Meu primeiro equipamento, falta algo?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Joh86y

Member
Joined
Jun 23, 2017
Messages
5
Reaction score
4
Olá amigos, boa noite.

Estou pesquisando sobre equipamentos para adquirir e fazer a primeira brassagem.

Fiz uma lista dos equipamentos iniciais que julgo necessários (tirando insumos, isso é outros 500) e gostaria que alguém mais experiente pudesse me falar se estou esquecendo de algo.

* Pretendo começar fazendo 5 litros *
--Brassagem--
1 - Moedor para moer os maltes
2 - Uma balança digital
2 - Um fogareiro (talvez use o fogão mesmo)
3 - Uma panela com torneira para a Brassagem.
4 - Uma Bazooka
5 - Uma colher para mexer o mosto
6 - Uma jarra para fazer a recirculação
7 - Uma escumadeira para fazer a recirculação
--Fervura--
8 - Uma panela com torneira para fervura (Escumadeira para tirar espuma e colher para fazer o whirlpool acima)
--Resfriamento--
9 - Um balde fermentador (Passar o mosto quente depois de ter feito Whirlpool pela torneira)
10 - Um Chiller para o resfriamento já no balde fermentador.
11 - Proveta e densimetro
12 - Um Airlock
--Após a fermentação--
13 - Garrafas
14 - Tampinhas
15 - Arrolhador

Ou estava pensando em fazer com BIAB, o que mudaria é que seria somente 1 panela e não 2, no lugar da outra panela, trocaria pelo BIAB que é bem mais em conta. Nos outros itens não haveria alteração.

Esqueci de algo? Alguma sugestão ou observação que eu como iniciante possa ter deixado passar?

Forte abraço a todos!
 
Não pegue equipamento pra 5l. Você vai gastar 4h ou mais na brassagem, mas dias e dias de fermentação, maturação e envase. Não vale o esforço e tempo pra no máximo 8 garrafas.

Se for para BIAB, pode aumentar isso pra 20l, usando apenas uma panela.
 
Fiz a compra essa semana e depois de pesquisar muiot acabei ficando com kit de 20 l ao invés de 10l.
Justamente pelo trabalho. Pelo que entendi vou gastar o mesmo tempo, gas e etc e vou ter menos cerveja ao final de tudo.
Uma dica que mederam é comprar tudo separado ao invés de kits..
E se tiver tempo e jeito, ate fazer algumas coisas tipo furos de panelas e baldes..
Acaba economizando kkkkk

Me indicaram pegar também um controlador de temperatura e uma bomba de circulação devido aos 20 litros.

Mas como disse também sou novato kkkkk


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Controlador de temperatura na geladeira é primordial para uma cerveja decente.
Eu não uso bomba de recirculação, da pra ir no braço apesar de ser mais trabalhoso hehehe
E adiciona mais 1 fermentador para transferir a ceva pronta e fazer o primming.
 
Olá amigos, boa noite.

Estou pesquisando sobre equipamentos para adquirir e fazer a primeira brassagem.

Fiz uma lista dos equipamentos iniciais que julgo necessários (tirando insumos, isso é outros 500) e gostaria que alguém mais experiente pudesse me falar se estou esquecendo de algo.

* Pretendo começar fazendo 5 litros *
--Brassagem--
1 - Moedor para moer os maltes
2 - Uma balança digital
2 - Um fogareiro (talvez use o fogão mesmo)
3 - Uma panela com torneira para a Brassagem.
4 - Uma Bazooka
5 - Uma colher para mexer o mosto
6 - Uma jarra para fazer a recirculação
7 - Uma escumadeira para fazer a recirculação
--Fervura--
8 - Uma panela com torneira para fervura (Escumadeira para tirar espuma e colher para fazer o whirlpool acima)
--Resfriamento--
9 - Um balde fermentador (Passar o mosto quente depois de ter feito Whirlpool pela torneira)
10 - Um Chiller para o resfriamento já no balde fermentador.
11 - Proveta e densimetro
12 - Um Airlock
--Após a fermentação--
13 - Garrafas
14 - Tampinhas
15 - Arrolhador

Ou estava pensando em fazer com BIAB, o que mudaria é que seria somente 1 panela e não 2, no lugar da outra panela, trocaria pelo BIAB que é bem mais em conta. Nos outros itens não haveria alteração.

Esqueci de algo? Alguma sugestão ou observação que eu como iniciante possa ter deixado passar?

Forte abraço a todos!

Boa tarde, se tiver interesse possuo alguma coisa que pretendo vender. Sou de Santo André/SP
 
Mudei um pouco os equipamentos.

Sabádo tive um curso básico e o professor falou que eh bobeira começar com 5, porque depois já vou querer aumentar e vou gastar.. Ele recomendou começar com equipamentos para 10 litros, pois assim, posso fazer 5 e quando quiser aumentar, ja tenho tudo.

2cs6mb9.png


Aqui não estão inclusos os lupulos, maltes e levedura pois virão na receita que vou comprar para fazer. No começo tirei o moedor, balança, pois pra primeira experiencia vou facilitar o meu lado. Depois da primeira vou evoluindo.
 
Controlador de temperatura na geladeira é primordial para uma cerveja decente.
Eu não uso bomba de recirculação, da pra ir no braço apesar de ser mais trabalhoso hehehe
E adiciona mais 1 fermentador para transferir a ceva pronta e fazer o primming.







Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Controlador de temperatura na geladeira é primordial para uma cerveja decente.
Eu não uso bomba de recirculação, da pra ir no braço apesar de ser mais trabalhoso hehehe
E adiciona mais 1 fermentador para transferir a ceva pronta e fazer o primming.




mano deixa eu te perguntar.
Estou pesquisando os controladores de temperatura para geladeira. Tem vários preços e modelos.
Você sabe me dizer se precisa ser um top, se tem alguns que são porcaria? Kkkk
Como funciona?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Borher esse controladores de temperatura tem alguma especificação? precisar ser um muito top? porque vi que tem vários modelos e de vários preços!

Valeu
 
mano deixa eu te perguntar.
Estou pesquisando os controladores de temperatura para geladeira. Tem vários preços e modelos.
Você sabe me dizer se precisa ser um top, se tem alguns que são porcaria? Kkkk
Como funciona?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Cara, eu uso esse Ageon G101 ligado numa geladeirinha usada.
Gastei no máximo 350 reais somando os dois.
É um investimento barato e primordial para a cerveja.
controlador-de-temperatura-serie-g-02.jpg
 
Cara, eu uso esse Ageon G101 ligado numa geladeirinha usada.

Gastei no máximo 350 reais somando os dois.

É um investimento barato e primordial para a cerveja.
controlador-de-temperatura-serie-g-02.jpg



Peguei exatamente ele kkkkkk chega em 4 dias.
Valeu mano!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Borher esse controladores de temperatura tem alguma especificação? precisar ser um muito top? porque vi que tem vários modelos e de vários preços!

Valeu



Acho um dos melhores custo/benefício/praticidade: Tic-17rgti Full Gauge Bivolt

Compra por 80,00 reais.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Pessoal, estou pensando em comprar esse modelo tbm, na prática qual a diferença dele para os outros (TIC, STC, Ageon....) pq o preço é tentador
Eu prefiro um bivolt que controle ao mesmo tempo um aquecedor e uma geladeira, para não ter que ficar tirando a geladeira e colocando o aquecedor e vice versa. Acho o STC 1000 uma boa pedida.
 
Eu prefiro um bivolt que controle ao mesmo tempo um aquecedor e uma geladeira, para não ter que ficar tirando a geladeira e colocando o aquecedor e vice versa. Acho o STC 1000 uma boa pedida.
Desculpe a ignorância, dei uma olhada nesse modelo, como funciona isso de um aquecedor e uma geladeira juntos? Ligo a geladeira no "cooling" e uma lâmpada no "Heating" assim quando subir a temperatura ele liga a geladeira e quando baixar desliga ela e liga a lâmpada (exemplo) pra aquecer?
 
BIAB é uma boa opção, porém lembre-se que terás uma eficiência menor, ou seja vai precisar de mais malte para atingir a OG, no modelo tribloco ou duas panelas a eficiencia tende ser maior, em função da lavagem dos grãos (sparge), porém cuidado pois um sparge muito prolongado ou excessivo pode gerar adstringência na sua cerveja.
BOA SORTE
 
Em minha geladeira utilizo um STC 1000, no inicio usava lâmpadas envovidas em papel aluminio para gerar calor, depois instalei um desses aquecedores de ambiente que tem um ventilador e dois estagios de aquecimento, uso reles de estado solido para acionar oestagio quente e o estagio frio, também utilizei dois reles para ligar o ventidador do aquecedor quando aquece e quando esfria. Meu controlador tem alimentação AC, presume-se que com alimentação exista um bom filtro interno no equipamento para evitar problemas com ruido eletrico.
 
Eu também tenho o Ageon G101

Mas ele veio sem os cabos. Tive que pegar uma extensão de tomada e cortar pra conectar os fios no controlador.
O problema é que os fios ficam basicamente soltos, mas encaixados no controlador. Se mexer muito nele, caga tudo e tem que reencaixar tudo certinho novamente. Alguém também passa por isso? Alguma solução? Manjo muito pouco de elétrica.
 
Back
Top