Manifold CPVC

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Amigo,

E qual eficiência tu tens??

Utiliza bomba pra recircular ou lavar?

E como procede a lavagem?

Preciso reinventar minha filtragem, estava com uma panela de 75 litros, com fundo falso perfurado, utilizando bomba de máquina de lavar e flying sparge. Conseguia 80% de eficiência com 12 kg de malte, e 65% com 19kg de malte.

Preciso passar para uma panela de 110 litros. E pretendo já mexer tudo que precisar de uma vez só.

Abs
 
Amigo,

E qual eficiência tu tens??

Utiliza bomba pra recircular ou lavar?

E como procede a lavagem?

Preciso reinventar minha filtragem, estava com uma panela de 75 litros, com fundo falso perfurado, utilizando bomba de máquina de lavar e flying sparge. Conseguia 80% de eficiência com 12 kg de malte, e 65% com 19kg de malte.

Preciso passar para uma panela de 110 litros. E pretendo já mexer tudo que precisar de uma vez só.

Abs

Aí Guilherme, tenho conseguido eficiência de 70-75% dependendo de onde eu faço a moagem (WE ou meu rolo de disco). O meu problema para trocar do fundo falso foi a questão do entupimento mesmo. Como eu falo ali no site, fui fazer uma cerveja com 15% de trigo e entupiu, e o sentimento é muito ruim ;)

Eu não faço continuous flying sparge, lavo do jeito padrão ;) mas já pensei em fazer uma estrutura para continuous - projetos futuros.

Mas agora eu estou começando a olhar para a bazooka - de repente é mais interessante - tudo são experimentos.

Abraço,

Ricardo
 
E ai pessoal,
Bah, eu utilizo um Manifold de CPVC e nunca tive problemas com entupimento (talves tenha sido sorte). O meu projeto é um pouco mais simples que estes das fotos do post acima. Fiz uma leva de Weizen com 50% trigo, moido muito fino (quase queimei a furadeira) e não entupiu nada, eu faço a recirculação com uma bombinha, a única vez que eu me incomodei um pouco foi na última leva, quando eu fiz uma Tripel e utilizei 10% de aveia em flocos, ai o negocio virou um mingau, passava devagar mais foi. Para fazer o lavagem, após a recirculação, eu deixo agua quente escorrendo de uma panela para a caixa térmica (gravidade) e abro o registro da caixa que levo para a panela de fervura, sempre cuidop para a agua ficar no mesmo nível. Em brejas com pouco malte(7/10 kg) meu aproveitamento é maior tipo 75-80%, já com bastante malte (13/14 kg) fica em 70%.
Não troco esse sistema por nada...
Abraço
 

Attachments

  • WP_001821.jpg
    WP_001821.jpg
    39.2 KB · Views: 881
  • WP_001822.jpg
    WP_001822.jpg
    38.9 KB · Views: 814
  • WP_001825.jpg
    WP_001825.jpg
    33.8 KB · Views: 833
  • WP_001823.jpg
    WP_001823.jpg
    35.3 KB · Views: 775
  • WP_001828.jpg
    WP_001828.jpg
    44.4 KB · Views: 783
Gostei da tua solução para ligar o manifold na válvula.
Eu, no início até comprei uma válvula da Scai, mas achei ela SUPERPESADA, daí acabei usando uma válvula mais simples.
Tuas ranhuras são menos espaçadas, daí já não sei a influência na eficiência. Mas ficou muito bom, parabéns!
Ricardo
 
Bom dia, montei para mim um sistema com cpvc, mas depois de pronto fiquei receoso quanto à toxidade, alguém tem alguma informação?
 
Pedro, na sua montagem, as ranhuras ficam para baixo ou para cima? O que usou para fazer as ranhuras, lâmina de serra mesmo?
 
Bom dia, montei para mim um sistema com cpvc, mas depois de pronto fiquei receoso quanto à toxidade, alguém tem alguma informação?
CPVC não tem nada de toxidade nas temperaturas que usamos. Pode ficar tranquilo.

Esses manifolds, seja de CPVC ou de cobre, são excelentes. Usei por muito tempo.

Abraço,
 
Eu tenho uma dúvida quanto ao método de brassagem por infusão, para brassagem na panela sempre utilizo a proporção de Kg_Malte * 2,5, como ficaria esta questão no processo de infusão considerando por exemplo uma brassagem com duas rampas de temperatura (62º e 67º)?
 
E ai Fabiano,
As ranhuras eu coloco para baixo (na foto a caixa esta montada como eu utilizo), fiz elas com a serra mesmo. Sugiro que elas não seja tão profundas quanto as que eu fiz, e não se esqueça de aparar as rebarbas que ficarão dentro dos tubos.

Renan,
Essa solução é bem simples, o próprio BeerSmith já faz os cálculos. Usualmente nestas rampas se utiliza um proporção menor de agua na primeira rampa e após colocasse o restante da agua em uma temperatura mais elevada para equalizar na proporção litros x kilos de malte que você deseja bem como a temperatura. No início me atrapalhava um pouco e sempre errava 1 ou 2 graus a temperatura, agora já peguei bem a mãnha do BS e não tem erro. A grande sacada é sempre regular a temperatura do grão e do equipamento (coloco sempre a temperatura ambiente)...

Qualquer coisa estamos ai.
 
Eu tenho uma dúvida quanto ao método de brassagem por infusão, para brassagem na panela sempre utilizo a proporção de Kg_Malte * 2,5, como ficaria esta questão no processo de infusão considerando por exemplo uma brassagem com duas rampas de temperatura (62º e 67º)?
Começa com uma proporção menor, como 2 litros / kg, e então ao fazer as rampas é só adicionar água bem quente pra aumentar a temperatura geral.

O BeerSmith tem cálculos pra isso.

Não entanto, não há motivo pra isolar Beta e Alfa dessa forma. Uma temperatura só por vezes vai gerar conversões mais completas.

Abraço,
 
CPVC x PVC

Acabei comprando tubos normais de PVC, aquele marrom da tigre, não me atentei a esse detalhe na hora...

Jogo fora e compro outro?
 
Joga fora... O pvc não foi feito pra alta temperatura, diferente do cpvc...

Vai deixar gosto na tua cerveja além de outras coisas...
 

Latest posts

Back
Top