Melhor tipo de fundo falso

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Joined
Dec 29, 2019
Messages
900
Reaction score
474
Location
Sao Paulo
Boa tarde galera... Estou para fazer um investimento para aumentar minha produção para 100L por brassagem, já vou comprar tudo em inox, serão duas panelas (130L e 168L) e pesquisando sobre os equipamentos me surgiram algumas dúvidas, quem tiver passado por experiências e puder compartilhar... Agradecido!
1. Quem usa panelas de Inox 130L pode me dizer se é possível cozinhar levas de 50L nela sem ter problemas com a cama de grãos?
2. Irei comprar um fundo falso para essa de 130L, já uso um que eu mesmo furei com broca de 4mm (sim, são furos grandes mas me atendem perfeitamente). Observei que tem alguns modelos que possuem rasgos a laser ao invés dos furos, como é o fincionamento? Que usa, pode dizer se é melhor, pior ou tão bom quanto os furadinhos, tá tô em eficiência qua tô em vazão durante a recirculação contínua...
3. Pensei em pegar logo duas de 168, mas acho exagero né? Para 100L a de 130 atende bem na mostura com fundo falso? E retornando a pergunta, dá pra fazer levas de 50L nela?
 
Boa tarde galera... Estou para fazer um investimento para aumentar minha produção para 100L por brassagem, já vou comprar tudo em inox, serão duas panelas (130L e 168L) e pesquisando sobre os equipamentos me surgiram algumas dúvidas, quem tiver passado por experiências e puder compartilhar... Agradecido!
1. Quem usa panelas de Inox 130L pode me dizer se é possível cozinhar levas de 50L nela sem ter problemas com a cama de grãos?
2. Irei comprar um fundo falso para essa de 130L, já uso um que eu mesmo furei com broca de 4mm (sim, são furos grandes mas me atendem perfeitamente). Observei que tem alguns modelos que possuem rasgos a laser ao invés dos furos, como é o fincionamento? Que usa, pode dizer se é melhor, pior ou tão bom quanto os furadinhos, tá tô em eficiência qua tô em vazão durante a recirculação contínua...
3. Pensei em pegar logo duas de 168, mas acho exagero né? Para 100L a de 130 atende bem na mostura com fundo falso? E retornando a pergunta, dá pra fazer levas de 50L nela?

Boa tarde Edgar. Cara, eu procurei aqui na minha cidade quem trabalhava com inox, comprei a tela no ML e levei p ele. Paguei 180,00, e acho ele top (até pq só brassei nele até hj...rss).

Muito prático p realizar lavagem e partir p fervura.

Só não repara a sujeira, tô precisando limpar.
 

Attachments

  • image.jpg
    image.jpg
    31 KB · Views: 99
  • image.jpg
    image.jpg
    132.8 KB · Views: 101
  • image.jpg
    image.jpg
    82.2 KB · Views: 96
Uso uma bazooka em espiral, é mais eficiente que o fundo falso, a minha é de 3 mts neste msmo modelo Filtro Espiral Cerveja Artesanal Inox Bazooka - 3/4 - 2mts - R$ 300,00
Cara, você já usou fundo falso? Quando você diz "mais eficiente" você está se referindo à filtragem, à eficiência da mostura ou à eficiência de vazão?
Nunca vi esse tipo de filtro funcionando, no caso só coloca ele na posição, enche de agua até atingir a temperatura e mete o malte todo em cima?
A questão aqui é que como disse, irei usar resistência no fundo da panela, então seria muito complicado de ficar colocando e tirando esse filtro abaixo da resistência, além do que o malte diretamente sobre a resistência não me parece uma boa idéia...
 
Cara, você já usou fundo falso? Quando você diz "mais eficiente" você está se referindo à filtragem, à eficiência da mostura ou à eficiência de vazão?
Nunca vi esse tipo de filtro funcionando, no caso só coloca ele na posição, enche de agua até atingir a temperatura e mete o malte todo em cima?
A questão aqui é que como disse, irei usar resistência no fundo da panela, então seria muito complicado de ficar colocando e tirando esse filtro abaixo da resistência, além do que o malte diretamente sobre a resistência não me parece uma boa idéia...
Já usei fundo falso, mas qdo não entupia o fluxo ficava mto pouco, bastava usar uma quantidade maior de trigo ou uma moagem mais fina. Com a bazooka (3mts) a area de filtragem aumentou e melhorou bastante a recirculação do mosto, mas não uso com resistência elétrica. Quando usava resistência elétrica eu fiz um fundo falso com uma chapa com furos grandes e médios, 10 e 5cm e usava uma tela de inox só apoiada por cima dos furos, melhorava a limpeza e o fluxo do mosto. Desisti das resistência pq carameliza mto fácil e msmo quando não carameliza a limpeza é bem ruim de fazer. Para usar com resistência elétrica precisa separa a mangueira da resistência. O malte vai todo em cima da mangueira que é conectada no registro.
 
Colier,

Utilizo bazooka e ao contrário do que você falou ela não é mais eficiente que o fundo falso. Comparado a bazooka, o fundo falso melhora a eficiência da mostura e facilita a lavagem. Dê uma procurada no fórum. Tem vários tópicos com essa discussão.
Depende do tamanho da bazooka, se usar uma convencional reta, a area de filtragem é menor e tb cria um direcionamento em V no fluxo do mosto, mas uma mangueira maior e em espiral o fluxo é distribuído em td área da panela e é só vc multiplicar a área da mangueira pra ver quem tem maior fluxo.
 
Não
Depende do tamanho da bazooka, se usar uma convencional reta, a area de filtragem é menor e tb cria um direcionamento em V no fluxo do mosto, mas uma mangueira maior e em espiral o fluxo é distribuído em td área da panela e é só vc multiplicar a área da mangueira pra ver quem tem maior fluxo.
Não Colier, não depende. Dê uma pesquisada no fórum. Tem várias tópicos a respeito e o martelo já foi batido.
 
Boa tarde galera... Estou para fazer um investimento para aumentar minha produção para 100L por brassagem, já vou comprar tudo em inox, serão duas panelas (130L e 168L) e pesquisando sobre os equipamentos me surgiram algumas dúvidas, quem tiver passado por experiências e puder compartilhar... Agradecido!
1. Quem usa panelas de Inox 130L pode me dizer se é possível cozinhar levas de 50L nela sem ter problemas com a cama de grãos?
2. Irei comprar um fundo falso para essa de 130L, já uso um que eu mesmo furei com broca de 4mm (sim, são furos grandes mas me atendem perfeitamente). Observei que tem alguns modelos que possuem rasgos a laser ao invés dos furos, como é o fincionamento? Que usa, pode dizer se é melhor, pior ou tão bom quanto os furadinhos, tá tô em eficiência qua tô em vazão durante a recirculação contínua...
3. Pensei em pegar logo duas de 168, mas acho exagero né? Para 100L a de 130 atende bem na mostura com fundo falso? E retornando a pergunta, dá pra fazer levas de 50L nela?

Amigo, respondendo as suas perguntas, eu uso uma panela de 112 litros, e outra de 52 litros. Uso a panela de 52 litros para levas de 40 litros finais, e a de 112 litros para levas de 60 litros finais. Tenho gostado dos resultados que estou tendo, é uma versatilidade boa, até prefiro ferver as levas na panela de 112 litros, da pra tocar ficha sem medo de boilover. Porém, como eu uso fogareiro, estimo que haja uma perda energética neste processo; não saberia te precisar, mas por experiência própria, vale a pena. Outra desvantagem é o tamanho da panela para lavar; é muito mais fácil lavar uma panela de 60 litros do que uma de 100+.

Quanto ao fundo falso, uso um fundo falso tradicionalzão na de 112 litros, acho ótimo em relação à sua eficiência, não trocaria por filtro em espiral. Já na panela de 52 litros, eu uso bag muito simples, e executo recirculação e e depois batch sparge como lavagem, já cheguei em eficiências de 80%. Portanto, acredito que a diferença entre o equipamento de filtragem em si não mude muito, mas sim o processo que você utiliza, a atenção que você emprega à sua produção, e a melhoria contínua através da sua experiência nas brassagens.
 
Já usei fundo falso, mas qdo não entupia o fluxo ficava mto pouco, bastava usar uma quantidade maior de trigo ou uma moagem mais fina. Com a bazooka (3mts) a area de filtragem aumentou e melhorou bastante a recirculação do mosto, mas não uso com resistência elétrica. Quando usava resistência elétrica eu fiz um fundo falso com uma chapa com furos grandes e médios, 10 e 5cm e usava uma tela de inox só apoiada por cima dos furos, melhorava a limpeza e o fluxo do mosto. Desisti das resistência pq carameliza mto fácil e msmo quando não carameliza a limpeza é bem ruim de fazer. Para usar com resistência elétrica precisa separa a mangueira da resistência. O malte vai todo em cima da mangueira que é conectada no registro.
Bom, então já percebes que está descartada essa opção pois usarei resistência...concordo que a área de filtragem aumenta, se fosse continuar no fogareiro com certeza repensaria nas opções...
Quanto a chapa com furos grandes e a tela somente por cima acho uma boa opção, mas pouco prática. Seria tipo uma chapa ou mesmo uma daquelas telas "moeda" que usamos nas nossas churrasqueiras de pobre, com uma tela de inox tipo as que fazem os cestos correto? Boa opção, mas dois apetrechos a mais pra lavar e cuidar...
Quanto a caramelização é um risco, porém com um sistema bem tunado e potências ajustadas não deve acontecer. Creio que levarei umas 3 a 4 brassagens com a resistência para aprender e ajustar meu sistema, após isso não devo ter mais problemas.
Já a limpeza... Ah, limpeza é limpeza né! Cada um faz do seu jeito, uns levam 20 minutos e outros 2 horas, vai do capricho e paciência... Não vejo isso como problema!

Obrigado por compartilhar sua experiência!
 
Back
Top