migrando do envase em garrafas para o barril e carbonatação forçada.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fabiao

Member
Joined
Feb 8, 2017
Messages
12
Reaction score
2
bom dia
tenho certas duvidas de iniciante nesse quesito:
é algo simples, pesquisando não achei a respeito e resolvi fazer essa pergunta em um post.
pois bem, minha produção esta em torno de 50l, a 4 anos me aventuro nas brassagens e engarrafando todas, devido o trabalho que isso da estou pensando em partir para barris, carbonatação forçada, até fazer um keggerator...
primeira pergunta, cervejas comerciais essa que o pessoal compra para eventos, como colonia, brahma etc, elas vem ja com esse tratamento (carbonata) como leio que o pessoal faz com as artesanais? ou esse carbono é forçado apenas na hora do consumo? pergunto pois esses barris ficam no sol, em varias temperaturas e por dias, quando conetado não apresenta pressão (no pouco que entendo).

outra pergunta, minha ideia é ter 2 barris de 30l, nas levas de 55l, passar esses volume para os 2 barris, meu consumo é diário, media de 1l a 2l por dia, nao sei como proceder nesse caso com os barris, penso em fazer um keggerator, instalar o primeiro barril e consumir diariamente, mantendo pressão etc, mais não sei como proceder com o outro barril, ou restante da cerveja, daria para forçar a quantidade x para a temperatura nesse barril e deixar reservado quando quando for consumir ? ou apenas tirar o oxigênio residual com o co2 e o reservar?
 
bom dia
tenho certas duvidas de iniciante nesse quesito:
é algo simples, pesquisando não achei a respeito e resolvi fazer essa pergunta em um post.
pois bem, minha produção esta em torno de 50l, a 4 anos me aventuro nas brassagens e engarrafando todas, devido o trabalho que isso da estou pensando em partir para barris, carbonatação forçada, até fazer um keggerator...
primeira pergunta, cervejas comerciais essa que o pessoal compra para eventos, como colonia, brahma etc, elas vem ja com esse tratamento (carbonata) como leio que o pessoal faz com as artesanais? ou esse carbono é forçado apenas na hora do consumo? pergunto pois esses barris ficam no sol, em varias temperaturas e por dias, quando conetado não apresenta pressão (no pouco que entendo).
Sim elas ja vem carbonatadas, ja saem da fabrica com carbonatação no barril pronta para consumo, logico que ela também tem um tempo útil assim como as artesanais.

outra pergunta, minha ideia é ter 2 barris de 30l, nas levas de 55l, passar esses volume para os 2 barris, meu consumo é diário, media de 1l a 2l por dia, nao sei como proceder nesse caso com os barris, penso em fazer um kegerator, instalar o primeiro barril e consumir diariamente, mantendo pressão etc, mais não sei como proceder com o outro barril, ou restante da cerveja, daria para forçar a quantidade x para a temperatura nesse barril e deixar reservado quando quando for consumir ? ou apenas tirar o oxigênio residual com o co2 e o reservar?
Voce pode encher os 2 barris carbonatar os 2 barris procurando sempre deixar a pressão desejada no barril que vai ficar parado, por exemplo, você carbonatou com 2kg então sempre conferir e deixar essa pressão nele, e no outro que for consumir também, se sua pressão de retirada for menos que a pressão carbonatada, apos o consumo sempre procurar deixar com a pressão de carbonatação.
 
Voce pode encher os 2 barris carbonatar os 2 barris procurando sempre deixar a pressão desejada no barril que vai ficar parado, por exemplo, você carbonatou com 2kg então sempre conferir e deixar essa pressão nele, e no outro que for consumir também, se sua pressão de retirada for menos que a pressão carbonatada, apos o consumo sempre procurar deixar com a pressão de carbonatação.

no meu caso eu vou envasar as levas no barril apos a maturação no fermentador a 3 ou 4º, fazendo a carbonatação em ambos os barris, tanto para o do consumo imediato quanto o da reserva, no caso do barril de consumo imediato eu manterei a temperatura (baixa, 3º na geladeira), mas no barril reserva ele ficara em temperatura ambiente. pois bem, gostaria de saber se eu carbonatar esse barril reserva a 3º colocando uma pressão de 2kg até estabilizar (indicado, para essa faixa de temperatura) e depois o deixar em temperatura ambiente (não mais conectado no co2) temperatura que vai oscilar de 20 a 35º, essa pressão que estava em 1bar ou 2 bar a 3º não vai subir na medica que a temperatura do mosto sobe ?
 
nao, nao vai subir a pressão por causa da temperatura, se você conseguisse manter os 2 na geladeira seria bem melhor com certeza, mais pode carbonatar e deixar temperatura ambiente, sempre procurando deixar na pressão de carbonatação
 
Eu uso 2 barris slim, sendo um de 20l e um de 30l. É mais leve o manuseio. Eu ja tinha uma geladeira duplex na área de churrasqueira que era usada só o congelador para guardar carnes. Faço carbonatação forçada nos dois e mantenho os dois dentro da geladeira. Quando está próximo de acabar o barril de 20 eu faço uma leva de 20l, enquanto está fermentando vou consumindo a cerveja que está no barril de 30 e vice-versa. Quando tem alguma festa programada e sei que vai acabar toda a cerveja eu já faço uma leva de 50l para encher os dois.
 

Attachments

  • 20181106_153239.jpg
    20181106_153239.jpg
    31 KB · Views: 50
  • 20181113_103307.jpg
    20181113_103307.jpg
    18.1 KB · Views: 48
  • 20181106_153239.jpg
    20181106_153239.jpg
    31 KB · Views: 45
Ao contrário do que falaram aí, sim, a pressão subir de acordo com a temperatura.

Acontece que você não deve carbonatar com 2kg/cm2 uma cerveja a 3 graus... a carbonatacao (equilíbrio) deve ser feito em torno de 1kg/cm2.. Veja as tabelas por aí..

Aí quando esquentar, vai subir a pressão.. mas isso é normal..
 
Olá, outra coisa MUITO, MUITO IMPORTANTE, eu quase causei um grande acidente: Os meus barris suportam até 3bar de pressão (acredito que a grande maioria seja o mesmo) e tudo o que li aqui e vi no youtube sobre carbonatação forçada na maioria das vezes mostram que o ideal é regulador o cilindro de co2 para 2,5 bar, injetar o co2, balançar e fazer esse procedimento até a pressão estabilizar em 1 ou 0,8bar dependendo do tipo de cerveja ou do gosto de quem vai preparar. Ok. Entretanto em nenhum vídeo ou testo aqui ou da internet eu encontrei alguém falando sobre uma peça de silicone que tem dentro da válvula extratora. Esta peça tem como objetivo impedir que o gás "retorne" do barril no sentido do cilindro de co2. Com isso não é possível saber a pressão interna do barril e eu estava colocando gás e a pressão nunca baixava, sempre registrava a pressão que eu havia regulado, ou seja 2,5. Após dois dias tentando e pesquisando muito foi que descobri sobre essa peça. Retirei a peça e a pressão interna era de 3bar, já no limite do que suporta o meu barril. Não sei se existe essa peça em todas as válvulas extratoras, mas vale a dica.
 

Attachments

  • 20181121_130912.jpg
    20181121_130912.jpg
    36.8 KB · Views: 20
  • 20181121_130929.jpg
    20181121_130929.jpg
    39.3 KB · Views: 18
Ao contrário do que falaram aí, sim, a pressão subir de acordo com a temperatura.

Acontece que você não deve carbonatar com 2kg/cm2 uma cerveja a 3 graus... a carbonatacao (equilíbrio) deve ser feito em torno de 1kg/cm2.. Veja as tabelas por aí..

Aí quando esquentar, vai subir a pressão.. mas isso é normal..

imaginei isso
 
Olá, outra coisa MUITO, MUITO IMPORTANTE, eu quase causei um grande acidente: Os meus barris suportam até 3bar de pressão (acredito que a grande maioria seja o mesmo) e tudo o que li aqui e vi no youtube sobre carbonatação forçada na maioria das vezes mostram que o ideal é regulador o cilindro de co2 para 2,5 bar, injetar o co2, balançar e fazer esse procedimento até a pressão estabilizar em 1 ou 0,8bar dependendo do tipo de cerveja ou do gosto de quem vai preparar. Ok. Entretanto em nenhum vídeo ou testo aqui ou da internet eu encontrei alguém falando sobre uma peça de silicone que tem dentro da válvula extratora. Esta peça tem como objetivo impedir que o gás "retorne" do barril no sentido do cilindro de co2. Com isso não é possível saber a pressão interna do barril e eu estava colocando gás e a pressão nunca baixava, sempre registrava a pressão que eu havia regulado, ou seja 2,5. Após dois dias tentando e pesquisando muito foi que descobri sobre essa peça. Retirei a peça e a pressão interna era de 3bar, já no limite do que suporta o meu barril. Não sei se existe essa peça em todas as válvulas extratoras, mas vale a dica.

Estranha essa tua informação! Olha só... não estou dizendo que é mentira... de forma alguma. Não entendo nada desse assunto... só achei meio estranho. Pq se essa peça tem a função de não deixar o CO2 sair, quer dizer que pra ela abrir e deixar o CO2 entrar, a pressão externa tem q ser maior do q a interna. Então, se internamente o teu barril tem 3 bar, se vc tentar injetar 2.5 bar a peça não deveria abrir.
 
Estranha essa tua informação! Olha só... não estou dizendo que é mentira... de forma alguma. Não entendo nada desse assunto... só achei meio estranho. Pq se essa peça tem a função de não deixar o CO2 sair, quer dizer que pra ela abrir e deixar o CO2 entrar, a pressão externa tem q ser maior do q a interna. Então, se internamente o teu barril tem 3 bar, se vc tentar injetar 2.5 bar a peça não deveria abrir.

Olá Rinaldi, longe de mim pensar isso do amigo. Compreendo seu questionamento de boa, aqui somos todos amigos. Eu também pensava igual a você, nunca imaginei que isso pudesse ocorrer. Quando fui pesquisar o motivo de a pressão não estabilizar e testar todos os motivos possíveis, me deparei com essa peça na valvula extratora, antes disso nem sabia que existia. Eu não me aprofundei no assunto, ainda estou estudando o processo para fazer uma cerveja bacana. Mas aqui mesmo no fórum é que eu fiquei sabendo disso. Infelizmente não lembro e portanto não posso explicar como funciona. Só quis alertar o amigo que vai começar agora com o barril. Eu sei que depois de ter retirado essa peça de silicone da valvula extratora eu estou carbonatando de boa, sigo todas as dicas aqui do fórum e tudo fica 100%.
Grande abraço
 
Lembrei!!! Eu acho que essa peça impede que o manômetro marque a pressão interna do barril. É isso! Dessa forma eu que havia setado o regulador de pressão em 2,5bar pensando que o manômetro fosse baixar a medida que a cerveja fosse carbonatando me enganei. A pressão interna do barril já estava em 3bar e o manômetro, por conta dessa peça só registrava os 2,5bar que eu havia setado.
 
@Max André interessante sua questão! Mas no caso são produzidas somente largers, correto?
Como você faz quando decide fermentar uma IPA? A temperatura de fermentação e de consumo são diferentes, não podendo colocar os dois no mesmo ambiente.
Temperatura ambiente pra fermentação?
 
@Max André interessante sua questão! Mas no caso são produzidas somente largers, correto?
Como você faz quando decide fermentar uma IPA? A temperatura de fermentação e de consumo são diferentes, não podendo colocar os dois no mesmo ambiente.
Temperatura ambiente pra fermentação?

Olá Fellipe, no caso tenho outra geladeira somente para fermentação. Tenho duas geladeiras na área de churrasqueira, uma para guardar alimentos e servir de kegerator e uma que comprei (usada) bem velhinha somente para fermentação, justamente pelo fato citado. Grande abraço!
 
Lembrei!!! Eu acho que essa peça impede que o manômetro marque a pressão interna do barril. É isso! Dessa forma eu que havia setado o regulador de pressão em 2,5bar pensando que o manômetro fosse baixar a medida que a cerveja fosse carbonatando me enganei. A pressão interna do barril já estava em 3bar e o manômetro, por conta dessa peça só registrava os 2,5bar que eu havia setado.

Isso faz sentido... já q a peça não deixa sair o CO2, como o manômetro vai marcar o q tem dentro!!!! Acho q a questão é aquela de tentar acelerar o processo e colocar muito mais do que se quer no início. Se vc quer colocar 2.5 bar, é costume começar com bem mais que isso né!!! Talvez seja aí que há o risco.

De qualquer forma, seria bom alguém com mais conhecimento dar um pitaco pq qdo eu abro o gás, dificilmente o manômetro marca a mesma pressão. Geralmente vai caindo bastante à medida q o tempo passa, mostrando que, em tese, o CO2 está sendo absorvido pela cerveja e se essa peça não deixa marcar o que tem dentro significa q o manômetro marca o que tem entre ele e o início do barril, ou seja, o que tem dentro da mangueira e isso devia ser mais ou menos igual sempre, a não ser que a mangueira esteja furada ou tenha algum vazamento nas conexões.
 
Isso faz sentido... já q a peça não deixa sair o CO2, como o manômetro vai marcar o q tem dentro!!!! Acho q a questão é aquela de tentar acelerar o processo e colocar muito mais do que se quer no início. Se vc quer colocar 2.5 bar, é costume começar com bem mais que isso né!!! Talvez seja aí que há o risco.

Exatamente isso, ou quase, vamos lá: quando eu comentei sobre ter cuidado foi pelo fato de as pessoas não atentarem para o fato de essa peça existir. Assim como o amigo que veoi buascar informações sobre o assunto eu também sou iniciante em carbonatação no barril. Como eu iria saber que existe a tal peça se no manual do produto não é feita menção a tal? Na descrição do produto no site onde comprei também não havia nenhuma menção a tal. Eu nunca tive contato direto com manômetros e cilindro de qualquer gás, por esse motivo fiz o alerta. Eu não quero acelerar nada, apenas segui o que li aqui e o que em outros locais. Hoje, depois de ter feito várias vezes, estou entendendo um pouco melhor como funciona. Tanto é que nem mexo mais no regulador de pressão, deixo em 1bar e faço a carbonatação em dois, três ou quatro dias, dependendo da quantidade e do tipo. Apenas fiz o alerta para quem, assim como eu, está no começo e não tenha a sorte de comprar uma valvula extratora que venha com um manual COMPLETO. Grande abraço!!!!!
 
Então, eu testei a mangueira e não tem vazamento. Agora não tenho excesso de carbonatação e a pressão interna se mantém porque eu tenho como saber a pressão interna. Como disse acima eu estou me dedicando mais ao processo de brassagem já que consigo servi a cerveja de boa agora. Mais pra frente eu vou procurar saber como funciona essa tal peça. Grande abraço!!!
 
Last edited:
O que me assustou foi a informação que o barril suporta só 3 bar... É isso mesmo?

Pois várias vezes já trabalhei nesse limite aí.. perigo.. credo..
 
O que me assustou foi a informação que o barril suporta só 3 bar... É isso mesmo?

Pois várias vezes já trabalhei nesse limite aí.. perigo.. credo..

Olá Rafael, bem.... Isso é o que está na descrição do produto e também está gravado no próprio barril, tanto o de 20l quanto o de 30l.
 

Attachments

  • 20181004_162119.jpg
    20181004_162119.jpg
    21.4 KB · Views: 23
Que loucura..

Eu uso postmix.. segundo a WE, o postmix que eles vendem suporta mais...

Pressões suportadas:

  • Pressão de teste contra vazamentos: 3,5 bar
  • Pressão de rompimento: 8,9 bar
    • Válvula de segurança atua entre 6,8 e 8,9 bar
  • Pressão máxima de trabalho recomendada: 3,5 bar
Não comprei deles.. mas tomara que o meu seja a mesma coisa.. kkkk
 
Pois é ... Eu estou tranquilo com relação a isso, pelo o que eu li até agora é suficiente para o propósito.

Me perguntaram no privado mas vou responder aqui para que outros possam ter uma ideia:
A marca da minha valvula extratora é "Micromatic", a peça de silicone que impede a leitura da pressão interna do barril é fácil de tirar, ela fica dentro da rosca onde se conecta a mangueira de gás. O que eu recomendo neste caso é que a pessoa faça contato direto com o fabricante para saber a forma correta de usar.

Como disse acima a minha valvula não veio com manual e portanto o que eu tenho feito é o vi na Internet, infelizmente não tenho conhecimento técnico para ajudar os amigos nesse momento.

EU mantenho o co2 regulado em 1bar, mas não sei se isso é correto. Entrei nesse post para fazer um alerta sobre segurança, seria leviano de minha parte dizer o que deve ser feito neste caso.
Grande abraço
 
Olá, outra coisa MUITO, MUITO IMPORTANTE, eu quase causei um grande acidente: Os meus barris suportam até 3bar de pressão (acredito que a grande maioria seja o mesmo) e tudo o que li aqui e vi no youtube sobre carbonatação forçada na maioria das vezes mostram que o ideal é regulador o cilindro de co2 para 2,5 bar, injetar o co2, balançar e fazer esse procedimento até a pressão estabilizar em 1 ou 0,8bar dependendo do tipo de cerveja ou do gosto de quem vai preparar. Ok. Entretanto em nenhum vídeo ou testo aqui ou da internet eu encontrei alguém falando sobre uma peça de silicone que tem dentro da válvula extratora. Esta peça tem como objetivo impedir que o gás "retorne" do barril no sentido do cilindro de co2. Com isso não é possível saber a pressão interna do barril e eu estava colocando gás e a pressão nunca baixava, sempre registrava a pressão que eu havia regulado, ou seja 2,5. Após dois dias tentando e pesquisando muito foi que descobri sobre essa peça. Retirei a peça e a pressão interna era de 3bar, já no limite do que suporta o meu barril. Não sei se existe essa peça em todas as válvulas extratoras, mas vale a dica.
Não são todas as extratoras que possuem essa trava de retenção de saída de gás, eu por exemplo tenho uma que não possue, mas algumas possuem sim e aí pra fazer a carbonatação forçada, só retirando mesmo.
 
no meu caso eu vou envasar as levas no barril apos a maturação no fermentador a 3 ou 4º, fazendo a carbonatação em ambos os barris, tanto para o do consumo imediato quanto o da reserva, no caso do barril de consumo imediato eu manterei a temperatura (baixa, 3º na geladeira), mas no barril reserva ele ficara em temperatura ambiente. pois bem, gostaria de saber se eu carbonatar esse barril reserva a 3º colocando uma pressão de 2kg até estabilizar (indicado, para essa faixa de temperatura) e depois o deixar em temperatura ambiente (não mais conectado no co2) temperatura que vai oscilar de 20 a 35º, essa pressão que estava em 1bar ou 2 bar a 3º não vai subir na medica que a temperatura do mosto sobe ?
Para você carbonatar forçado, tem que seguir a tabela de carbonatação, esta você encontra na internet, é uma relação de quantidade de co2 a ser colocado para uma temperatura x, a cerveja na hora ficaria pronta, mas tenho notado que ela vai arredondar mesmo depois de uns quatro dias carbonatada. O barril quente vai sim subir um pouco a temperatura, mas pelo que notei não é como a tabela traz, sobe um pouco a mais só, nada que traga riscos de explosão do barril.
 
Pois é ... Eu estou tranquilo com relação a isso, pelo o que eu li até agora é suficiente para o propósito.

Me perguntaram no privado mas vou responder aqui para que outros possam ter uma ideia:
A marca da minha valvula extratora é "Micromatic", a peça de silicone que impede a leitura da pressão interna do barril é fácil de tirar, ela fica dentro da rosca onde se conecta a mangueira de gás. O que eu recomendo neste caso é que a pessoa faça contato direto com o fabricante para saber a forma correta de usar.

Como disse acima a minha valvula não veio com manual e portanto o que eu tenho feito é o vi na Internet, infelizmente não tenho conhecimento técnico para ajudar os amigos nesse momento.

EU mantenho o co2 regulado em 1bar, mas não sei se isso é correto. Entrei nesse post para fazer um alerta sobre segurança, seria leviano de minha parte dizer o que deve ser feito neste caso.
Grande abraço

Olá, como foi dado esse alerta também acho que posso contribuir.
Para verificar a pressão do barril já carbonatado faço da seguinte forma, regulo o manômetro para 2kg, abro o cilindro e fecho, assim fica com uma pressão na mangueira, quando plugo a extratora no barril, a pressão do manômetro cai para a que está no barril. Faço dessa forma pq assim posso diminuir a pressão caso seja preciso e não preciso tirar o dispositivo de segurança, não é crítica, apenas uma opção pessoal, funciona das duas formas.
 
Back
Top