Minha primeira cerveja - Dúvida em levar p/ maturação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ollenot

Active Member
Joined
Nov 17, 2015
Messages
32
Reaction score
3
Bom dia, fiz minha primeira brassagem no feriado do dia 20... uma APA, especificamente a receita APA do Lamas para 5 litros.
Não usei a quantidade de água correta na lavagem. Cometi um erro de não ter feito o cálculo ideal (depois vi a conta básica do How to Brew).
E obviamente, o volume final vai ser abaixo do esperado, mas tudo bem.

OG inicial: 1100 (muito acima)
OG atual: 1055 (estou usando o refratometro, com a correção, fica em torno de uns 1028)

Nos primeiros dias fermentou bem e rápido, borbulhava todo minuto, aí ao passar dos dias a atividade parou já se passaram 10 dias, e desde o 5o dia está nessa gravidade de 1055.
O gosto está meio doce e alcoolico (acredito que normal pelo erro cometido), espero que saia cerveja, apesar do erro. O cheiro achei que está mais forte, mas está bebivel.

Gostaria de saber se já posso colocar na geladeira para maturação, pois tenho receio de ter sobrado açucar fermentavel e ter uma "bomba" em casa.

Fermento usado é o us 05 safale (li que ele aguenta até uns 12% de alcool) e a minha ta em torno de uns 9,5%.

Apesar dos erros, a experiência está sendo ótima.
A parte da fermentação parece um "tamagochi" que a gente tem que ficar cuidando todo dia, hehehe. :D

Agora só estou com esse receio de criar garrafas explosivas.
O priming será feito com as balas do Lamas, vou até tentar usar menos que uma balinha inteira, e colocar as garrafas em um local seguro para não machucar a gente e zuar o apto.

Muito obrigado.

Segue algumas fotos da brassagem.

12243492_10154720089948539_5078894355439596370_n.jpg


12243492_10154720089948539_5078894355439596370_n.jpg


Uma amostra de como está ficando (foi tirada no 2o dia de fermentação):

12294865_10154720090238539_5876610771424265394_n.jpg
 
Se parou de fermentar é pq a levedura não achou mais açúcar disponível pra usar, agora baixa uns 10 graus a temperatura por 2 semanas e depois deixa mais 4 dias a zero graus. Pode fazer o priming e engarrafar sem problemas
 
Tem controle de temperatura? Sobe p/ 23°C, acompanha por uns 3 dias. Se não atenuar mais, pode partir pra maturação.
Só tenha em mente, que essa grad. alcoólica pra uma APA é altíssima, pode ser que fique intragável. Mas não jogue fora sem antes experimentar. Abçs.
 
Tem controle de temperatura? Sobe p/ 23°C, acompanha por uns 3 dias. Se não atenuar mais, pode partir pra maturação.
Só tenha em mente, que essa grad. alcoólica pra uma APA é altíssima, pode ser que fique intragável. Mas não jogue fora sem antes experimentar. Abçs.

Não tenho como controlar não.

Ah sim, mas vou experimentar sim, até provei um pouco do mosto enquanto fermentava, está ok. Só perdeu as caracteristicas de uma APA.
 
Se parou de fermentar é pq a levedura não achou mais açúcar disponível pra usar, agora baixa uns 10 graus a temperatura por 2 semanas e depois deixa mais 4 dias a zero graus. Pode fazer o priming e engarrafar sem problemas

Obrigado, vou colocar para maturar então na geladeira por duas semanas.
 

Latest posts

Back
Top