Mini kegs de 5 litros

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Galera, o melhor mesmo é comprar Keg de 5 litros de Itaipava Trigo, 55,00, beber a cerveja e reaproveitar o keg.

Foi assim que fiz.

Baratovysk
 
@lisca, acho que da, porém deve precisar de alguma gambiarra e muito cuidado, pois a pressão máxima suportada no mini keg é 2, 5.
 
Galera, o melhor mesmo é comprar Keg de 5 litros de Itaipava Trigo, 55,00, beber a cerveja e reaproveitar o keg.

Foi assim que fiz.

Baratovysk
Justamente era essa a minha ideia, mais aqui no RJ não acho em lugar nenhum, ten alguma dica de onde consigo compra-lo?
 
ja li num grupo na facebook que esses kegs nem funcionam muito bem, a cerveja fica choca de um dia pro outro... mesmo com esses sistemas de extração que usam gás.
 
(relatando minha experiência, apesar de estar no segundo barrilete ainda)

Cara pra mim está ficando sem gás rapidinho mesmo, estou meio chateado. Uso uma extratora com cartucho de CO2, BeerKing. Estou melhorando a "técnica", agora parece que está mantendo a pressão, sem vazamentos, mas ainda perde a carbonatação...

Pelo que entendi, como a pressão de serviço é bem menor que a pressão de equilíbrio (igual à pressão que fica no headspace das garrafas fechadas, medida no manômetro) inevitavelmente a cerveja vai perder CO2 pro headspace. Como nunca usei postmix não sei se é bem assim que funciona, então se alguém souber por favor me corrija.

Bom, eu ando tomando sem gás, mas não era o que eu esperava. Eu queria deixar na geladeira pra tomar ao longo de um par de semanas. Mas se continuar assim os mini-kegs vão ficar pra eventos só, pra tomar em um dia... aí seria vantagem comprar com torneira e sem extratora.

Se eu mudar de ideia farei um novo relato! Abraço.
 
Valtert, da extratora vc não consegue adicionar co2 para equilibrar a preção interna de forma q a cerveja não perca a carbonatação??
 
Os feedbacks estão sendo ótimos pois estou decidindo pela compra ou não do barril mais a extratora ...
 
Sim, a extratora vai um cartucho de 16g, não tem manômetro mas dá pra ir abrindo a válvula e ouvir quando o gás sai do cartucho. Parece que quanto menos tem no cartucho, mais tem que abrir pra sair.

O problema é que 16g é bem pouco, é o suficiente pra extrair, não sei se daria pra manter a pressão sempre alta o suficiente pra não perder a carbonatação. Estou experimentando ainda, se eu encontrar um jeito aceitável de usar eu compartilho :mug:
 
Ok vlw! Estou decidindo ainda mais provavelmente irei comprar um kit desses semana q vem... estou penssando em pegar pelo Lamas
 
Ok Thiago, nada muito dificil de se fazer tambem, porem o custo dele sai un pouco alto, 200 reais com a extratora
 
Ok Thiago, nada muito dificil de se fazer tambem, porem o custo dele sai un pouco alto, 200 reais com a extratora

Mas é reutilizável, só tendo o custo do gás a cada envasada!
é mais barato que um keg tradicional, mas não conserva a cerveja tão bem.
outra vantagem é que é muito mais fácil de transportar.
 
http://www.morebeer.com/products/tapadraft-homebrew-setup.html

8639.jpg
 
Só pra ilustrar, comprei um barril da Kaiser que é fabricada e envasada na fábrica da Heineken da Holanda.
Depois de beber toda a cerveja, claro, resolvi abrir o barria pra ver se seria possível reaproveitar.

1. O barril é PET e não metal
2. Como a saída é por cima, já fica claro que deve haver um meio de injetar CO2, bem como os barris da Heineken, para retirada do líquido.
3. Não vejo como nem se vale a pena aproveitar. Mas quem quiser tentar...

Algumas fotos do barril:
 

Attachments

  • 20150225_082227.png
    20150225_082227.png
    293 KB · Views: 205
  • 20150225_082236.png
    20150225_082236.png
    286.7 KB · Views: 189
  • 20150225_082244.png
    20150225_082244.png
    267.9 KB · Views: 195
  • 20150225_082611.png
    20150225_082611.png
    263.9 KB · Views: 194
  • 20150225_082623.png
    20150225_082623.png
    261.8 KB · Views: 215
mais algumas:
 

Attachments

  • 20150225_082902.png
    20150225_082902.png
    258.2 KB · Views: 231
  • 20150225_082920.png
    20150225_082920.png
    303.9 KB · Views: 230
  • 20150225_083000.png
    20150225_083000.png
    316.3 KB · Views: 242
Legal @luizoliveira! Tem como medir o tamanho do furo da última foto do primeiro post? O furo daquela peça plástica transparente. Valeu!
 
Diâmetro interno: 25mm
Diâmetro Externo: 60mm

Se for tirar as peças internas ela deve ser retirada antes e como é colada, ela quebra ao forçar.
 
Boa tarde, garimpando no AliExpress encontrei a válvula PARTY-STAR muito mais em conta que na WE.

Quem tiver interesse segue o link, acabei de pedir uma, agora é aguardar.


http://pt.aliexpress.com/item/CO2-Keg-Charger-Homebrewing-New/32217994758.html

Chegou o seu produto? funciona bem?

Não tem mais disponível neste link... alguem sabe de outro modelo mais em conta, mesmo nos EUA com o valor do dolar fica em torno de R$200...

no www.brewmarket.com.br tem mini kegs por R$25
 
Chegou ok, não foi taxada. O cartucho de co2 da we nao vedou bem nela e o co2 escapava, resolvi o problema com um pedacinho de mangueira de silicone, agora está perfeita.
 
Continuando o relato. Nesse último barrilete deu tudo certo. Sem vazamentos, o truque foi girar a válvula pra que o tubo sifão "se assente" melhor na borracha. Usei 7g/L para o priming e consegui extrair mais ou menos meio barrilete sem usar CO2. Claro, espumava bastante, mesmo servindo bem devagar, mas tudo bem, em instantes ficava no ponto pra tomar. Espuma bem cremosa, por sinal. O barrilete está bem no fim e ainda sobrou CO2. Enfim, fiz as pazes com os mini-kegs, estou bem satisfeito!
 
Q bom Valtert, o meu barril chega essa semana, ai fica faltando a valvula, pra começar minhas experiencias, mas q bom q deu certo, e este truque de virar a haste para assentar funciona de verdade....
 
Existe alguma forma de remover o party star do mini keg antes de acabar a cerveja e preservar a carbonatação? Para economizar espaço na geladeira
 
@Andreguetti acho que a carbonatação vai sendo perdida com o tempo sempre que a pressão no espaço vazio do barril for menor que a pressão "de equilibrio" (pressão que mostraria no manômetro, sempre considerando a temperatura da geladeira).

Como essa pressão de equilíbrio é maior que a pressão de serviço vai acontecer o seguinte: logo que encaixar a extratora vai estar na pressão de equilíbrio, vai ser difícil de servir pois vai espumar bastante, mas não vai perder carbonatação. Quando começar a ficar bom pra servir vai começar a perder mais carbonatação. Quando precisar abrir o CO2 pra servir aí sim vai estar perdendo mais carbonatação ainda.

Então se tirar a extratora, já imagina né...

Bom, isso é inferência minha com base no que li (aqui e outras fontes), na minha observação, e no meu conhecimento limitado de física. Se tiver alguma besteira espero que alguém corrija.

Abraço!
 
Pessoal,

O Brewmarket é confiável? To de saco cheio de esperar a WE voltar a fornecer os tampões de borracha (c/ e s/ alívio)... estou com 4 mini kegs e 1 party star parados por não ter os malditos tampões...
 
Valtert,

7gr/L foi seguro? Quantos dias de carbonatação? Quanto de headspace você deixou?
O que usou para sanitizar? Sei que não é aconselhável usar agua fervente e nem acido peracetico, então estou pensando em usar alcool 70 ou iodophor...
 
O fabricante especifica que o mini-keg aguenta no máximo 2 bar. Calculando, a pressão interna vai depender da temperatura. No link [1] você pode calcular a pressão usada pra carbonatação forçada em uma determinada temperatura, é pra ser igual à pressão que resta no headspace após o priming... Usando 30 graus, com 2.0 volumes de CO2 obtemos 29 psi, que dá 2 bar. Então teoricamente não daria pra carbonatar com mais de 2 vol no mini-keg se ele for ficar em temperatura ambiente que pode chegar a 30 graus. Usando o link [2] você pode calcular a carbonatação de 2 vol dependendo da temperatura da cerveja, e ali explica qual temperatura usar, eu vou supor 25 graus como temperatura de descanso do diacetil para uma ale. Com isso vou precisar 5g/L pra obter 2 vol. Então teoricamente o máximo pro mini-keg seria 5g/L.

[1] http://www.brewersfriend.com/keg-carbonation-calculator/
[2] http://www.brewersfriend.com/beer-priming-calculator/

No meu caso usei 7g/L e não deu nada errado. Pra mim na garrafa passa pouco de 2 bar com 7g/L, mas isso é o que acontece pra mim. É, não bate com o cálculo, por isso que empiricamente resolvi usar 7g/L no mini-keg.

Sobre o headspace eu procurei seguir a recomendação de 4.5 a 4.7L mas não encontrei uma boa forma de medir, então foi meio no olho.

Pra sanitizar usei iodofor, acho que é o mais seguro, pois não resseca como o álcool. Depois de usar o barrilete enxaguei bem com água e coloquei um pouco de iodo e fechei. Em alguns ficou um cheiro azedo e umas formações no fundo que parecem fungos. Até hoje não encontrei nenhuma informação de como guardar os mini-kegs vazios depois de usar, já que é impossível secar totalmente... Se alguem puder contribuir, por favor o faça.
 
Valter, uma dica de um conhecido meu para garantir alguma "longevidade" para esses kegs é... mantê-los cheios, senão é bem provável que resseque, contamine, etc. Ou seja, terminou a cerveja, tentar reutilizá-los o mais breve possível. Claro que fazer todo o processo de limpeza, sanitização e etecéteras. Estou com um keg zerado aqui e só vou usá-lo quando estiver com mais uma leva para envasar assim que esvaziar. Eu vou tentar fazer dessa forma.
:mug:
 
Obrigado Machado! Também já ouvi essa recomendação, mas é difícil sincronizar as coisas. Vou tentar guardar cheio de água fervida com iodo e álcool, vamos ver o que dá! Depois relato aqui.
 
Pessoal,

O Brewmarket é confiável? To de saco cheio de esperar a WE voltar a fornecer os tampões de borracha (c/ e s/ alívio)... estou com 4 mini kegs e 1 party star parados por não ter os malditos tampões...


A WE recolocou os tampões a venda no site, recebi email no ultimo fim de semana.

Abs
 
@valter, outra dica que me deram é que após vazio, os kegs devem ser higienizados e enchidos com ÁGUA SEM CLORO, podendo ser da torneira préviamente fervida.
Tudo para não ressecar o interior. Vou testar o meu minikeg com uma wit que está a caminho.
:mug:
 
Encontrei duas válvulas de extração no mercado, a beerking 2000 e a party-star, alguém sabe me falar a diferença delas? Pelo q vi parece q a party star é inox e a beerking é plástico. Mais alguma diferença? Qualidade muito superior?

Vlw galera
 
Depois de servido a primeira vez a torneira não volta para posição normal (para dentro do mini keg) ?
Devido a pressão minha torneira fica sempre esticada !
 
Encontrei duas válvulas de extração no mercado, a beerking 2000 e a party-star, alguém sabe me falar a diferença delas? Pelo q vi parece q a party star é inox e a beerking é plástico. Mais alguma diferença? Qualidade muito superior?

Vlw galera
A diferença básica é isso mesmo que você disse, uma é melhor acabada e mais bonita que a outra. Mas no geral, são igualmente eficientes. Pelo preço, comprei a BeerKing 2000 e não me arrependo.
 
Back
Top