Material Envase/Engarrafamento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

nunocsousa

Member
Joined
Jan 30, 2017
Messages
13
Reaction score
2
Bom dia,

Tenho o meu primeiro lote de cerveja a fermentar num balde de plástico que tem uma torneira a uns 3cm do fundo.

Posso engarrafar direto do balde (adicionando a dose de açucar em cada garrafa) ou tenho que decantar sempre para outro balde de engarrafamento?

Esse segundo balde tem que ser de plástico ou pode ser a panela de alumínio onde foi feita a brassagem?

obrigado!
 
Bom dia,

Tenho o meu primeiro lote de cerveja a fermentar num balde de plástico que tem uma torneira a uns 3cm do fundo.

Posso engarrafar direto do balde (adicionando a dose de açucar em cada garrafa) ou tenho que decantar sempre para outro balde de engarrafamento?

Esse segundo balde tem que ser de plástico ou pode ser a panela de alumínio onde foi feita a brassagem?

obrigado!

Pode sim, engarrafar direto do fermentador.

Só que a chance de levar a "lama" do fundo do balde para as garrafas é muito grande.

Qualquer movimento no balde vai levantar a lama, que vai acabar nas garrafas.

Se for passar para outro recipiente, não há problema em usar a panela de alumínio.
 
Eu já deixei o balde numa mesa que não mexe, de maneira a ser só encaixar a válvula de engarrafamento na torneira e abrir para a garrafa!

assim não deverá haver problema, certo?

obrigado pela resposta
 
Eu já deixei o balde numa mesa que não mexe, de maneira a ser só encaixar a válvula de engarrafamento na torneira e abrir para a garrafa!

assim não deverá haver problema, certo?

obrigado pela resposta

O mais fácil é fazer um cold crash, passar toda a ceva para a panela, medir o volume, calcular a quantidade de açucar, colocar num recipiente (erlenmeyer, outra panelinha...) com água, ferver a água e o açucar por uns cinco minutos, lançar na panela com a cerveja (sem oxigenação), mexer vigorosamente(cuidando para não oxigenar) e encher as garrafas (cuidando para não oxigenar) hahaha

abrss;
 
obrigado pelas respostas.

já agora, aproveito para questionar um pormenor, que na realidade foi o que me levou a fazer a pergunta, e que não mencionei antes.

li que o alumínio pode fazer mal às leveduras. mas pelo pouco tempo que deve demorar este processo, nao deve fazer mal, certo?
 
Eu já deixei o balde numa mesa que não mexe, de maneira a ser só encaixar a válvula de engarrafamento na torneira e abrir para a garrafa!

assim não deverá haver problema, certo?

obrigado pela resposta

Certo. Assim não haveria problema. Depois que encaixar a válvula, espere um pouco para assentar qualquer coisa que eventuamente levantou.

E tem que ter bastante cuidado para colocar a quantidade certa de priming em cada garrafa.

Pelo que você descreveu, você não fez o "cold crash", né?

Sem cold crash sua cerveja vai ficar um pouco turva.

No cold crash, que é manter a cerveja em baixa temperatura (de 5ºC para menos) por alguns dias, muito material em suspensão decanta no balde. A temperatura baixa ajuda na decantação.
 
Obrigado a todos pelas respostas.

eu fiz a questão principalmente porque li que o alumínio pode fazer mal às leveduras, mas tendo em conta que o processo é rápido, daí não haver problemas, certo?

-

Certo. Assim não haveria problema. Depois que encaixar a válvula, espere um pouco para assentar qualquer coisa que eventuamente levantou.

E tem que ter bastante cuidado para colocar a quantidade certa de priming em cada garrafa.

Pelo que você descreveu, você não fez o "cold crash", né?

Sem cold crash sua cerveja vai ficar um pouco turva.

No cold crash, que é manter a cerveja em baixa temperatura (de 5ºC para menos) por alguns dias, muito material em suspensão decanta no balde. A temperatura baixa ajuda na decantação.

Não tenho frigorifico grande o suficiente para fazer cold crash :\
 
Obrigado a todos pelas respostas.

eu fiz a questão principalmente porque li que o alumínio pode fazer mal às leveduras, mas tendo em conta que o processo é rápido, daí não haver problemas, certo?

Exato. Será muito rápido para prejudicar.



Não tenho frigorifico grande o suficiente para fazer cold crash :\

Entendi. Mas cerveja turva também não é problema.

O que vai acontecer é que depois de engarrafada e gelada, um bocado de fermento vai se acumular no fundo da garrafa.

Quando servir, o começo da garrafa vai sair limpo, mas o último copo vai sair com bastante fermento, bem turva, mas não é nada de mais também.
 
Obrigado a todos pelas respostas.

eu fiz a questão principalmente porque li que o alumínio pode fazer mal às leveduras, mas tendo em conta que o processo é rápido, daí não haver problemas, certo?

-



Não tenho frigorifico grande o suficiente para fazer cold crash :\


Quantas panelas tu tens?

em uma destas panelas nao caberia teu balde? coloca ele dentro da panela
enche de gelo, todo dia, gelo e agua (nao precisa "encher"), mas tenta manter sempre gelo dentro da agua... (lei zero da termodinamica hahaha)
deixa uns dois dias q ta tri (nem precisa tanto)

e dai faz o esquema q te falei...
 
Bom dia,



Tenho o meu primeiro lote de cerveja a fermentar num balde de plástico que tem uma torneira a uns 3cm do fundo.



Posso engarrafar direto do balde (adicionando a dose de açucar em cada garrafa) ou tenho que decantar sempre para outro balde de engarrafamento?



Esse segundo balde tem que ser de plástico ou pode ser a panela de alumínio onde foi feita a brassagem?



obrigado!


Eu não utilizaria nenhum dos dois métodos que vc descreveu. Engarrafar direto do balde vai fazer com que vc levante muita lama que está depositada no fundo, deixando sua cerveja muito turva e com gosto de fermento. Passar a cerveja pra panela de alumínio tb não acho uma boa ideia. Vai usar o quê pra sanitizá-la? Se fosse inox não veria problema, mas Aluminio é complicado. A melhor maneira, a meu ver, e como disse um colega acima, seria vc transferir a cerveja cuidadosamente para outro balde sanitizado, medir o volume, calcular a quantidade de açúcar necessária para o primming e, após fervido e resfriado, adicioná-lo cuidadosamente ao balde, mexendo bem, mas com cuidado pra não incorporar muito O2.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Eu não utilizaria nenhum dos dois métodos que vc descreveu. Engarrafar direto do balde vai fazer com que vc levante muita lama que está depositada no fundo, deixando sua cerveja muito turva e com gosto de fermento. Passar a cerveja pra panela de alumínio tb não acho uma boa ideia. Vai usar o quê pra sanitizá-la? Se fosse inox não veria problema, mas Aluminio é complicado. A melhor maneira, a meu ver, e como disse um colega acima, seria vc transferir a cerveja cuidadosamente para outro balde sanitizado, medir o volume, calcular a quantidade de açúcar necessária para o primming e, após fervido e resfriado, adicioná-lo cuidadosamente ao balde, mexendo bem, mas com cuidado pra não incorporar muito O2.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

obrigado pela resposta. o Sanitizante Star San não é eficaz para panela de alumínio?
 
Eu não utilizaria nenhum dos dois métodos que vc descreveu. Engarrafar direto do balde vai fazer com que vc levante muita lama que está depositada no fundo, deixando sua cerveja muito turva e com gosto de fermento. Passar a cerveja pra panela de alumínio tb não acho uma boa ideia. Vai usar o quê pra sanitizá-la? Se fosse inox não veria problema, mas Aluminio é complicado. A melhor maneira, a meu ver, e como disse um colega acima, seria vc transferir a cerveja cuidadosamente para outro balde sanitizado, medir o volume, calcular a quantidade de açúcar necessária para o primming e, após fervido e resfriado, adicioná-lo cuidadosamente ao balde, mexendo bem, mas com cuidado pra não incorporar muito O2.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Desde que comecei a fazer cerveja passo para a panela de aluminio, nunca ocorreu problema nenhum. O que faço para sanitizar é ferver água nela, secar no fogo mesmo, e já era...

Mas o importante é o cara fazer o cold crash antes, se não, vai acontecer isso q o colega falou, indepente de tu passar para outro sistema ou nao.
 
obrigado a todos pelas respostas!


Eu não utilizaria nenhum dos dois métodos que vc descreveu. Engarrafar direto do balde vai fazer com que vc levante muita lama que está depositada no fundo, deixando sua cerveja muito turva e com gosto de fermento. Passar a cerveja pra panela de alumínio tb não acho uma boa ideia. Vai usar o quê pra sanitizá-la? Se fosse inox não veria problema, mas Aluminio é complicado. A melhor maneira, a meu ver, e como disse um colega acima, seria vc transferir a cerveja cuidadosamente para outro balde sanitizado, medir o volume, calcular a quantidade de açúcar necessária para o primming e, após fervido e resfriado, adicioná-lo cuidadosamente ao balde, mexendo bem, mas com cuidado pra não incorporar muito O2.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

o star san não sanitiza aluminio?
 
só para complementar, nao use nada ácido nem alcalino (soda) no cobre ou alumino!! xD

abrss;
 
o que recomenda para aluminio? :) álcool sanitário funciona? hehe :p

cara, como eu disse no topico acima, eu lavo bem a panela, fervo agua nela e numa chaleira, quando jogo a agua da panela fora tento fazer ela pegar em toda a superficie da panela e depois abro a valvula para passar agua fervendo por dentro da valvula tambem

pego a chaleira com agua fervendo e passo por todas as paredes (principalmente nas bitolas) abro a torneira de novo passo agua fervendo na torneira

depois passo alcool 70 (nunca esqueca da torneira e de onde possa acumular residuos)

tu pode usar iodo 1% também, tranquilamente.
 
A melhor maneira, a meu ver, e como disse um colega acima, seria vc transferir a cerveja cuidadosamente para outro balde sanitizado, medir o volume, calcular a quantidade de açúcar necessária para o primming e, após fervido e resfriado, adicioná-lo cuidadosamente ao balde, mexendo bem, mas com cuidado pra não incorporar muito O2.

Como não tenho um outro balde para transferencia, eu faria o envase diretamente do balde fermentador. Faria o priming, colocando a calda na cerveja e mexendo bem para homogeneizar.
Agora que vem as dúvidas:
- Se eu fizer o priming e mexer bem para homogeneizar não irá levantar a lama para toda a cerveja?
- Se eu mexer bem para homogeneizar o priming, não irá incorporar oxigenio para a cerveja?

Peço desculpas pelas perguntas de iniciante, pois ainda estou na primeira leva.

Obrigado.
 
- Se eu fizer o priming e mexer bem para homogeneizar não irá levantar a lama para toda a cerveja?
Sim, por isso que o ideal é transferir pra outro balde deixando a lama para trás

- Se eu mexer bem para homogeneizar o priming, não irá incorporar oxigenio para a cerveja?
Mexa bem, mas bem devagar...
Mexa para homogeneizar, mas não para criar um redemoinho/vórtice
 
Como não tenho um outro balde para transferencia, eu faria o envase diretamente do balde fermentador. Faria o priming, colocando a calda na cerveja e mexendo bem para homogeneizar.
Agora que vem as dúvidas:
- Se eu fizer o priming e mexer bem para homogeneizar não irá levantar a lama para toda a cerveja?
- Se eu mexer bem para homogeneizar o priming, não irá incorporar oxigenio para a cerveja?

Peço desculpas pelas perguntas de iniciante, pois ainda estou na primeira leva.

Obrigado.

Ou tu podes colocar um volume fixo de calda "primming" direto nas garrafas depois de já ter envasado. Assim evita levar a lama pra garrafa. Fiz isso umas vezes e pra facilitar, ter uma espécie de medida ajuda.

P.ex.: uma leva de 20-L (ficando com 18-L descontando a lama e resto de cerveja que não se consegue passar pra garrafa) e com priming de 6 g/L daria um total de 108 g de açúcar. Eu diluia o açúcar em um volume fixo tipo 540 mL. Aì colocava 5 mL por garrafa usando uma daquelas coisas de medida pra cozinha.
 
Como não tenho um outro balde para transferencia, eu faria o envase diretamente do balde fermentador. Faria o priming, colocando a calda na cerveja e mexendo bem para homogeneizar.
Agora que vem as dúvidas:
- Se eu fizer o priming e mexer bem para homogeneizar não irá levantar a lama para toda a cerveja?
- Se eu mexer bem para homogeneizar o priming, não irá incorporar oxigenio para a cerveja?

Peço desculpas pelas perguntas de iniciante, pois ainda estou na primeira leva.

Obrigado.
Eu tenho dois tambores, e faço a trasfega em cada etapa (maturação e envase). Mas quando fiz duas brassagens, utilizei a panela de cozimento para transferir a cerveja e injetar o caldo para o priming, e depois envasei.
Claro que sempre observando a sanitização dos equipamentos.
Já fiz isso algumas vezes e não tive problemas.

Abraço
 
Eu tenho dois tambores, e faço a trasfega em cada etapa (maturação e envase). Mas quando fiz duas brassagens, utilizei a panela de cozimento para transferir a cerveja e injetar o caldo para o priming, e depois envasei.
Claro que sempre observando a sanitização dos equipamentos.

Estou pensando em fazer a trasfega para a panela de aluminio mesmo. Usando uma jarra de plastico com medida para saber o total do volume de cerveja que deu.
O meu receito é incorporar O2 na cerveja, o que não é mto indicado nesse processo.

Pensando em tirar do balde, colocar na jarra (para medir volume) e depois na panela, ai da panela para a garrafa.

Na segunda brassagem já irei fazer as medidas no balde fermentador para saber o volume antes mesmo de começar a fermentação.
 
Estou pensando em fazer a trasfega para a panela de aluminio mesmo. Usando uma jarra de plastico com medida para saber o total do volume de cerveja que deu.
O meu receito é incorporar O2 na cerveja, o que não é mto indicado nesse processo.

Pensando em tirar do balde, colocar na jarra (para medir volume) e depois na panela, ai da panela para a garrafa.
Quando faço a trasfega, utilizo uma mangueira de silicone onde ela fica com a ponta no fundo do balde/panela, assim ela não incorpora O2. Pelo menos nunca aconteceu comigo.
Ao invés de usar uma jarra graduada, faça o cálculo da panela (área do fundo x altura do líquido)
 
Back
Top