Minha Receita Vanilla Stout - Opiniões

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Roger2

Active Member
Joined
Jan 11, 2017
Messages
28
Reaction score
6
Boa Galera!

Segue receita da minha Vanilla Stout... Opiniões / sugestões e críticas são sempre bem vindas!

Segunda-Feira (13/03*2017) ela vai para o Cold Crash...

Maltes
-------
4,5 kg Pale Ale
1,5 kg Crystal Dark
0,6 kg Malte Chocolate
0,3 kg Malte de Trigo

Lupulos
---------
15g Nugget - 60 min (21,8 IBU)
1 Fava baunilha aberta e com suas sementes raspadas - 10 min
15g Kent Goldings - 05 min (1,8 IBU)
15g Kent Goldings - 00 min

Fermento
-----------
2 pacotes US04

Brassagem
------------
65C - 90 min
72C - 10 min

Fermentação / Maturação
-----------------------------
-> 16 C - 3 dias
-> Aumentei 1 C por dia até dar 25 C e manter por mais 3 dias
Obs -> quando bateu os 25 graus, inseri mais uma fava de baunilha aberta e com suas sementes raspadas no balde
-> Cold Crash 0C por 5 dias

Assim quer ficar pronta eu posto fotos e digo o que eu achei dessa cerva.

É isso cervejeiros(as).....

Keep Zappa... Kepping brewing !!!:mug:
 
Já pensou em adicionar a fava só no final da fermentação secundária?

Fiz isso numa saison que ficou espetacular.
 
Já pensou em adicionar a fava só no final da fermentação secundária?

Fiz isso numa saison que ficou espetacular.

Você quer dizer, não utilizar na fervura mas sim somente na fermentação secundária ??

Para 20 litros, quanto você utilizou ?

Ja agradeço sua valiosa opinião !!
 
Você quer dizer, não utilizar na fervura mas sim somente na fermentação secundária ??

Para 20 litros, quanto você utilizou ?

Ja agradeço sua valiosa opinião !!

Sim, somente na fermentação secundário.

Utilizei uns 20% do tamanho de uma fava...não pesei.

E minha opinião nem é valiosa não, rs...é só uma forma diferente de fazer.

Só tenha certeza de que a fava estava naquelas embalagens fechadas para não correr risco de contaminação.
 
Fiz uma Robust Porter a pouco tempo.

Usei uma fava inteira na fervura (10 min) para 25l.

depois coloquei uma fava em 100ml de vodka por 2 semanas. Adicionei 40ml da essência em 20l.

Ficou muito sutil a percepção da baunilha, até porque a cerveja ficou com muito corpo e sabores (tostado e chocolate) a ponto de que 7,5% de ABV não serem notados na degustação (só depois, quando se levanta da cadeira ou sofá).
 
Já não botei na fervura. Só me resta a maturação. Estou receoso de 1 fava ser demais para 20l

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
 
Já não botei na fervura. Só me resta a maturação. Estou receoso de 1 fava ser demais para 20l

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Faz uma essência com vodka, e teste em um copo com 0,5 ml ou menos de essencia e experimente
 
Eu utilizei 1 fava inteira a 15 minutos de fervura e mais uma outra fava inteira nos 5 ultimos dias de maturação.....

Não se percebe a baunilha...somente um leve dulçor. Eu queria um pouco mais do sabor da baunilha....

proxima vez colocarei as duas favas na maturação.
 
Eu usaria a baunilha no terço final da fermentação, mas é necessário o teste do grau final para chegar nesse 1/3 final.

Porque uso essa técnica?

> há levedura em atividade para consumir o açúcar da especiaria usada;
> há álcool no mosto e pH baixo, servem como uma proteção para evitar contaminação.

Cheers.
 
Eu usaria a baunilha no terço final da fermentação, mas é necessário o teste do grau final para chegar nesse 1/3 final.

Porque uso essa técnica?

> há levedura em atividade para consumir o açúcar da especiaria usada;
> há álcool no mosto e pH baixo, servem como uma proteção para evitar contaminação.

Cheers.
Tinha visto errado tua resposta...
Tens razão! :)
 
Galera
Mandei esta receita, apenas com 01 fermento e as favas na Fervura. Uma inteira nos 30m e outra no final.
Está com sabor maravilhoso, toque muito leve da Baunilha.
Na próxima oportunidade faço outra, apenas corrigindo que as Favas esqueci no trub da panela, na próxima elas vão para o Fermentador.
Ficou com 4.6%, gostei está bem leve, refrescante e seca como é o estilo.
 
Galera
Mandei esta receita, apenas com 01 fermento e as favas na Fervura. Uma inteira nos 30m e outra no final.
Está com sabor maravilhoso, toque muito leve da Baunilha.
Na próxima oportunidade faço outra, apenas corrigindo que as Favas esqueci no trub da panela, na próxima elas vão para o Fermentador.
Ficou com 4.6%, gostei está bem leve, refrescante e seca como é o estilo.

Boa Felipe !!! Valeu por compartilhar a experiência !!!
 
Back
Top