Marcio Costa - São leopoldo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marciocaverna

Member
Joined
Feb 24, 2014
Messages
21
Reaction score
1
Olá Pessoal,

Estou iniciando aki no Forum.
Faço cerveja desde o início de 2013, com extrato de malte. No final do ano fizemos nossa primeira brassagem, uma IRA que ficou D++++++++++++++.
Depois foi a vez de uma Weiss, que ficou muito suave.

Já aprendi muitas coisas aki no Fórum. Sou tipo autodidata, e pretendo fazer um curso logo, mas algo tipo mais que o basicão.
Abraço a Todos.
Prost
 
Essa brassagem foi com grãos ou com extrato?
Qual seu fornecedor de insumos?
Bom que se deu bem, ainda estou estudando e acho que extrato não seja um bom negócio usar extrato. Não acertei nenhum, mas tenho 4 kits e vou até o fim hehehehe
 
Essa brassagem foi com grãos ou com extrato?
Qual seu fornecedor de insumos?
Bom que se deu bem, ainda estou estudando e acho que extrato não seja um bom negócio usar extrato. Não acertei nenhum, mas tenho 4 kits e vou até o fim hehehehe

Olá Luiz, As 2 últimas com grãos.
Principalmente compro da WE em Poa, algumas coisas pego na Alquimia.
Abraço
 
Coneguiu fazer com extrato da Alquiimia? Ou algum outro extrato? Pois eu fiz 3x com extrato e não deu certo, estou achando que é com o sanitizante que eles vendem, o metabissulfito de potássio.
 
Eu já usei extrato da ArteBrew 2x e apenas 1 ficou bebível. Mas não culpe o extrato, acho que falhei em algum momento.
Agora no carnaval, eu usei extrato da Alquimia (Blond Ale). É esperar pra ver.
Mas assim que acabarem os extratos que tenho, farei all grain direto.
 
Eu já usei extrato da ArteBrew 2x e apenas 1 ficou bebível. Mas não culpe o extrato, acho que falhei em algum momento.
Agora no carnaval, eu usei extrato da Alquimia (Blond Ale). É esperar pra ver.
Mas assim que acabarem os extratos que tenho, farei all grain direto.


Cara, minha primeira eu fiz com a Blond Ale da Alquimia. me avisa como vai ficar o teu, porque já fiz 3 da alquimia e não deu pra tomar, to tentando identificar onde ta meu erro. Também vou fazer all grain, mas ainda nã tenho todo equipamento
 
Achei estranho algumas coisas na receita.
1º. Depois da 3ª adição de lúpulo, é sugerido adicionar açúcar invertido.
2º. Não há referência de temperatura para a fermentação nem maturação nem nada.

Sei lá, mas como não estou rasgando dinheiro, fico na expectativa de ver como fica a cerva.
Mas o problema nem é isso. São os amigos que perturbam por uma garrafa e nem têm ideia do processo. Acham que a cerveja fica pronta no mesmo dia hehehehehe
 
Sempre usei extrato da Alquimia. Todos deram certo, o único problema que encontrei foi no controle de temperatura da fermentação.
 
Sempre usei extrato da Alquimia. Todos deram certo, o único problema que encontrei foi no controle de temperatura da fermentação.


E sanitizou com o que? aquele metabissulfito de potássio que eles vendem?
 
Sempre usei extrato da Alquimia. Todos deram certo, o único problema que encontrei foi no controle de temperatura da fermentação.

então há uma luz no fim do túnel.
Estou fermentando a 20ºC por 15 dias, depois com primming, vai direto pra garrafa por mais 15 a 0ºC. "Tá certo isso Arnaldo?"

Como fez a fermentação?
 
Cara, As primeiras sanitizações eu fiz só com água fervida e álcool, depois comprei o ácido peracético da WE. Segundo minha mulher que é engenheira quimica é a mesma coisa que vinagre. Mas tem funcionado. Só acho que essa tua fermentação ta muito longa, tenho trabalhado sempre na faixa de 6 a 7 dias. Depois mais uns 14 de maturaçao. Abraço
 
Não é a mesma coisa que vinagre. Nunca.
Apesar de conter a mesma substância, não são os mesmos. Ácido peracético é um equilíbrio de ácido acético (um dos constituintes do vinagre) e peróxido de hidrogênio. Sou químico, e não engenheiro, e falo isso com convicção =)
 
Só acho que essa tua fermentação ta muito longa, tenho trabalhado sempre na faixa de 6 a 7 dias. Depois mais uns 14 de maturaçao. Abraço

Ainda consigo mudar isso. Vou alterar o tempo, pois está a 6 dias. Hoje troco para outro fermentador e maturo por mais 14 dias a 0ºC.

Minhas sanitizações são com KALYCLEAN S390 - IODOFOR da WE. diluindo 1ml / litro de água e borrifo/mergulho os equipamentos, sem enxágue.
 

Latest posts

Back
Top