Mini Biab com aquecimento elétrico

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Diego1

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
68
Reaction score
5
Buenas, moçada!

Devido a falta de espaço to reduzindo o tamanho do equipamento aqui. Sempre fiz 20l, tinha projeto pra passar pra 80l (inclusive comprei as panelas) mas agora preciso partir pra algo menor e mais prático.

Comprei um caldeirão de alumínio de 12l e pretendo fazer biab nela (receitas de 5l finais de cerveja).
Vou fazer o grain bag de voile e pretendo usar um escorredor de macarrão de inox pra apoiar o grain bag e ele não encostar no fundo da panela (tipo um fundo falso).

Quero usar resistência elétrica pra facilitar o processo e queria pedir a opinião e ajuda do pessoal que manja de elétricidade sobre que resistência e relé comprar, preferencialmente 110v, pois moro em local alugado o q dificulta a instalação de rede 220v.

Obrigado!
 
Vou acompanhar o tópico pois também pretendo colocar resistência numa panela que eu comprei (ainda está a caminho) do tipo passa massa para fazer BIAB.
Atualmente faço BIAB numa espagueteira com 5 litros finais. Na nova panela acho que vou conseguir fazer 10 litros finais e quero instalar inicialmente a resistência e depois o controlador de temperatura.
 
Pois é fabianoccc, pelo que pesquisei aqui no fórum e nas listas de email e blogs, uma resistência tubular de imersão, em inox, de 1000W seria o adequado para ferver 10L de mosto. O controlador eu pretendo usar um Tic17 ou Coel TLZ12 para controlar a resistência. Ma eu precisaria que essa resistência fosse 110v e não os 220v que geralmente o pessoal utiliza e ai que o bicho pega. Não sei qual relé usar e nem se daria pra ligar numa tomada normal ou se precisaria de uma específica.
 
Diego, se vc usar uma resistência de 1000w em uma rede 110v, vc terá 9,1 amperes (1000/110=9,1), isso qualquer tomada normal de 10A aguenta.

O TIC17 toca até 16A, então, vc não precisaria de nenhum outro rele.

Seria só ligar o TIC na resistência e botar pra funcionar.
 
Valeu Rodrigo! Muito obrigado pelo esclarecimento cara. Vou atrás da resistência agora. Só instalar a resistência na panela e boa? Ou é preciso fazer algum isolamento?
 
Diego, acabei esquecendo de falar que também é importante aterrar a panela para não correr riscos de choques. Veja com um eletricista a melhor forma de aterrar na sua casa.

Com relação a isolamento térmico na panela, ele ajudaria a reduzir a quantidade com que a resistência liga durante a brassagem, pois, perderia menos calor durante o processo. Isso ajudaria a economizar um pouco de energia elétrica. Mas ele não é obrigatório.
 
Hehehe, escrevi errado, era aterramento e não isolamento.
Essas resistências são instaladas na panela igual à válvula/torneira? Tipo, fazendo um furo e usando flanges metálicas e anéis de silicone para vedação?
Eu queria mesmo em vez de uma resistência tubular, uma que fosse tipo uma cinta que eu pudesse por em volta do escorredor de macarrão que vai no fundo da panela pra evitar que o saco de voile fique encostando na resistência. Será que acho dessas de imersão nesse formato? Se não achar ou for muito cara vou ter que deixar o escorredores apoiado sobre a resistência tubular mesmo. Isso me trará algum problema será?

Obrigado, novamente!
 
vc diz tipo assim?
23924d1302624151-speidel-braumeister-brewmaster-dsc_0766.jpg


No mercado livre tem umas lojas que fazem as resistências de acordo com a necessidade do cliente, no material, tamanho e formato que vc precisar.
 
Será que consigo mandar fazer uma resistência sobre borda, que a aste não tenha aquecimento, tendo resistência só na parte circular?
 
Vou ficar atento ao post, tenho interesse nesse processo de resistência, principalmente pras minhas levas iniciais de 10L.
 
Machado, tu já tem a panela? Qual tamanho da que vai usar?
Diego, tenho 3 caldeirões na verdade, dois de 32 e um de 22.
Só fiz duas brassagens até agora de 10L cada, no processo mais básico, uma com rampa/escala de temperatura e outra com temperatura regular a 68º,
pra ver com ficaria cada uma.
Eu tenho a intenção de partir pra brassagens de 20L, e como acho bom ter uma folga, usaria o aquecedor numa das panelas de 32L.
:mug:
 
Legal, Machado, mas se tem as panelas grandes pq não monta um sistema herms com resistências?
 
Diego, seria perfeito mas sou bem tacanho quanto ao manuseio desses equipamentos, por isso tenho consultado os fóruns, rs.

Tu indicaria alguma resistência produto específico? Fornecedor, onde achar?
:mug:
 
Machado, eu comprei minha resistência da Alessandra da A. Morato. Ela foi muito prestativa e ajudou na escolha da resistência. Eles fabricam a resistência do seu gosto! O email dela é [email protected]
 
Desculpa a demora na resposta, Machado! Eu to vendo na Casa das Resistências, que fica em Curitiba mesmo... O cara disse q se eu levar a panela lá ele instala a resistência pra mim.
 
Beleza, Diego, toda dica é bem vinda. Depois relata pra nós sobre orçamento e detalhes.
:mug:
 
Machado, eu comprei minha resistência da Alessandra da A. Morato. Ela foi muito prestativa e ajudou na escolha da resistência. Eles fabricam a resistência do seu gosto! O email dela é [email protected]

Leo, mandei o email logo após a tua dica mas não obtive resposta até agora. Por acaso existe algum número para contato direto com a vendedora / empresa? :mug:
 
Machado, tudo bem? Segue todos os dados da Alessandra que tenho!!!
abraço.

Alessandra Morato
Ger. Comercial e Administrativo
Fixo: (15) 3023-2016
Vivo: (15) 99705-3509
Vivo: (15) 99755-3509
Tim: (15) 98110-8739
Nextel: (15) 7814-5906
ID: 959*12361
Skypename: a.morato.me
 
Beleza, Leo, obrigado novamente.
Época de férias é isso aí.
Mas agora vai.
:mug:
 
Pessoal,

tenho um contato de resistências em SP. A empresa chama ASTRE, contato: Mário, tel: 11 2955-7802

Sempre trabalhei com eles e fui super bem atendido...não é jabá ok ? é somente um fornecedor habitual meu.

Se possível mandem um croqui (desenho na mão mesmo) do que precisam, com potência, tensão e ÁREA FRIA, pois vi gente comentando que necessita que a resistência não tenha aquecimento em certo ponto...

Abraço
 
Gasparetto, fórum é pra isso mesmo, valeu por mais essa dica.
Como estou com dois caldeirões, vou pensar seriamente em instalar resistência em um deles.
:mug:
 
Revivendo o tópico. Não achei em Curitiba uma resistência de 1000w 127v nem uma de 3000w 220v. Achei 2500w 220v e 1500w 127v. Acho q vou optar pela de 220v mesmo. Fervura mais amena. Achei por 40 barões aqui em Curitiba.
 
Tem empresas que fazem e mandam por correio... faz do tamanho exato que você precisa, com potência e voltagem tbm..
 
Por curiosidade, vejo bastante sistemas americanos usando caixas térmicas (coolers), talvez ignorância minha, mas
será que teria como usar uma resistência elétrica , com fundo falso e tudo dentro de um cooler destes ??
 
Faço levas de 5 litros com BIAB, em uma panela de 12,5l. Apartamento pequeno...

Uso um ebulidor (mergulhão ou rabo quente) de 1200W que me custou menos de 30 Temers.
A fervura é bem vigorosa, tô bem satisfeito.
 
Back
Top