Maturar American IPA - qual a melhor forma?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lpera

Well-Known Member
Joined
Jan 18, 2015
Messages
843
Reaction score
405
Pessoal,

primeiramente desculpas a quantidade de perguntas, mas como sou realmente novo (apenas 2 brassagens) ainda tenho muitas dúvidas.

Brassei uma American IPA, bem carregada no lúpulo, e ainda irei fazer o DH. Meu plano era de engarrafar essa leva entre os dias 19 e 22 desse mês, dependendo de como o processo fluir. Porém vou ter que viajar de última hora e ficarei fora até o dia 30...e isso me preocupa, pois essa cerveja foi planejada para ser tomada fresca.

Meu plano agora é o seguinte:

Assim que terminar a fermentação secundária que deve ser perto do dia 18, vou colocar essa leva em um freezer à 0 graus e deixar até o dia 30 quando eu voltar de viagem. Vale a pena fazer o DH nesse momento e deixar essa cerveja maturando até o dia 30, depois coloco gelatina e engarrafo? Ou, seria melhor não fazer o DH agora, apenas deixar maturando à 0 graus e assim que voltar de iagem subir ela até temperatura ambiente, fazer DH por 3-4 dias, fazer outro cold crash/gelatina e depois engarrafar?

Obrigado.
 
Estou com uma situação bem semelhante.

Fiz uma IPA Session em 22 de Janeiro que está no fermentador até hoje.

Na última semana ficou clarificando a 2ºC, amanhã vou subir a temperatura dela para 20ºC, deixar com Dry Hoop por 4 dias e engarrafar.
 
Na minha opinião, o dry hopping vale mais a pena ser feito em temperaturas mais altas 20-22, eu pelo menos obtenho mais aroma do que com a temperatura baixa, costumo fazer por 7 dias e com aproximadamente 4-5g de lupulo por litro.

Acho que se vais viajar dia 22 e voltar dia 30 faz o dry hopping neste meio tempo e quando chegar cold crash e engarrafa.
 
Na minha opinião, o dry hopping vale mais a pena ser feito em temperaturas mais altas 20-22, eu pelo menos obtenho mais aroma do que com a temperatura baixa, costumo fazer por 7 dias e com aproximadamente 4-5g de lupulo por litro.

Acho que se vais viajar dia 22 e voltar dia 30 faz o dry hopping neste meio tempo e quando chegar cold crash e engarrafa.

Nesse caso, 10 dias de DH não seria demais?
 
Acho que poderias tentar uma quantidade menor, talvez 3g de lupulo e deixar por esses 10 dias, acredito que problema não vai haver.
 
Pelo que já li, muito tempo de DH da gosto de grama na cerveja, acho que 10 dias é muito.
 
Na minha visão, o ideal é Dry Hopping durante a fermentação secundária, e então faz cold-crash, e aplica gelatina e engarrafa, OU........ faz cold-crash, troca de fermentador, e deixa maturando em baixa temperatura...... depois quando voltar, pode aplicar gelatina e engarrafar (ou nem precisa gelatina, aí tu mesmo podes julgar).

Ou seja, vai COMEÇAR a fermentação secundária? Mete DH na hora.

Abraço,
 
Na minha visão, o ideal é Dry Hopping durante a fermentação secundária, e então faz cold-crash, e aplica gelatina e engarrafa, OU........ faz cold-crash, troca de fermentador, e deixa maturando em baixa temperatura...... depois quando voltar, pode aplicar gelatina e engarrafar (ou nem precisa gelatina, aí tu mesmo podes julgar).

Ou seja, vai COMEÇAR a fermentação secundária? Mete DH na hora.

Abraço,
Guenther não entendi sua explicação, fermentação secundária é a maturação?
 
Guenther não entendi sua explicação, fermentação secundária é a maturação?
Não.

Eu citei duas opções:

(OPÇÃO 1) Na minha visão, o ideal é Dry Hopping durante a fermentação secundária, e então faz cold-crash, e aplica gelatina e engarrafa, (OPÇÃO 2) OU........ faz cold-crash, troca de fermentador, e deixa maturando em baixa temperatura...... depois quando voltar, pode aplicar gelatina e engarrafar (ou nem precisa gelatina, aí tu mesmo podes julgar).



OPÇÃO 1- fermentação secundária, >>> e então faz cold-crash, e aplica gelatina e engarrafa (e depois vai maturar)

OPÇÃO 2 - (mesma coisa) >>> OU........ faz cold-crash, troca de fermentador, e deixa maturando em baixa temperatura

Ou seja, a segunda opção assume que tu já fizeste Fermentação Secundária + Dry Hopping ("(mesma coisa)"), e aí depois disso faz Cold Crash, troca de fermentador, e deixa maturando a frio caso for viajar ou algo do tipo e não tenha tempo de embarrilar.
 
Não.

Eu citei duas opções:

(OPÇÃO 1) Na minha visão, o ideal é Dry Hopping durante a fermentação secundária, e então faz cold-crash, e aplica gelatina e engarrafa, (OPÇÃO 2) OU........ faz cold-crash, troca de fermentador, e deixa maturando em baixa temperatura...... depois quando voltar, pode aplicar gelatina e engarrafar (ou nem precisa gelatina, aí tu mesmo podes julgar).



OPÇÃO 1- fermentação secundária, >>> e então faz cold-crash, e aplica gelatina e engarrafa (e depois vai maturar)

OPÇÃO 2 - (mesma coisa) >>> OU........ faz cold-crash, troca de fermentador, e deixa maturando em baixa temperatura

Ou seja, a segunda opção assume que tu já fizeste Fermentação Secundária + Dry Hopping ("(mesma coisa)"), e aí depois disso faz Cold Crash, troca de fermentador, e deixa maturando a frio caso for viajar ou algo do tipo e não tenha tempo de embarrilar.

Obrigado pela explicação, eu li um texto seu muito bom explicando sobre Fermentação e maturação

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851
 
@Guenther mais no caso de uma fermentação secundária mais larga tipo 10 dias, tu entende que é melhor fazer o dh no começo o uns 4 dias antes do final?
Obrigado.!
 
Dry Hopping = Início da Fermentação Secundária

No final da primária, ainda é gerada uma quantidade significativa de CO², que vai levar parte do aroma do Dry Hopping embora.
 
Back
Top