usam agitação e não recirculação, o motivo de terem mais panelas, as especificações técnicas em termos de altura de grão e altura de fundo falso segundo o livro Kunze, um dos melhores do mundo em equipamentos, panela de filtragem em formato de biscoito.... etc etc etc.

Uma das principais coisas que aprendi até hoje conforme fui estudando a industria e livros técnicos sobre equipamentos de grande porte, é o seguinte: não é porque a industria faz algo, que aquilo é sempre o melhor em termos de técnica, mas pode ser o melhor em termos de PRODUTIVIDADE, não necessariamente qualidade ou até em certos casos eficiência.

Abraço,
 
Isso significa dizer que toda a indústria cervejeira está completamente errada, que as panelas não precisariam tem os misturadores?
Que os fabricantes de panelas elétricas estão completamente errados, que as panelas não precisariam ter as bombas recirculadoras?
Se vocês leram meu post eu falo que " em alguns momentos " desligo o motor em outros deixo ele "na lenta". Noto uma eficiência maior quando movimento o mosto entre as rampas e mesmo dentro de uma mesma rampa, sempre dou uma movimentada para homogenizar a temperatura da água.
É claro que é possível fazer cerveja deixando a cama de grãos parada " e ir dormir na rede" e é claro que eu consigo fazer mexendo porque eu faço assim e funciona.
Nem por isso estamos todos errados ou todos completamente certos.
Para encerrar a minha contribuição aqui e para não estender a discussão.
Melhorei minha cerveja com o motor, diminuí meu esforço para brassar, nunca tive problema com a lavagem e com entupimento depois que consegui equilibrar uma boa moagem com uma boa estratégia de uso do motor.

Abraços.

Amigo...cervejaria é uma coisa, homebrew é outra...

Se não tivesse o rotacionador nas cervejarias como o pessoal ia homogenizar e desfazer os grumos de maltes que se formam ao adicionar o malte na água? Eles teriam que entrar dentro da tina ou ter uma baita força de braço para misturar...

O seu projeto é bacana, mas foi desenvolvido para resolver um problema que ao meu ver não existe em pequenas escalas de produção, de até sei lá uns 100 litros...

É como misturar o Nescau no leite com uma batedeira...não tem a necessidade, pois o simples uso de uma colher já nos faz atingir o objetivo que é fazer a mistura...Usar a batedeira vai ser melhor? Provavelmente, sim, mas vale o custo x benefício? Com certeza não...

Se você nunca comparou na prática os benefícios, apenas te convido a tentar comparar...

Eu tenho uma ideia parecida com relação a chiller de resfriamento, porém nesse caso o chiller de placas tem uma baita eficiência.

Comparo o Chiller de Imersão com o de Placas.

O de Placas resfria muito mais rápido, porém dá um puta trampo pra lavar, sanitizar, além de gastar mais água e ainda ser MUITO mais caro...

Não estou aqui para apontar oq é certo ou errado...A minha opinião apenas é que você está usando um canhão para matar rolinha...só isso...
 

Latest posts

Back
Top