Melhor temperatura para esterificação.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Pbat

Member
Joined
Mar 12, 2016
Messages
11
Reaction score
0
Saudações cervejeiros.
Procurei mas não consegui achar uma resposta que tirasse a minha dúvida.
Vamos dizer que eu queira fazer uma cerveja belga e utilize uma levedura belga e em partida disso queira o máximo de esters que essa levedura possa dar sem forma álcool superior.
Qual seria a temperatura ideal de fermentação? 20, 21, 22, 23, 24 graus?
Cada cepa (marca, empresa que fabrica a mesma) de levedura tem sua faixa de temperatura ótima para este fim?
Existe alguma tabela sobre isso?
 
Vamos la. Não sou experiente mas vou dar minha contribuição de quem recentemente começou a estudar fisiologia da levedura.

A produçao de éster é mediada por uma enzima que faz a união de um alcool com um acido. No nosso liquido a ser fermentado, o acido mais abundante é a AcetilCoA.
Na presença de oxigenio, a levedura produz ESTEROIS para a formação de novas células. Essa produção de esterol "rouba" a acetilCoA, diminuindo esse substrato pra formaçao de ester.
No geral, o que influencia a formaçao dos ester no mosto cervejejro são: temperatura, oxigenio e pitch rate.
Os alcoois superiores são produzidos principalmente na fase lag (primeiras horas apos inoculação) e na fase mais vigorosa da fermentação. São influenciados por temperatura, oxigenaçao, nitrogenio, pitch rate, etc. Sua formaçao ocorre a partir da acetilCoA e do piruvato durante a sintese ou absorçao de aminoacidos.
Então vc pode perceber que ambos são intimamente relacionado. Principalmente seus substratos.
Pra que vc direcione e priorize os esters, primeiramente vc deve conhecer a sua levedura. Isso envolve testes e comparações. Não desista de uma levedura antes de testá-la. A mesma levedura pode produzir cervejas completamente diferente mediante minimas alteraçoes.

Minha sugestão, se vc for usar fermento seco, é:
Fazer um ligeiro underpitch, não se preocupar com a aeraçao (a menos que seja uma cerveja de og mais alta) e começar com temperatura mais baixa (17,18°) e ir aumentando a partir do segundo ou terceiro dia.

Os fermentos secos ja tem uma reserva de acidos graxos e esterois, dai vc nao se preocupar com a aeração; temperatura mais baixa no inicio pra evitar o alcool superior e aumentar depois do 2 dia pra direcionar a produçao de ester (ja que nessa fase o mosto ta mais atenuado, favorecendo a ligaçao alcool com acido pra formar ester).

É como disse anteriormente. Eu n tenho tanta experiencia. Fiz 2 cervejas. Ambas pouco esterificadas. Mas ai comecei a ler um pouco sobre as leveduras e ai vou iniciar minha saga de experiencias e comparaçoes. Espero daquj uns meses te dar essa resposta baseado nas minhas vivências.
Poste aqui os resultados.
Vamos aguardar resposta dos mais experientes. Peço que me corrijam se errei na explicaçao.

Obrigad
 
Saudações cervejeiros.
Procurei mas não consegui achar uma resposta que tirasse a minha dúvida.
Vamos dizer que eu queira fazer uma cerveja belga e utilize uma levedura belga e em partida disso queira o máximo de esters que essa levedura possa dar sem forma álcool superior.
Qual seria a temperatura ideal de fermentação? 20, 21, 22, 23, 24 graus?
Cada cepa (marca, empresa que fabrica a mesma) de levedura tem sua faixa de temperatura ótima para este fim?
Existe alguma tabela sobre isso?

Existem instruções gerais (leia o livro Yeast, é um bom ponto de partida...), mas tu não vai encontrar todo esse conhecimento condensado em uma tabela de excel.

Arregace as mangas e vá pra cozinha fazer cerveja, aplique o que leu nos livros e revistas, anote o que funcionou e descarte o que não deu certo.

Conhecimento teórico é bom, eu busco praticamente todo dia, mas tem que lembrar que a teoria existe para fundamentar a prática.

Ninguém aprende a dirigir lendo livro. :)

Abraços.
 
Back
Top