Maturação!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jul 22, 2018
Messages
3
Reaction score
0
Location
Fortaleza
Ola amigos,
Estou preocupado com minha primeira receita!
A cerveja esta em fase de classificação, 3 graus ja a 5 dias e hoje percebi que o airlock esta borbulhando, cera que minha cerveja esta contaminada?
 
Ola amigos,
Estou preocupado com minha primeira receita!
A cerveja esta em fase de classificação, 3 graus ja a 5 dias e hoje percebi que o airlock esta borbulhando, cera que minha cerveja esta contaminada?
Mede a densidade dela, se ela ainda estiver atenuando ainda esta ocorrendo alguma fermentação nessa breja mas na temperatura que está a breja é difícil e é mais provável que esteja ocorrendo um desprendimento de CO2 do líquido o que faz o air lock dar umas borbulhadas.
Mede a densidade 2 ou 3 dias seguidos e se estiver parada a breja ta ok
 
Ola amigos,
Estou preocupado com minha primeira receita!
A cerveja esta em fase de classificação, 3 graus ja a 5 dias e hoje percebi que o airlock esta borbulhando, cera que minha cerveja esta contaminada?
É possível, já aconteceu comigo e era contaminação das braba. Mas só cheirando e provando pra saber mesmo, não é certeza.

Abs



Sent from my SM-G950F using Tapatalk
 
Qual foi sua OG? quantos dias ficou em temperatura de fermentação? qual foi sua FG? Vc usa poço termométrico, sensor colado na parede do balde ou somente temperatura da geladeira mesmo?
 
a princípio, ao esfriar os gases tende a se contrair causando uma pressão negativa no balde/fermentador, sugando o ar de fora para dentro (quem usa blow-off sabe o que é sugar o líquido para dentro do fermentador).

Portanto não deveria estar borbulhando como se gases estivessem saindo, talvez ao contrário, mas não saberia dizer por nunca ter usado air-lock.
 
a princípio, ao esfriar os gases tende a se contrair causando uma pressão negativa no balde/fermentador, sugando o ar de fora para dentro (quem usa blow-off sabe o que é sugar o líquido para dentro do fermentador).

Portanto não deveria estar borbulhando como se gases estivessem saindo, talvez ao contrário, mas não saberia dizer por nunca ter usado air-lock.
@Fernando Vasconcelos e Jean, provavelmente (muito provavelmente por sinal) é essa pressão negativa que tende a sugar ao invés de expelir. Tanto no blow off quanto no air lock o processo é o mesmo. Tenho alguns Sterilock que uso logo que termina a fermentação e inicio a maturação a frio.
 
Ola!
FG - 1054
OG - 1008 após 7dias de fermentação
A 20graus
Temperatura de classificação 3 graus
10 dias
Fala fernando blz? Só um toque na nomenclatura: a OG é a densidade inicial (original...) e a FG a densidade final. Então a sua OG foi de 1054 e a FG de 1008. Se vc quer sabe se ainda está atenuando é só medir novamente...veja se ainda está nos 1008.
 
Ola amigos,
Estou preocupado com minha primeira receita!
A cerveja esta em fase de classificação, 3 graus ja a 5 dias e hoje percebi que o airlock esta borbulhando, cera que minha cerveja esta contaminada?
Então Fernando..... pelos seus dados até que ela tá atenuando dentro do estilo, mas como a turma já deu um toque aí, acredito que realmente seja a diferença depressão entre o interior do balde e o exterior, ou então a fuga do CO2 residual. Caseiro é assim mesmo, só experimentando pra ter 100% de certeza.
 
Back
Top