Manifold/Filtro de cobre

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Guenther

Administrador
Joined
Apr 23, 2013
Messages
3,826
Reaction score
3,382
Esse era o filtro do meu primeiríssimo equipamento quando comecei a fazer cerveja. Fiz ele com base no HowToBrew do Palmer, procurando deixar o filtro bem espaçado na panela.

Esse filtro funcionava MUITO bem.

Abraço!

05082010217.jpg


05082010218.jpg


05082010219.jpg
 
Guenter,

Pode passar qual foi o diametro dos furos e qual o espacamento entre eles ?!?

Valeu,

Alexandre Lorencato
 
Cara, os furos tinham uns 2mm, com entre meio e 1cm de distância. Se fosse hoje, eu faria mais furos ainda.

Abraço!
 
Não tinha me dado conta que os furos ficavam para baixo quando vi no livro do J Palmer.
 
Boa tarde Guenther,

Parou de usar porque? Eu uso fundo falso... esse método é melhor que o fundo falso?

Abs,


Marcos Caio
 
Fiz um parecido que uso até hoje. Só que ele foi feito sem a parte no centro para deixar o trub após o whirlpool. E ao invés de fazer furos, utilizei um serrote para fazer fendinhas.
 
Eu andei olhando uns sites sobre BIAB ( brew in a bag) e não levei muita fé, pois acho a recirculação essencial. Entretanto, uso um saco de voil por dentro da panela de filtragem só para facilitar a filtragem com meu fundo falso. O mosto sai limpo e sem quase nada de trub. Faço tudo igual ao processo tradicional, só que com o saco dentro da panela. Alguma contra-indicação para este processo?
 
Caso o manifold fique solto no fundo da panela e seja conectado à válvula de saída através de uma mangueira flexível, de silicone por exemplo, eu não recomendo utilizar os furos para baixo pra otimizar a utilização do liquido ou seja lá qual for o propósito de deixá-los para baixo, pois os furos ficaram meio que comprimidos contra o fundo da panela. Fizemos isso uma vez e limitou muito o fluxo do liquido pra dentro do manifold e demorou uma eternidade pra recircular, nos forçando a utilizar uma panela adicional, à parte separada com fundo falso pra "ajudar" na filtragem. Usaremos o manifold mais furado e virado pra cima.
 
Pessoal..

Esse filtro é pra mosturação, não pra fervura.

Os furos ficam pra baixo porque dessa forma não há peso do malte sobre os mesmos, consequentemente a chance de entupir diminui bastante. Isso não quer dizer que não possa haver furos também voltados pra cima, mas sem dúvidas os que estão voltados pra baixo funcionam melhor.

Se tu utilizou eles voltados pra baixo, e mesmo assim deu problema, isso não quer dizer necessariamente que a causa é eles estarem voltados pra baixo... mas sim o tamanho dos furos ou principalmente a quantidade de furos.

Se usar virado pra baixo fosse problema, certamente eu teria tido entupimentos, e não teria eficiência rotineira de 85 ou até 90% como já tive utilizando esse filtro, e isso com recirculação constante utilizando HERMS.

Abração!
 
Na verdade tava bem mais perfurado que esse, mas bem mais mesmo, também com furos de 2mm. Só que diferentemente do seu, ele não totalmente "apoiado" no fundo da panela, e não ligeiramente levantado como o seu, por isso ficou dificultosa a circulação. Por isso mencionei caso seja conectado à valvula através de uma mangueira em vez de conectado direto, como o seu. É que to sem foto aqui agora, mas tava diferente do seu. Mas não deixamos de usar o manifold, com certeza é muito bom e inclusive é de cobre tbm.
 
Eu costumava usar um filtro de cobre também, só que em vez de furos era com sulcos feitos com serrinha de ferro, no caso também era conectado com mangueira de silicone e ficava totalmente encostado no fundo, como eram rasgos grandes, ficavam aberturas pros lados também. Mas minha eficiencia era uma porcaria. Fazia via HERMS e tinha em torno de 55-60% apenas, não sei quais defeitos do meu sistema mais contribuiram pra isso, mas eram vários. Hoje uso BIAB e tenho em torno de 80-85%.
 
Até que eu sei, um manifold deste tipo não vai influenciar a eficiência. Pelo menos Gunther falou em 85% com o dele, e eu tenho 75% com outro. E o cobre em si é um nutriente utilizado pelo fermento.
 
O desenho do filtro pode influenciar na eficiência. Quanto mais espalhado no fundo da panela, melhor.

Abraço,
 
Tem razão Guenther, pelo menos no caso de fly sparging. Aliás, eu tenho 2 manifolds deste tipo: um parecido com seu no lauter tun, que no meu caso é uma caixa térmica, e um que fica no perímetro da panela de fervura para separar o trub. Fiz esse maniford do lauter tun quando estava começando, utilizando as instruções do John Palmer em How To Brew, e não reparei esta distinção em eficiência entre o fly e batch sparging. Já que eu sempre utilizei batch sparging, se fosse hoje, eu não faria este manifold tão espalhado no lauter tun (utilizando mais materiais e conexões caras). Mas funciona bem e nunca tiva problemas com entupimentos.
 
Hoje uso BIAB e tenho em torno de 80-85%.

vc podia descrever como vc faz as brassagens e qual é o equipamento que vc usa? Comecei a fazer brassagens, foram 2 até o momento e uso BIAB, para mim seria muito útil aprender com quem usa e tem uma eficiência alta como vc descreve.
 
Vou ver quanto fica uma estrutura semelhante de CPVC... e se poderia usar na panela (os "Aquatherm" suportam até 80ºC, acho que fica MUITO no limite).

Você lembra qts mm/pol de diâmetro do encanamento?

Obrigado!
 
Galera, eu tenho dois manifolds de cobre de 1/2" dimensionados para panela nº 50 e to querendo vender, vou abandonar e passar pro fundo falso mesmo. Se alguém se interessar.

Abraços!
 
Acabei de montar um manifold de acordo com o modelo do Guenther:

2uz8efl.jpg


Utilizei CPVC (aquatherm, da Tigre) de 22 mm. 3 metros deu para o projeto todo (panela no. 55), mais joelhos de 45º, junções em T, uma transposição e uma luva para conectar na saída de 1/2 polegada. Todo o material custou em torno de R$ 120, com a serra.

Optei por não colar nada, assim posso desmontar e limpar cada conexão e tubo.

Antes tava usando uma bazooka, mas não tava safisfeito com o resultado. Na próxima brassagem já vou poder verificar se aumentou a eficiência (atualmente torno de 65 - 70%, panela e fogareiro).
 
Uma coisa que eu fiz para melhor o rendimento, observando o modelo que você montou, foi deslocar o ponto de onde você esta ligando a valvula. Quando eu montei coloquei o ponto mais centralizado (bem no meio do X), assim teoricamente você tem uma melhor distribuição do fluido que esta saindo, conseguentemente "lavando" o malte de uma maneira mais uniforme. Não sei se você vai usar alguma bomba, se utilizar você irá perceber que o liquido será puxado com muito mais intensidade do lado onde esta a válvula...
Abs
 
Se puder, diminua um pouco o comprimento dos tubos, fazendo com que o diâmetro total fique menor. O ideal é que a distância deles para a parede seja a mesma que até os outros centros.

Dá uma olhada no filtro de cima dessa foto:

https://plus.google.com/photos/1024...5935164172015211458&oid=102477583039398092855

Um filtro igual o da segunda foto, funciona bem numa recirculação manual, só utilizando a gravidade e nenhuma bomba? Isso em uma panela de 18,5 litros com 30 cm de diâmetro.
 
Um filtro igual o da segunda foto, funciona bem numa recirculação manual, só utilizando a gravidade e nenhuma bomba? Isso em uma panela de 18,5 litros com 30 cm de diâmetro.
Tranquilamente.

Abraço!
 
Back
Top