Meu Controle de Fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

PauloPRO

Well-Known Member
Joined
Jan 17, 2018
Messages
153
Reaction score
36
Bom dia pessoal, só pra mostrar como aproveitei itens baratos para montar o tic da geladeira, caso alguem precise de ajuda com esquema elétrico posso ajudar!

Paguei R$14,00 nessa caixa em casa de material de construção, ela ja vem com tomada e um recorte, porém o recorte precisa ser ajustado ao tic, e precisei remover a tomada e colocar essa outra em cima devido ao tamanho do TIC e dos cabos, mas foi bem tranquilo pra modificar, também usei EVA pra disfarçar os buracos!
 

Attachments

  • Full Gauge.jpeg
    Full Gauge.jpeg
    52 KB · Views: 416
  • tic1.jpeg
    tic1.jpeg
    65.4 KB · Views: 378
  • tic2.jpeg
    tic2.jpeg
    87.1 KB · Views: 337
Bem legal
Eu também fiz algo parecido, coloquei 3 tomadas, uma de entrada uma de saída, sem ser controlada, e uma controlada, mais uma saída 12v pra ligar uma ventoinha controlada também controladaIMG_20180210_150303940.jpgIMG_20180210_150308324.jpgIMG_20180210_150316915.jpgIMG_20180210_150312629.jpg

André Wenderosck
 
Bem legal
Eu também fiz algo parecido, coloquei 3 tomadas, uma de entrada uma de saída, sem ser controlada, e uma controlada, mais uma saída 12v pra ligar uma ventoinha controlada também controladaView attachment 119928View attachment 119929View attachment 119930View attachment 119931

André Wenderosck


Muito bom mesmo, de inicio pensei em colocar uma chave 3 posições pra deixar pelo controle TIC, desligado ou pelo termostato da geladeira, mas ainda está em estudos, parabens!
qual a função da ventoinha?
 
Muito bom mesmo, de inicio pensei em colocar uma chave 3 posições pra deixar pelo controle TIC, desligado ou pelo termostato da geladeira, mas ainda está em estudos, parabens!
qual a função da ventoinha?
A ventoinha deixa a temperatura dentro da geladeira mais homogenia, e acelera a troca de calor.
Antes de instalar a ventoinha demorava uns 2 dias pra baixar de 22-24c pra 0.5c
Agora em 24-30h consigo chegar em -1c.

André Wenderosck
 
A ventoinha deixa a temperatura dentro da geladeira mais homogenia, e acelera a troca de calor.
Antes de instalar a ventoinha demorava uns 2 dias pra baixar de 22-24c pra 0.5c
Agora em 24-30h consigo chegar em -1c.

André Wenderosck

Muito bom mesmo, mas deixa eu entender melhor, em que momento voce liga a ventoinha, junto com a geladeira? tem uma foto da ventoinha na geladeira?
 
Muito bom mesmo, mas deixa eu entender melhor, em que momento voce liga a ventoinha, junto com a geladeira? tem uma foto da ventoinha na geladeira?
Isso mesmo, a fonte 12v da ventoinha tá ligada na saída do controlador. Quando ele aciona a geladeira liga a ventoinha junto.
Não tenho foto, mais qualquer fan de computador serve. E só ter uma fonte 12v, eu usei de uma fonte de roteador que não funcionava.
A ventoinha eu deixo em cima do balde fermentador jogando o ar em direção o fundo da geladeira.

André Wenderosck
 
Isso mesmo, a fonte 12v da ventoinha tá ligada na saída do controlador. Quando ele aciona a geladeira liga a ventoinha junto.
Não tenho foto, mais qualquer fan de computador serve. E só ter uma fonte 12v, eu usei de uma fonte de roteador que não funcionava.
A ventoinha eu deixo em cima do balde fermentador jogando o ar em direção o fundo da geladeira.

André Wenderosck

Vou tentar te "plagiar" obrigado pelas dicas!
 
O meu é um pouco mais roots. Fiz a "caixa" com um pedaço de madeira que tinha em casa e uma lata de uma boa session IPA. Depois furei o tampo do freezer e parafusei. hahahahahahahahahah
 

Attachments

  • IMG_20180330_124445522.jpg
    IMG_20180330_124445522.jpg
    39.2 KB · Views: 129
Back
Top