Mangroove Jacks

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Mario

Well-Known Member
Joined
Jan 9, 2014
Messages
74
Reaction score
6
Caros amigos,

Gostaria de saber qual a opinião de vocês dos fermentos Mangroove Jacks. Experimentei recentemente o M44, com bons resultados. Estou para testar o Workhorse M10 para uma IPA.

Falam que é tão bom quanto o fermento líquido, porém ainda em pó. Sinceramente, não achei grande diferença para os da Fermentis US05, por exemplo.

Alguem tem mais alguma opinião?

Abraço,

Mario
 
Fermento varia bastante, e líquido não é necessariamente melhor que o seco, o que o líquido tem é mais variedade pois nem toda cepa aguenta o processo de secagem.

Curiosamente porém, uma vez fui procurar os fermentos favoritos dos cervejeiros dos EUA, nas listas americanas, e a grande maioria gostava de alguma cepa liquida. Seja isso alguma influência por imaginar que o líquido deve ser melhor ou indicativo da superioridade de certas cepas liquidas mesmo, eu não sei.
 
@Mario

O M44 é ligeiramente diferente do US-05 em um aspecto e muito diferente em outro aspecto. Primeiro, o M44 não é tido como tão neutro quanto o US-05. Mais ainda é bastante neutro. E segundo, na minha opinião o M44 tem uma grande vantagem sobre o US-05: ele flocula muito mais quando comparado com o US-05.

Portanto, tem muita diferença sim entre os dois!

Eu particularmente tenho uma queda muito forte por fermentos que floculam mais.

É gosto!
 
@Scaranello, e quanto ao M10 Workhorse, tens alguma opinião? Este não usei ainda...
 
Um tempo atrás usei o Burton Union M79 numa english IPA. Não gostei muito, produziu muitos ésteres e floculou muito mal.
 
Vou testar o primeiro agora! Vou fazer uma Saison com M27, depois, talvez eu faça uma experiência com belgian blonde ale ou dubbel, fermentando a temperatura mais baixa.
 
Só utilizei o Bavarian Wheat M20 e gostei muito do resultado. Bem mais interessante que o wb-06 na minha opinião.
 
Não tenho @Mario

Mas já deve ter muito informação sobre ele disponível

E quem ta usando o M27, muito cuidado com a atenuação! Essa levedura é crazy cara, desce a ladeira sem freio!
 
Não tenho @Mario

Mas já deve ter muito informação sobre ele disponível

E quem ta usando o M27, muito cuidado com a atenuação! Essa levedura é crazy cara, desce a ladeira sem freio!

Sem o famoso problema de Fermentação travada das saison?
 
Não emperrou comigo não.... mas ela trabalha mais devagar no final. Dê um tempo generoso pra ela!

Mas o perfil aromático é completamente diferente da cepa de Saison da WLP! Se está buscando uma clássica Saison, tipo a Dupont.... essa cepa da Mangrove não vai te servir!
 
Eu ia falar o mesmo mas como nunca usei achei melhor não palpitar. Mas eu tenho bastante receio dessa amplitude exagerada de alguns fermentos da MJ, como o Belgian Ale por exemplo (não gosto de chamá-los por número, tira a intimidade, kkkkk).

Meu sócio fez um parti gyle e no mosto mais forte fermentou com ela. Tem um perfil esterificado legal mas nada a ver com uma Saison. Fermento seco pra Saison, só o Belle Saison, que por sinal, eu gosto muito.

Abraço!
 
@Scaranello e outros, uma coisa que percebi na fermentação com M44, que tinha esquecido de falar: fiz uma American IPA com Maris Otter e 5 lúpulos americanos, com dry hop de Citra e Amarillo.

No início, estava com um aroma espetacular. No entanto, após algumas semanas, este diminui sensivelmente.

Entretanto, a descrição do fermento fala que devido ao PH que determina na cerveja, os aromas ficariam bem proeminentes. Só que na minha não duraram nada...Eu sei que o aroma do dry hop não dura muito. Mas durar tão pouco, com lúpulos tão caros, ''é ruim, hein?"...

Vejam:

''It produces a moderately high acidity which allows the tangy citrus hop aromas to really
punch through, while also enhancing toasted and dark malt characters. If you plan to use a
lot of expensive flavourful hops as the prominent feature of your beer, use this yeast.''

O que acham disso tudo?

Abraços,

Mario
 
Fala @Mario

Eu não tenho muita experiência com dry hop. Mas os compostos que dão aroma e sabor de lupulo são muito sensíveis né, sofrem muito com oxidação.

Vc notou essa diferença após fazer as transferências pra envasar e tal, ou no mesmo balde?
 
Valeu pelas dicas!
Já encomendei, vou fazer a experiência!
Scaranello e drelimainacio, essa cepa é mais pra belgian ale mesmo? pra uma dubbel ela funcionaria?
Na verdade, tomei poucas saison, todas brasileiras, da wals e invicta, não tenho muita referência. O que me chamou mais atenção pro estilo foi a temperatura de fermentação, que permite que seja fermentada a temperatura ambiente, mesmo aqui em Hellcife. haha

Abraço!
 
@eeduardoor1

Essa temperatura que eles citam máxima não serve pro início da fermentação, vai produzir uma tonelada de alcool superior.

Se vc não tiver como controlar a temperatura e quiser usar esse fermento, dê um jeito de resfriar o mosto até 16 ou 17oC, inocule o fermento, mergulhe o fermentador em uma bacia com água e monitore a temperatura da água ou de preferencia com um sensor colado na parede do balde. Até o 3o ou 4o dia, durante a fermentação ativa, não deixe a temperatura passar de 20 graus. Depois que notar que o ailock diminuiu bastante a atividade, ai sim pode relaxar um pouco com a temperatura da água... mas ainda deixe mergulhado na bacia pra não ter variações bruscas de temperatura.

É muito melhor do que inocular o mosto a 30oC e deixar a temperatura ambiente em Recife hehehehehe
 
- Utilizei o "M44 US West Coast" em uma American Stout e gostei bastante do resultado;
- Estou tomando uma DunkelWeisen feita com M20 Bavarian Wheat que ficou honesta, ficou neutra puxando para cravo, talvez um pouco genérica, agora preciso explorar mais o fermento para saber se é característica do fermento ou apenas falta de habilidade do cervejeiro; e
- Tenho 2 pacotes do "M10 Workhorse" que estou planejando usar para fermentar uma cerveja em temperatura ambiente (Outono de Porto Alegre), estou curioso para ver o resultado, já que este fermento em teoria trabalha com uma faixa bem ampla de temperatura.
 
- Utilizei o "M44 US West Coast" em uma American Stout e gostei bastante do resultado;
- Estou tomando uma DunkelWeisen feita com M20 Bavarian Wheat que ficou honesta, ficou neutra puxando para cravo, talvez um pouco genérica, agora preciso explorar mais o fermento para saber se é característica do fermento ou apenas falta de habilidade do cervejeiro; e
- Tenho 2 pacotes do "M10 Workhorse" que estou planejando usar para fermentar uma cerveja em temperatura ambiente (Outono de Porto Alegre), estou curioso para ver o resultado, já que este fermento em teoria trabalha com uma faixa bem ampla de temperatura.

Não usei o M20 mas vou dar uma sugestão ao que se refere ao uso de fermentos secos para cervejas de trigo. Não fiz isso ainda, então fica no campo da experimentação. Bom, essas leveduras precisam ser estressadas para produzir os ésteres e fenóis que são característicos do estilo, contudo a levedura seca vem com muitos mimos e cuidados, muito bem tratada. Por isso, considero que o uso do slurry em uma taxa de leve underpitching e com níveis levemente baixos de oxigenação (em torno de 5-6 ppm) pode produzir o melhor da capacidade delas.

Claro que isso praticamente inutiliza elas para próximos usos, mas acredito que assim pode-se descobrir qual o real potencial daquela cepa.
 
@eeduardoor1

Essa temperatura que eles citam máxima não serve pro início da fermentação, vai produzir uma tonelada de alcool superior.

Se vc não tiver como controlar a temperatura e quiser usar esse fermento, dê um jeito de resfriar o mosto até 16 ou 17oC, inocule o fermento, mergulhe o fermentador em uma bacia com água e monitore a temperatura da água ou de preferencia com um sensor colado na parede do balde. Até o 3o ou 4o dia, durante a fermentação ativa, não deixe a temperatura passar de 20 graus. Depois que notar que o ailock diminuiu bastante a atividade, ai sim pode relaxar um pouco com a temperatura da água... mas ainda deixe mergulhado na bacia pra não ter variações bruscas de temperatura.

É muito melhor do que inocular o mosto a 30oC e deixar a temperatura ambiente em Recife hehehehehe

isso já tava planejado!
 
@Scaranello, a diferença de aroma ocorre após embarrilar e/ou engarrafar, uma vez que faço as duas coisas com minhas levas. Uma vez envasada a cerveja, após algumas semanas o aroma se vai...

Abraço!
 
Olá pessoal,

Usei o US West Coast Yeast (M44) numa Brown Ale e algumas considerações.

Tive um lagtime para a fermentação mais vigorosa que achei muito alto (quase 3 dias), e usei 2 pacotes hidratados para 23 litros. Li no HBT americano outros usuários dizendo ter tido esse lagtime com este fermento.

Tive um off-flavor de acetaldeído na minha leva, eu acho que é porque maturei só por 1 semana (ansiedade de tomar logo essa receita) e também porque não fiz fermentação secundária, porque o off foi atenuando com o tempo até ficar quase imperceptível, mas não sumiu. Meu controle de temperatura foi adequado. Mas aqui é só achismo mesmo e nem estou dizendo que a "culpa" é do fermento ou do processo, sinceramente não tenho certeza, mas acho que é o processo mesmo.

Consegui uma cerveja muito limpa, floculação alta mesmo.

Usaria novamente, pois ainda acho que o off-flavor seria eliminado na fermentação secundária + maturação adequada e talvez eu arredonde pra cima a quantidade. Exemplo, no meu cálculo de densidade e volume (usando métricas do tópico do Guenter) daria 2,3 pacotes de fermento, eu usei 2, mas acho que usarei 3 na próxima.

Agora fiz uma também com o Workhorse (M10), mas só vou provar hoje. Então não posso dizer muita coisa. A não ser que não tive problemas de lagtime alto, em menos de 12 horas a fermentação já estava bombando.

Abraço
 
Complementando meu post acima.

Provei a minha cerveja com o Workhorse (M10), está boa, bem limpa também. Sem nenhum off flavor, nenhum frutado, apenas o aroma delicioso do Munich e Vienna :p

Abs
 
@peretti2004 e demais,

Acabo de provar minha APA com o M10. Está no final da fermentação secundária, mas está vindo muito boa, sem off-flavours e bem límpida. Até agora, estou aprovando o M10.

Abraços,

Mario
 
Back
Top