Mistura de Fermentos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

thiagotaf

Member
Joined
Nov 6, 2014
Messages
14
Reaction score
0
Pessoal, pretendo usar 2 tipos de leveduras diferentes para fermentar uma Pilsner, um W-34 e um S-23, por não ter outros disponíveis no momento. Terei algum problema ao fazer isso?
 
Pessoal, pretendo usar 2 tipos de leveduras diferentes para fermentar uma Pilsner, um W-34 e um S-23, por não ter outros disponíveis no momento. Terei algum problema ao fazer isso?

A princípio não, como vc estará inoculando os dois ao mesmo tempo, apenas terá uma mistura das características de ambos.
 
Estou afim de brassar uma kolsch e achei interessante uma receita que vi no blog do Daniel Bode, onde ele usa 1pct de S04 e 1pct de US-05. É uma boa ideia ou existem cepas (de fermento seco) melhores pra uma kolsch? Alguém acostumado a brassar o estilo pode me dar umas dicas? :)
 
Estou afim de brassar uma kolsch e achei interessante uma receita que vi no blog do Daniel Bode, onde ele usa 1pct de S04 e 1pct de US-05. É uma boa ideia ou existem cepas (de fermento seco) melhores pra uma kolsch? Alguém acostumado a brassar o estilo pode me dar umas dicas? :)

Não tenho muita experiência com o estilo, mas S04 produz caracteristicas muito diferentes das indicadas pro estilo. Por ser uma cepa pra cerveja inglesa, produz um nível moderado de ésteres e tem baixa atenuação. As Kolsch devem ter perfil neutro e ser relativamente secas, bem atenuadas... O US-05, ainda que não seja a cepa realmente própria do estilo, produz características semelhantes... Se fosse usar fermento seco iria com esse apenas.

Abraço
 
Cara, na minha opinião, mesmo sendo uma dica do Bode, acho uma furada. Se fossem dois fermentos completamente diferentes e que fossem dar cada um sua característica BEM distinta, ok, mas nesse caso... S-04 e US-05, eu não vejo sentido algum.

Kölsch é caraterizada por ser uma mistura de Ale e Lager, por usar fermento Ale em baixa temperatura, atenuar bem, poucos frutados, etc, que muitos até dizem ser uma cerveja híbrida.

Qual levedura Ale que se adequa em tudo isso e se quiser pode fermentar em temperaturas de Lager?

Nottingham.

Usando um fermento, tua repetibilidade vai ser muito melhor.

Abraço,
 
Eu tenho a impressão de que quando se usa uma levedura neutra em conjunto com outra mais expressiva, o resultado é muito semelhante ao que seria obtido usando somente a segunda (desde que as duas trabalhem em velocidades semelhantes, é claro).

Eu nunca fiz o teste, mas já vi uma experiência de um lote de Weiss que foi dividido em dois fermentadores, sendo que um deles foi inoculado com 2 envelopes de WB06 e outro com 1 de WB06 e 1 de US05. O resultado foi que as duas cervejas saíram praticamente idênticas.

Acho que tem um artigo com um experimento semelhante na BYO ou Brewing Techniques, mas não consegui localizar de imediato.
 
Gosto muito da Kolsch. Já fiz algumas vezes. A última usei o US-05 em temperatura bem baixa. 17º e gostei muito. Ainda quero conseguir o próprio fermento Kolsch da Wite Labs, mas tá difícil. Já usei o da Dr Yeast e tive que colocar minha leva fora (20 lts) pois segui o indicado na embalagem e inoculei direto sem starter. Maior furada.
 
OI

Entao se eu fizer uma receita com malte pilsen, lupulo magnum com lupulo tradition e mais o nothingham vou ter uma kolsch e nao uma pilsner?

Então minha primeira e segunda leva são essas e nem sabia.

Estudar mais....

Obrigado.
 
Back
Top