Manipulação iodofor

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ZRoberto

Well-Known Member
Joined
Jul 30, 2015
Messages
113
Reaction score
38
Faço uns 10 litros de biofor diluído 0,8ml por litro pra brassagem e pro envase, pra sanitizar tudo não uso luva nem nada, ponho a mão sem dó pra enxaguar garrafas, etc, costumo só lavar a mão vez ou outra durante as horas do processo

Ok esse procedimento ?
 
pode usar 1ml por litro que não tem problema, fica dentro da faixa segura dos 12,5ppm a 25ppm para utilizar sem enxagüe, e dessa forma até rola uma certa "prevenção" caso o teu S-390 tenha evaporado um pouco do princípio ativo. Pode meter a mão que não agride, ao contrário do peracético.
 
Inclusive aproveito pra dar umas mergulhadas com as mãos no recipiente com a solução para sanitizá-las antes de mexer com os baldes, mangueiras, tampas etc.
 
Talvez seja uma pergunta boba, mas vamos lá:
Eu também uso Biofor para sanitização mas será que o contato com a pele, no caso as mãos, seria prejudicial ao organismo?
A pele absorve o iodo ou estou falando besteira?
 
Talvez seja uma pergunta boba, mas vamos lá:
Eu também uso Biofor para sanitização mas será que o contato com a pele, no caso as mãos, seria prejudicial ao organismo?
A pele absorve o iodo ou estou falando besteira?

A pele absorve bem pouco iodo. Ele é inócuo ao organismo dessa forma.

While iodine is a primary dermal irritant (Toxicity Category I), the acute systemic toxicity of iodine via the dermal route of exposure is low (Toxicity Category III). Iodine is not considered a dermal sensitizer based on studies using guinea pigs (US EPA, 2006b).

https://www.ams.usda.gov/sites/default/files/media/Iodine TR 2015.pdf
 
A pele absorve bem pouco iodo. Ele é inócuo ao organismo dessa forma.

While iodine is a primary dermal irritant (Toxicity Category I), the acute systemic toxicity of iodine via the dermal route of exposure is low (Toxicity Category III). Iodine is not considered a dermal sensitizer based on studies using guinea pigs (US EPA, 2006b).

https://www.ams.usda.gov/sites/default/files/media/Iodine TR 2015.pdf

Bom, fico mais aliviado em saber.. e confesso que estava pensando em comprar um par de luvas :D:D
 
E posso descartar direto na pia? Ou é prejudicial ao ambiente?

A solução sim, porque é pouco concentrada. O iodofor concentrado seria melhor deixar evaporar num ambiente aberto, até sair o iodo e depois descartar o detergente.
 
Back
Top