Maturação sem fermento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

MarcelRato

Member
Joined
Nov 27, 2015
Messages
24
Reaction score
3
Olá pessoal, tudo bom??
Tenho lido bastante aqui, que muitas pessoas maturam a cerveja com o fermento.
Eu provavelmente devo ter aprendido errado, mas em 3 anos que faço cerveja nunca maturei com o fermento la dentro e tenho obtido ótimas cervejas.
Eu faço o seguinte: fermento em fermentador cônico, transfego para bombona a cerveja limpinha, tiro/reaproveito o fermento. A cerveja fica maturando la limpinha entre 5° e 0° ainda decanta bastante coisa, passo pra outra bombona dai envaso.
Nunca tive problema.
Mas o ponto é...qual a vantagem de maturar com o fermento?? E as desvantagens de se maturar sem o fermento???


Obrigado

Enviado de meu SM-G925I usando Tapatalk
 
Você apenas tirou a parte do fermento de floculou, não tirou o fermento em si, logo, você não matura sem fermento. Apenas maturaria sem fermento se pasteurizasse a cerveja.
Agora, maturar com a lama+trub no fundo ou não é questão mais de opção já que a alteração de sabor só se daria em caso de mais de 3 semanas de contato com a cerveja, de acordo com alguns testes empíricos.
 
Olá pessoal, tudo bom??
Tenho lido bastante aqui, que muitas pessoas maturam a cerveja com o fermento.
Eu provavelmente devo ter aprendido errado, mas em 3 anos que faço cerveja nunca maturei com o fermento la dentro e tenho obtido ótimas cervejas.
Eu faço o seguinte: fermento em fermentador cônico, transfego para bombona a cerveja limpinha, tiro/reaproveito o fermento. A cerveja fica maturando la limpinha entre 5° e 0° ainda decanta bastante coisa, passo pra outra bombona dai envaso.
Nunca tive problema.
Mas o ponto é...qual a vantagem de maturar com o fermento?? E as desvantagens de se maturar sem o fermento???


Obrigado

Enviado de meu SM-G925I usando Tapatalk

Até onde estudei, não há vantagem em maturar com o fermento em si.
O que ocorre, é a vantagem de fazer menos trasfegas possível, minimizando assim riscos de contaminação e oxidação.
Ou seja, deixar decantar o máximo possível no fermentador, então trasfegar direto para a bombona e envasar.
Abraço!
 
Não faz diferença...
"Sem fermento", que na verdade é sem o trub, minimiza-se o risco de autólise que é praticamente nulo em fermentadores caseiros...ou caso a cerveja fique por mais de 3 semanas nos tanques...
Usar fermentador cônico para mim é vantagem somente se quer reaproveitar o fermento, do contrário não vejo vantagem, pelo contrário, é um parto pra limpar
 
Back
Top