Meu equipamento elétrico e brewstand

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sombravarvas

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Jan 27, 2014
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Resolvi montar eu mesmo um brewstand com canos de ferro mesmo.

Acabei exagerando na estrutura usando tubos quadrados de 40x40. a vantagem que ficou super resistente. :)

A idéia inicial era utilizar fogareiro embaixo de cada panela, mas...

Após o brewstand pronto, pensei.. e por que não automatizar...
Colocar resistências elétricas, controladores, registros curvas para deixar tudo meio fixo e mais prático.

ai estudei o que precisava sobre a elétrica e comecei a montar o projeto.

quando eu vi estava pronto e já estava usando.

só não tenho mais fotos do processo da criação do brewstand porque nesse meio do caminho furtaram meu celular.

seguem as fotos


Suporte montei e demorei a pintar, 1 semana depois, ja começo a ferrugem
Foto%2013-05-16%2014%2026%2015%202.jpg


processo de pintura.
Foto%2013-05-16%2014%2027%2030.jpg


teste em papelão para o painel
Foto%2013-05-16%2014%2027%2031%201.jpg


Chapa ja com os furos
Foto%2013-05-16%2014%2027%2030%202.jpg


Verificando visual. Nao reparem na solda, foi minha primeira vez utilizando, Ta bonito? não mas funciona :)
Foto%2013-05-16%2014%2027%2032%202.jpg


Coloquei um pés com rodinhas para facilitar movimentação na limpeza, ou manutenção.
Foto%2013-05-16%2014%2027%2025.jpg


Resistência da panela de agua quente e mostura, sao nesse formato.
Foto%2013-05-16%2014%2027%2032%203.jpg


Fiação das resistências, isoladas com fita de auto fusão.
Foto%2013-05-16%2014%2027%2027.jpg


Fundo falso
Foto%2013-05-16%2014%2027%2027%202.jpg


Devido a resistência tive que modivicar eliminando as bases laterais.
Foto%2013-05-16%2014%2027%2034%202.jpg


Resistência da panela de fervura.
Foto%2013-05-16%2014%2027%2029%203.jpg


Parte das tomadas, (solda de principiante).
Foto%2013-05-16%2014%2027%2030%201.jpg


Foto da parte elétrica
Foto%2013-05-16%2014%2027%2032.jpg


Testando dimmer com uma lampada. (Fraco)
Foto%2013-05-16%2014%2027%2033%201.jpg


Testando dimmer com uma lampada. (Forte)
Foto%2013-05-16%2014%2027%2034%201.jpg


Testando equipamento (agua quente).
Foto%2013-05-16%2014%2027%2033%202.jpg


Panela de mostura com recisculação ligada.
Foto%2013-05-16%2014%2027%2034%204.jpg


Fervura
Foto%2013-05-16%2014%2027%2033.jpg


Aproveitei e resolvi fazer marcações nas panelas com água e sal e eletricidade.
Foto%2013-05-16%2014%2027%2031%202.jpg


Aqui já no seu devido local de produção.
01.jpg


Ainda não coloquei poço termométrico
02.jpg


Será colocado ainda um motor adequado no lugar desse da foto de lava-louça por enquanto ta quebrando o galho.
03.jpg


São 2 Termostato Coel tlz11 + 2 dimmer, botões e disjuntor geral.
04.jpg


ja em utilizção, optei por testar limites de grãos e litragem das panelas.
05.jpg


Funcionou muito bem ao meu ver.
06.jpg



Por sempre ter utilizado fogo, a fervura com resistência me pareceu fraca, pois deu pouca movimentação do mosto.

Ai pesquisei me informei, acredito que por minha resistência ser em forma de W, ela aquece a panela toda mais uniforme, então não ha muita movimentação do mosto na fervura, diferente de uma que fosse apenas em formato de U.


Mas ai com o teste saiu uma Irish Red Ale que está no fermentador. :rockin:
:mug:

Vlw! :D
 
so uma duvida, estes sensores nao estragam em contato com mosto quente? o do meu tic ninguem recomendou...

no mais parabens pelo projeto! ficou 10!
 
Sambou na cara da sociedade! Parabens, cara! [emoji122][emoji122][emoji122]


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so uma duvida, estes sensores nao estragam em contato com mosto quente? o do meu tic ninguem recomendou...

no mais parabens pelo projeto! ficou 10!

Também nao recomendo, mas enquanto nao tiver o poço eu acabei utilizando assim.

Mas problemas nao tive
 
Primeiramente parabéns pelo projeto ficou show, queria muito fazer algo similar!

Agora vem o pedido, tem como postar o esquema elétrico? Tipo equipamentos que usou, assim posso comprar os mesmos componentes e fazer igual!

Obrigado.
 
Amigo,

Antes de mais nada, parabéns pelo projeto, ficou show de bola!
Comecei a fazer cerveja há 2 meses, e desde a primeira brassagem fiquei pensando em como "automatizar" um pouco e diminuir o sofrimento...
Posso abusar e tirar algumas dúvidas?

1) utilizas a panela 1 (mais alta) apenas para aquecer a água, certo? E fazes a brassagem e filtração na panela 2?
2) estás usando apenas 2 controladores para 3 panelas, isso por que trocas de lugar o sensor da panela de aquecimento de água com a panela de fervura?
3) por que dois os dois potenciometros não estão ao lado dos 2 controladores? Eles não tem a mesma função, ou seja, cada potenciometro aumenta a potencia de cada resistencia?
4) qual a potencia das resistencias?
5) o botao vermelho abaixo a esquerda no painel é para ligar/desligar a bomba de recirculação?

Parabéns novamente pelo projeto, e se não te importas vou "copiar" a ideia!

Abraço
Caio
 
Primeiramente parabéns pelo projeto ficou show, queria muito fazer algo similar!

Agora vem o pedido, tem como postar o esquema elétrico? Tipo equipamentos que usou, assim posso comprar os mesmos componentes e fazer igual!

Obrigado.

Esquema mesmo eu nem cheguei a fazer no papel só na cabeça

Mas utilizei...
2 Termostato da Coel Tlz11

2 dimmer panela com fundo falso e fervura. (1 de 2200W e o de fervura de 3500W)

as chaves são de 15 Amperes.

2 resistências de 1800w 220v
1 resistência de 3000w 220v.

resistências dependem do equipamento que você vai montar.

tem que ter cuidado com a eletricidade, tem de ser tudo cuidadosamente calculado

aconselho ler bem esse post antes de mexer em resistências.
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403630

Basicamente é o seguinte. Ao ligar o disjuntor liga os dois termostatos.

digamos na panela 1 que eu queira que a água chegue a 78 graus, eu programo no termostato, e ligo a chave que deixa passar corrente para a resistência. Ao chegar nessa temperatura a resistência é desligada. Volta a ligar se a temperatura baixar mais do que o programado.


Essas chaves ao lado dos termostatos eu ainda pretendo mudar para uma de 3 posições para ligar a resistência conforme programação do termostato ou ligar manual que é independente do termostato.

Da mesma forma da panela 1 funciona a panela 2. No entanto depois da chave antes de chegar na resistência tem um dimmer, que serve para controlar a potencia da resistência para que não haja uma rampa muito rápida ao recircular ou fazer uma rampa de temperatura mesmo.

chave verde e outra que é um pino são para as duas bombinhas que tenho, (uma para o re-circulação do mosto outra para resfriamento do mosto.)

A panela 3 que é fervura dispensa termostato, pois é necessário ferver. então possui uma chave e um dimmer para controlar a potencia da resistência em caso de fervura muito excessiva.

espero ter esclarecido.

:)
 
Amigo,

Antes de mais nada, parabéns pelo projeto, ficou show de bola!
Comecei a fazer cerveja há 2 meses, e desde a primeira brassagem fiquei pensando em como "automatizar" um pouco e diminuir o sofrimento...
Posso abusar e tirar algumas dúvidas?

1) utilizas a panela 1 (mais alta) apenas para aquecer a água, certo? E fazes a brassagem e filtração na panela 2?
2) estás usando apenas 2 controladores para 3 panelas, isso por que trocas de lugar o sensor da panela de aquecimento de água com a panela de fervura?
3) por que dois os dois potenciometros não estão ao lado dos 2 controladores? Eles não tem a mesma função, ou seja, cada potenciômetro aumenta a potencia de cada resistência?
4) qual a potencia das resistências?
5) o botão vermelho abaixo a esquerda no painel é para ligar/desligar a bomba de recirculação?

Parabéns novamente pelo projeto, e se não te importas vou "copiar" a ideia!

Abraço
Caio


1) exatamente. A panela 2 tem o fundo falso.

2) Na verdade onde se precisa controlar temperaturas sao nas 2 primeiras panelas, na fervura você liga e deixa até ferver.

Nas fotos vocês aparece o sensor na panela de fervura pois eu estava querendo ver o tempo que começava a ferver, e como a sensação foi diferente de com fogo, com a resistencia parecia muito mais leve a fervura, eu testei se realmente estava a fervendo.

3) os potenciômetros dos dimmers, servem eu coloquei na panela 2 e 3. pois a primeira a água somente aquece.

Já na de panela 2 de mostura é necessário devido as rampas e recirculação para não haver uma subida acentuada de temperatura, sendo assim se controla a potencia da resistência.

Na panela de fervura que como falei na dúvida anterior que não tem termostato devido a falta de necessidade de controlar temperatura para ferver. Coloquei um dimmer para controlar apenas a potência da resistência para em caso de haver fervura muito intensa. Basicamente funciona como a válvula do gás que você controla a intensidade do fogo.

4) Das panelas 1 e 2 optei por 1800W minha rede é 220v

e na panela de fervura uma de 3000W ambas de baixa densidade e inox. levando em consideração um post de resistências aqui do fórum feito pelo Guenther que para fervura são necessários 1.000W para cada 10 Litros.

aconselho ver este post para entender sobre as resistências
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403630

na panela 1 e 2 como são apenas aquecidas as águas utilizei potencias menores.

5) Os botões vermelhos eu deixei para ativar as resistências em ordem de cima para baixo, Panela 1, 2 e 3. os Termostatos ligados se a água tiver na temperatura a baixo do configurado, enquanto não ligar um dos botões não passa corrente para a resistência.
Fiz dessa forma para que eu possa ligar os termostatos primeiro, configurar eles como eu quero para depois decidir se deixo o termostato controlar a resistência ou não.

as bombas são ligadas no botão verde para de recirculação e numa que é um pino para a de resfriamento do mosto.

Agradeço os elogios, e copie a vontade, o meu já é baseado em um do próprio Guenther.

O fórum aqui é para partilharmos conhecimento e ideias mesmo.
:mug::tank:
 
Obrigado pelas respostas.
Mais duas duvidas!
1) como fizeste a marcaçao interna das panelas onde indicasse "agua, sal e eletricidade"?

2) como fazes o resfriamento do mosto com bomba? Nao usas chiller e agua gelada?

Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Amigo ajudou pacas, já tenho uma resistência de 3000w@200V e um tic17, em breve irei comprar mais um e outra resistência, porém numa potencia menor, pois usarei para mostura.

Estou com dificuldade de fazer o furo para passar a resistência...
 
Obrigado pelas respostas.
Mais duas duvidas!
1) como fizeste a marcaçao interna das panelas onde indicasse "agua, sal e eletricidade"?

2) como fazes o resfriamento do mosto com bomba? Nao usas chiller e agua gelada?

Abraço


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1) As marcações eu achei no youtube nesse vídeo
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=_lEcb1yCW28[/ame]

Eu tinha visto um outro que não encontrei agora, onde se usa água no lugar de vinagre.

Fiz da seguinte forma, em uma tampinha plastica coloquei a mesma proporção e água e sal, e misturei. com uma fonte de 9v liguei o negativo dela ligado direto na panela, e o algodão diretamente na ponta de um cotonete.

Então se mergulha o a ponta do cotonete com o fio na solução e ao encostar no alumínio acontece uma corrosão devido a eletricidade água e sal. o que da uma cavidade no alumínio.

Eu testei com vinagre também, pareceu mais rápido a corrosão, mas o cheiro é ruim, não fica na panela só no momento em que esta fazendo o processo.

Cuidado.
Se utilizar vinagre faça em um ambiente aberto.



2) Eu coloco água gelada na panela 1 e Adiciono gelo. Ligo a saída da panela na bomba, a saída da bomba eu ligo no chiller que vai dentro do mosto fervido e a saída do chiller volta para a panela 1.

Fica um circuito fechado de água, reduzindo o desperdício. Já que eu sempre vi o processo de ligar da torneira passar pelo chiller e aquela água toda ir fora.
 
Amigo ajudou pacas, já tenho uma resistência de 3000w@200V e um tic17, em breve irei comprar mais um e outra resistência, porém numa potencia menor, pois usarei para mostura.

Estou com dificuldade de fazer o furo para passar a resistência...


Depende do diâmetro do niple da sua resistência,

a minha no caso é 5/8', utilizei uma broca de 15. que deixou bem justo o buraco, então com a mesma broca eu fui gastando as laterais do furo. Mas tem que cuidar para não abrir d+ pois não tem como diminuir o furo aí.
 
Amigo,

Caso tu fosses colocar um poço termométrico na panela de brassagem/filtração, em que local colocaria? Próximo da resistência e abaixo do fundo falso, ou acima da cama de grãos na região do mosto?
Se for acima da cama de grãos, como fazer na hora de arriar o malte e misturar, sem correr risco de bater no poço?

Abraço
Caio
 
Amigo,

Caso tu fosses colocar um poço termométrico na panela de brassagem/filtração, em que local colocaria? Próximo da resistência e abaixo do fundo falso, ou acima da cama de grãos na região do mosto?
Se for acima da cama de grãos, como fazer na hora de arriar o malte e misturar, sem correr risco de bater no poço?

Abraço
Caio

Para esse tamanho de panela (número 36, litragem máxima 32,5l), o correto é no retorno. Ali onde eu coloquei as conexões eu vou substituir o T por uma cruzeta para por um poço.

Caso for na cama de grãos +/- no meio da panela o poço corre o risco de colocar água muito mais quente do que o necessário, pois pode demorar a chegar no sensor, dando assim uma leitura errada da temperatura da água que está na superfície da panela.

Já em baixo da cama de grãos é complicado pelo espaço. Pois entre o fundo da panela e o fundo falso já esta a resistência, e bem provável q o poço vai ficar encostado nela, dando mais a leitura da temperatura da resistência ao invés da água.
 
Obrigado, entendido.
Mas neste caso só conseguirias saber a temperatura do mosto durante a recirculaçao, certo?
Durante a mosturaçao, com tudo parado, como poderias acompanhar a eventual "queda" de temperatura e necessidade de reaquecimento?
Talvez usando outro sensor movel mergulhado no mosto?


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nunca tive problema em questão de queda de temperatura,

normalmente coloco água numa temperatura despejo os grãos e deixo parado, 1h 30m. Exemplo 75 graus a água e ao despejar os grão ela fica pelos 66~67 graus. baixando no máximo de 2 a 3 graus no tempo total.

Esse tópico aqui esclarece muito sobre a não necessidade de corrigir a temperatura do mosto.
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407203
 
Pergunta, como vc tira o resto de mosto que fica entre a bomba e a torneira? pq como essas bombas não podem trabalhar a seco, teoricamente quando acaba a recirculação, vc fecha a torneira e desliga a bomba, esse resíduo que fica que eu gostaria de saber como vc tira ele da bomba...
 
Pergunta, como vc tira o resto de mosto que fica entre a bomba e a torneira? pq como essas bombas não podem trabalhar a seco, teoricamente quando acaba a recirculação, vc fecha a torneira e desliga a bomba, esse resíduo que fica que eu gostaria de saber como vc tira ele da bomba...

Volume muito pequeno que se perde ali, normalmente eu descarto.

As vezes eu coloco a panela de fervura logo a baixo (se tiver alguém para ajudar) e abro o registro que esta na vertical, dando passagem de ar, assim o liquido ali desce e sai pela entrada do motor. obviamente não sai tudo mas a perda é muito pequena.

Se você quiser saber sobre a limpeza, depois que começo a fervura, eu esquento uma água na panela água quente, passo para a de mostura e recirculo para desgrudar tudo (como se eu estivesse fazendo outra brassagem só que sem os grãos). por último acabo desmontando o motor para deixa-lo limpo.

;)
 
Volume muito pequeno que se perde ali, normalmente eu descarto.

As vezes eu coloco a panela de fervura logo a baixo (se tiver alguém para ajudar) e abro o registro que esta na vertical, dando passagem de ar, assim o liquido ali desce e sai pela entrada do motor. obviamente não sai tudo mas a perda é muito pequena.

Se você quiser saber sobre a limpeza, depois que começo a fervura, eu esquento uma água na panela água quente, passo para a de mostura e recirculo para desgrudar tudo (como se eu estivesse fazendo outra brassagem só que sem os grãos). por último acabo desmontando o motor para deixa-lo limpo.

;)

Entendi, prometo que agora é a última pergunta, minha bomba é como a sua, e qual medida de mangueira vc usou? Pq não achei nenhum que encaixasse ali...
 
Entendi, prometo que agora é a última pergunta, minha bomba é como a sua, e qual medida de mangueira vc usou? Pq não achei nenhum que encaixasse ali...

Que isso fico feliz em ajudar. ;)


Eu perdia s fotos dessa parte

mas fiz da seguinte maneira... Fui com o motor em uma ferragem e procurei por uma redução que +/- encaixasse na entrada do motor

não lembro as medidas. Mas como minhas mangueiras são de 1/2 exceto pro chiller, eu sabia que precisava de espigões de 1/2

Uma imagem de exemplo do redutor
365001G3.jpg


Igual ele não entra no motor. Utilizei um esmeril e gastei quase toda a rosca deixando menor o diâmetro para entrar no motor. Passei veda rosca para vedar, e com cuidado fui forçando , mas não pode ficar muito justo pois pode rachar o plastico, ele é duro e seco, se forçar d+ racha ai complica tudo.

Tem q ficar apertado, coloquei uma abraçadeira para deixar mais firme, para não ter perigo de escapar quando a água começar a esquentar( ideia da pequena experiencia de ver mosto jorrando pelo chão, ao escapar uma redução :) ).

após esta redução fixada comprei um espigão que encaixa-se na rosca dessa redução e com o lado da espiga de 1/2 para conectar a mangueira.

Já na saída do motor utilizei um niple redutor como esse

Niple-redutor-G1.jpg


Novamente com o motor em mãos em uma ferragem, peguei um que ficasse +/- do tamanho, esmerilhei o restante, veda rosca e coloquei e apertei com abraçadeira.

na outra ponta desse niple um mini registro e um espigão de 1/2''


Mas esse motor já esta com os dias contatos, logo vai ser substituído por um mais adequado que esse, para recircular o mosto.

Mas ainda utilizarei um deles para resfriamento do mosto.

;)
 
Sombravarvas, disseste que fazes o resfriamento na panela de fervura. E o whirpool, fazes nela tambem, no mosto frio?
E depois transferes para o fermentador (balde) com um tubo de trasfega, deixando o trub na panela de fervura?
Quanto a bomba, acabas usando ela apenas na clarificação do mosto antes da filtragem, certo?
A saida da filtragem para panela de fervura é por gravidade?

Abraço
Caio


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Sombravarvas, disseste que fazes o resfriamento na panela de fervura. E o whirpool, fazes nela tambem, no mosto frio?
E depois transferes para o fermentador (balde) com um tubo de trasfega, deixando o trub na panela de fervura?
Quanto a bomba, acabas usando ela apenas na clarificação do mosto antes da filtragem, certo?
A saida da filtragem para panela de fervura é por gravidade?

Abraço
Caio


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Resfriamento na própria panela de fervura com Chiller. O whirlpool depende da cerveja, normalmente faço a quente espero 15~20 minutos coloco o Chiller e começo a resfriar.

Em cervejas com mair aroma, eu faço a frio, termina a fervura coloco o chiller resfrio, faço o whirlpool e aguardo os 15~20 minutos.


transfiro pelo registro da panela de fervura com muito cuidado acabo colocando ela no lugar da panela de mostura. Mas estou pensando em utilizar um auto-sifão para evitar esse processo de mover panela.


Sobre a bomba eu utilizo na recirculação logo após a mostura, para filtragem dos grãos.

Sobre a transferência de uma panela para a outra são todas por gravidade. a bomba é utilizada apenas na hora de recircular.

mas é algo que pretendo modificar quando chegar uma bomba apropriada.


Espero ter esclarecido as dúvidas :mug:
 
Tenho visto o pessoal usando muito estas fitas isolante de alta fusão, que por sinal atendem bem, mas depois que vi uns conectores de baquelite para resistências de panelas cervejeiras no YouTube, sempre que vejo alguém falando do uso de fita isolante, comento e até recomendo o uso deste dispositivos que além de seguros são muito práticos.

os dispositivos são confeccionados pela JCS Resistencias

Fone de contato do pessoal da JCS:

15 99103-2765
15 3242-3597

jcsresistenciaseletricas.com.br


Os produtos são de primeira qualidade e o atendimento do pessoal é ótimo e a propaganda é gratuita por se tratar de produtos de qualidade e de uma empresa honesta.
 
Tenho visto o pessoal usando muito estas fitas isolante de alta fusão, que por sinal atendem bem, mas depois que vi uns conectores de baquelite para resistências de panelas cervejeiras no YouTube, sempre que vejo alguém falando do uso de fita isolante, comento e até recomendo o uso deste dispositivos que além de seguros são muito práticos.

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Tenho visto o pessoal usando muito estas fitas isolante de alta fusão, que por sinal atendem bem, mas depois que vi uns conectores de baquelite para resistências de panelas cervejeiras no YouTube, sempre que vejo alguém falando do uso de fita isolante, comento e até recomendo o uso deste dispositivos que além de seguros são muito práticos.

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