Mash a 63°C - Beersmith

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gabrielcalo

Well-Known Member
Joined
Jun 25, 2014
Messages
631
Reaction score
128
Pessoal, alguém sabe dizer por que a FG aumenta quando colocamos uma temperatura de mostura de 63°C no Beersmith? Será algum bug?

Se coloco a 64°C a FG é, por exemplo, 1.010, já se coloco a 63°C, aumenta para 1,016.
 
Porque essa temperatura é baixa demais, praticamente não ativa Alfa Amilase. Beta Amilase não consegue converter alguns amidos, como Amilopectinas.

Logo, essa indicação específica da FG do BeerSmith pode não ser totalmente correta, mas o resultado em si é, ou seja, em boa parte dos casos, se mosturar somente nessa temperatura, terá um mosto menos fermentável, com amidos não convertidos.

Abraço,
 
@Guenther,

Então vejamos, qual seria a real diferença entre um mosto que foi feito a uma rampa de 63°C e um a uma rampa de 68°C? Supondo que ambas resultariam em uma FG de 1.016.

Esta dúvida de uma rampa em 63°C se deu pois quero fazer uma Saison, e gostaria de uma FG de 1.006, mas não estou conseguindo com a levedura 3724 Belgian Saison, da Wyeast.

A receita já vai açúcar numa proporção de 7%, não quero aumentar mais que isto.

Será que precisaria adicionar uma outra levedura depois, mais tolerante a álcool e atenuativa?

Valeu!
 
@Guenther,

Então vejamos, qual seria a real diferença entre um mosto que foi feito a uma rampa de 63°C e um a uma rampa de 68°C? Supondo que ambas resultariam em uma FG de 1.016.

Esta dúvida de uma rampa em 63°C se deu pois quero fazer uma Saison, e gostaria de uma FG de 1.006, mas não estou conseguindo com a levedura 3724 Belgian Saison, da Wyeast.

A receita já vai açúcar numa proporção de 7%, não quero aumentar mais que isto.

Será que precisaria adicionar uma outra levedura depois, mais tolerante a álcool e atenuativa?

Valeu!
Se dizer só a 63, como eu disse, há chance de ter amidos não convertidos.

Isso deixa a cerveja turva, e com gosto e aroma de mosto.

Agora, pergunta.... pq não faz o básico, que é mosturar a 65?

Grande parte do fato das Saisons ficarem bem secas tem muito a ver com a levedura que tem capacidade maior de "comer" açúcares complexos.

Abraço,
 
@Guenther, o plano era esse, mosturar a 64°C... mas com esta levedura que citei, o beersmith acusa uma fg de 1.011, e gostaria que ficasse mais seca. Mas farei o teste para ver até onde vai com esta levedura (Wyeast 3724 Belgian Saison).

Valeu!
 
@Guenther, o plano era esse, mosturar a 64°C... mas com esta levedura que citei, o beersmith acusa uma fg de 1.011, e gostaria que ficasse mais seca. Mas farei o teste para ver até onde vai com esta levedura (Wyeast 3724 Belgian Saison).

Valeu!
Exato, testa.

Sinceramente, eu nunca nem olho para a FG estimada do BeerSmith... o que realmente analiso é como a cerveja ficou no final, a sensação na boca que ela dá, se é o que eu queria, ou não.

Abraço,
 
Como é essa receita? 64 graus com açúcar e FG 1.011... não tá usando muito malte caramelo ou algo assim não? Ou talvez OG bem alta?
 
Fermento de Saison tem que aumentar bastante a temperatura no decorrer da fermentação, lá pros 30ºC... senão a atenuação dele não é grande...
 
@Raisoshi, 2% de brown, og 1.061... normal.

@Tiago, andei lendo que este fermento também precisa de temperatura mais altas pro final de deixar um bom tempo fermentando, vi relatos de até 2 meses para secar bem a cerva. Vou ver o que acontece.
 
Caros @gabrielcalo, @Guenther, @Tiago e demais amigos,

Fiquei muito encucado com o que o Gabriel relatou e resolvi escrever um e-mail para o pai da criança, Brad Smith.

Ele respondeu (muito cordialmente) que essa correção só acontece em determinada faixa de temperatura, que foi definida de acordo com os dados empíricos que ele possuía quando programou.

Fui testar pra saber que faixa era essa. Peguei uma receita minha e fui variando a temperatura de mosturação de 1 em 1 grau, de 61 a 73 graus.

De 61 a 63, a FG foi de 1,017;
Em 64 graus, 1,011. A faixa começa aí;
A FG foi subindo com a temperatura até 70 graus, quando marcou 1,021.

E o que aconteceu em 71 graus? A FG voltou para 1,017! E se manteve assim em 72 e 73 graus.
 
Caros @gabrielcalo, @Guenther, @Tiago e demais amigos,

Fiquei muito encucado com o que o Gabriel relatou e resolvi escrever um e-mail para o pai da criança, Brad Smith.

Ele respondeu (muito cordialmente) que essa correção só acontece em determinada faixa de temperatura, que foi definida de acordo com os dados empíricos que ele possuía quando programou.

Fui testar pra saber que faixa era essa. Peguei uma receita minha e fui variando a temperatura de mosturação de 1 em 1 grau, de 61 a 73 graus.

De 61 a 63, a FG foi de 1,017;
Em 64 graus, 1,011. A faixa começa aí;
A FG foi subindo com a temperatura até 70 graus, quando marcou 1,021.

E o que aconteceu em 71 graus? A FG voltou para 1,017! E se manteve assim em 72 e 73 graus.
É por isso que FG estimada é um campo que eu simplesmente ignoro em qualquer software... na realidade eu nem me lembro a última vez que olhei isso.

O que realmente me interessa, é a sensação final de corpo, etc.... e isso a gente tem que imaginar na cabeça, pensar nos maltes especiais que vamos usar, e a partir daí usar o próprio conhecimento de resultados anteriores em relação a mosturação.

Abraço,
 
Back
Top