Meu modo de fazer cerveja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Tavares

Active Member
Joined
Sep 19, 2014
Messages
37
Reaction score
26
Fala pessoal
Segue um vídeo de como faço minhas cervejas e meus humildes equipamentos.
Fiz minha primeira brassagem dia 13 de setembro e ontem a 5ª leva. Todas IPA.
Adquiri um kit básico de fabricação de 5l e alguns itens depois.
Optei por fabricar pouco, porém, mais vezes. Tenho desenvolvido bastante enquanto estudo entre uma brassagem e outra.
Abraços.

http://youtu.be/Qc3nPtJu99M
 
Excelente trabalho. Simples e prático, principalmente seu escorredor de garrafas pós lavagem...rs
 
Show, bem caseiro. Mas quando for fazer essas trasfegas entre fermentador e maturador, usa o bottle filler, tira a parte da molinha e deixa escorrer pro outro balde. Isso vai evitar a oxidação.
 
Show, bem caseiro. Mas quando for fazer essas trasfegas entre fermentador e maturador, usa o bottle filler, tira a parte da molinha e deixa escorrer pro outro balde. Isso vai evitar a oxidação.

Ia fazer este mesmo comentário. Nas trasfegas, não deixa o líquido cair de toda essa altura. Outra alternativa é inclinar o balde pra que o líquido escoe. Mas como vc tem o bottle Filler, melhor utilizá-lo.

Outra coisa. Não precisa fazer a trasfega fermentação / maturação. Pode utilizar o mesmo balde, só fazendo a trasfega para o envasamento. No tópico fixo sobre fermentação isto está bem explicadinho, mas em suma, não traz nenhum benefício trocar de balde para maturação, e aumenta risco de contaminação/oxidação da cerveja
 
Ia fazer este mesmo comentário. Nas trasfegas, não deixa o líquido cair de toda essa altura. Outra alternativa é inclinar o balde pra que o líquido escoe. Mas como vc tem o bottle Filler, melhor utilizá-lo.

Outra coisa. Não precisa fazer a trasfega fermentação / maturação. Pode utilizar o mesmo balde, só fazendo a trasfega para o envasamento. No tópico fixo sobre fermentação isto está bem explicadinho, mas em suma, não traz nenhum benefício trocar de balde para maturação, e aumenta risco de contaminação/oxidação da cerveja

Ou usa um pedaço de mangueira sanitizado!

tirando isso, ótimo vídeo, parabens!
 
Muito legal mesmo!

Achei estranho essa sua refermentação em 5 dias, as vezes aqui com 10 dias ainda precisa de mais um pouco... Sem contar que com um pouco mais de tempo melhora muito a formação e retenção da espuma, virando realmente um creme, dependendo da receita.
 
A forma mais simples que vi até Hoje. Parabéns pela criação.

Mas onde acho esta cadeira para comprar. PARABÉNS . kl
 
Exatamente o que eu pensei @pedroeduardops! Eu faço uma bagunça, espalho coisas pela casa inteira...

Até tinha pensado em fazer um vídeo também, mais pro pessoal apontar onde posso melhorar e tal, mas aí vi o vídeo do @Tavares e fiquei com vergonha hehe
 
Eu também faço levas de 5 litros quase no mesmo esquema(isopor, etc), como dica, antes de colocar pra maturar(após toda a fermentação) deixa na geladeira o balde(2 dias a zero grau), assim o trub vai ficar mais concentrado, dai sim vc muda de balde e deixa maturar sem todo o trub da fermentação, e outra coisa que faço é colocar gelatina pra clarificar !!!

Parabéns pelo vídeo e o escorredor, ficou muito bom !!!
 
Achei muito bom, gostei. Estou iniciando, mes que vem compro meu kit. Ansioso pra começar logo..rs
 
Parabéns pelo vídeo.
Proporciona um fácil entendimento à respeito do processo como um todo.

Esse é bom pra mandar para aquele amigo que você está "puxando para esse mundo".


Abs,
 

Latest posts

Back
Top