Melhor maneira de guardar metade de uma levedura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

dasilvj4

Member
Joined
Jan 26, 2021
Messages
24
Reaction score
3
Location
Mogi das Cruzes SP
Pessoal uma dúvida, eu comprei uma receita de 20L, mas como meu fermentador 20L está cheio eu resolvi fazer só 10L de cada vez.

Minha dúvida é: Qual a melhor forma de usar meia levedura (seca), abrir o saquinho e usar metade e tampar bem e colocar na geladeira ou fazer um starter com o mosto (já que a receita é a mesma) e guardar o starter, ou starter de DME.

Eu acho que eu vou usar daqui uns 15 dias, vão estar vivas ainda, stater é melhor, guardar no congelador ou geladeira?

Meu equipamento é BIAB e esssa é minha terceira brassagem, a primeira deu super certo, uma lazy cream ale de 5 litros a segunda uma receita clone da heineken que está no fermentador mas indo bem.

Queria uma resposta mais geral para saber o que fazer nas próximas vezes, mas meu fermento é o S 04 Fermentis, e a receita é uma dry stout clone da Guinness*.

*Não prestei atenção e fiz a mostura a 67°C antes de colocar os grãos, quando coloquei foi para uns 62 e descendo, OG que deveria ser 1041 foi 1027, mas paciência, errei e vamos ver como fica e na próxima tento corrigir.
 
Não se recomenda guardar pacote de levedura aberto. A viabilidade cai rápido e a chance de contaminação é bastante grande.

O que vc pode fazer é reaproveitar a lama da cerveja que está fermentando, da seguinte forma:



Tb é possível reaproveitar jogando o mosto da brassagem nova diretamente em cima da lama da cerveja pronta (daí necessário programar o envase para o mesmo dia da nova brassagem). Já vi relatos do pessoal aqui do forum nesse sentido.
 
Legal Gabriel, esse aproveitamento de levedura também é uma coisa que pretendo testar, vou tentar reaproveitar da minha lager.

Tomei bastante cuidado na hora de abrir o pacote, dobrei ele ao meio, sanitizei, abri so o necessário para retirar metade re-embalei bem e passei fita, acho que vou testar ela depois que a minha dry stout ficar pronta e escolher se faço a lavagem da lama ou tento fermentar com o que sobra.

Uma informação que esqueci, minha receita tinha OG de 1042 e saiu a 1027, mas meus maltes foram moídos em 24/12, acho que isso atrapalha né.
 
Você comprou uma receita de 20 litros de Dry Stout com maltes moídos em 24/12 e fez somente 10 litros ?

Os maltes estavam moídos separados ou tudo junto ?
Uma Stout costuma ter uma boa dose de maltes especiais.
Se estavam moídos juntos....
Na hora de "pegar metade do malte" você pode ter pego muito malte especial e pouco malte base, dando uma OG menor.
Ou pode ter pego menos da metade da quantidade de malte.
Não recomendo dividir uma receita que tenha malte já misturado.

Além disso... pra 10 litros, se não fizer starter... pode colocar um pacote inteiro de leveduras, pra evitar underpitching.
Ainda mais se você "dobrou o pacote de levedura ao meio antes de abrir" com o objetivo de dividir igual.... a chance de não ter dividido igual é grande.

Existe a chance de você ter colocado mais levedura nesta, que talvez tenha menos malte e uma OG menor...
E talvez sobre menos levedura pra segunda metade... que talvez tenha mais malte e uma OG superior ao planejado.
 
Concordo com o amigo acima, vale jogar esse 1 pacote pros 10 litros...volta e meia recomendam a regra de bolso de "1 pacote pra 20l", mas quando vc joga tudo certinho numa calculadora de pitch rate - com número de células viáveis por grama e OG da sua receita - a coisa é bem diferente. Se a OG for maior que 1.060, pode haver underpitch até mesmo com 1 pacote pra 10l.
 
Caramba

Estavam todos juntos, receita de 20L usando metade de tudo. Eu tentei uniformizar (?) o malte mexendo bem o saco e misturando bem, além de dividir da melhor forma possível, no olho, sem balança, ou seja, tem uma margem de erro generosa.

Gabriel

Como a receita era bem leve, OG de 1043 achei que meia levedura seria o suficiente, ainda fiz hidratação e um starter de 6h só para acordar elas.



A receita:

Ingredientes
2,6 kgMalte Pilsen
1,0 kgFlocos de Cevada
400 gCevada Torrada
15 gLúpulo Admiral
1 Levedura S-04

4,0% ABV
27 IBU
1041 OG
1.010 FG
40 COR

É a receita Black Jack do canal cerveja fácil.
 
Vale tbm observar que ao dividir uma receita de 20L ao meio deve-se esperar um resultado final de menos de 10L pra cada lote. Isso é porque as perdas de eficiência do equipamento ficam duplicadas, por exemplo, o volume morto de cerveja com trub que fica no fundo da panela ao transferir pro fermentador, essa perda acontece duas vezes. Moral da estória, parte da sua perda na OG pode ser explicada por esse fator.
 
Fiz uma Stout sexta-feira dia 22/01, ficou parecida com a sua @dasilvj4, montei ela no BrewFather me baseando no BJCP, e usando 1/2 pacote de levedura de uma Red Ale que fiz anterior a essa (duas semanas atrás).
Apesar da pouca experiência que tenho (somente 8 brassagens) e lendo bastante sobre a quantidade de levedura/litro resolvi testar e passei a fazer brassagens com 1/2 pacote, desde a 2a. não parei mais e o resultado está sendo bastante satisfatório.
Como o pacote tem 12g, eu faço um starter com 6g, jogando e pesando até chegar a 6g (sei que isso não é muito preciso mas até agora tem dado certo), depois fecho com fita adesiva e ainda selo ele com uma seladora para a próxima receita.
Se é o jeito certo? Não sei, como eu disse os resultados estão sendo bons.

Essa é a minha receita da Stout, pedi para separar os grãos tostados, adicionei eles 10min antes de acabar a mostura e ainda fiz uma rampa de 10min a 72º antes do mash out:
https://web.brewfather.app/share/9ebFdo61MNYxryA FG batei em cima e hj, fermentação a 18º e hj já subi a temperatura para o descanso de diacetil (20º), sábado ela já vai pro cold, vamos ver o que vai dar.

Boas cervejas a todos!
 
Last edited:
Vale tbm observar que ao dividir uma receita de 20L ao meio deve-se esperar um resultado final de menos de 10L pra cada lote. Isso é porque as perdas de eficiência do equipamento ficam duplicadas, por exemplo, o volume morto de cerveja com trub que fica no fundo da panela ao transferir pro fermentador, essa perda acontece duas vezes. Moral da estória, parte da sua perda na OG pode ser explicada por esse fator.

Obrigado por alertar mais um ponto, mas como passo tudo o que está na panela para o fermentador (estou sem torneira na panela, por enquanto) isso teve pouco impacto na OG, mas vai ter na saída do fermentador/envase.

Mas como você disse é um conjunto de fatores, até agora:

- dividir receita já moída e misturada
- errar em 5°C a temperatura de mostura
- usar malte já moído a 30 dias
- ...
 
Fiz uma Stout sexta-feira dia 22/01, ficou parecida com a sua @@dasilvj4, montei ela no BrewFather me baseando no BJCP, e usando 1/2 pacote de levedura de uma Red Ale que fiz anterior a essa (duas semanas atrás).
Apesar da pouca experiência que tenho (somente 8 brassagens) e lendo bastante sobre a quantidade de levedura/litro resolvi testar e passei a fazer brassagens com 1/2 pacote, desde a 2a. não parei mais e o resultado está sendo bastante satisfatório.
Como o pacote tem 12g, eu faço um starter com 6g, jogando e pesando até chegar a 6g (sei que isso não é muito preciso mas até agora tem dado certo), depois fecho com fita adesiva e ainda selo ele com uma seladora para a próxima receita.
Se é o jeito certo? Não sei, como eu disse os resultados estão sendo bons.

Então, como é minha terceira brassagem estou tentando explorar o que pode ser feito e testando, além do foco em corrigir os erros, minhas duas primeiras foram de acordo com o planejado, mas essa terceira eu estava com pressa foi só lamentos.

Mesmo assim vou fazer a cerveja e experimentar, até para entender como esses erros afetam o processo e corrigir isso nas próximas, já sei que a não ser que eu tenha umas 4h livre para fazer tudo revisando com muito calma é melhor nem fazer.
 
Back
Top