Manômetro x Volume de Líquido

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Uktena

Well-Known Member
Joined
Aug 24, 2015
Messages
60
Reaction score
13
O volume de líquido na garrafa utilizada para colocar o manômetro influenciará no resultado indicado no equipamento?

Por exemplo: Uma long neck com 350 ml e uma garrafa de 600 ml apresentarão resultados distintos no manômetro (considerando a mesma proporção de açúcar no primming)?

Grato.
 
Boa noite amigo,
pressão é força pela área logo numa garrafa menor vc terá menos gás, menos força mas uma área menor... talvez o formato da garrafa influencie, talvez um head space muito grande influencie pois o gás é compressível mas eu não sei te dizer se isso seria significativo...
mas respondendo sua pergunta, uma garrafa pequena tem um formato semelhante a uma grande mas em escala menor... não deve influenciar...
 
Desculpe, mas tenho que discordar com o colega.
Pressão = força/área.
À pressão medida no manômetro não deverá mudar independente do formato e tamanho da garrafa.
Quanto ao primming, se você fez tudo certinho nos cálculos , provavelmente não terá resultados diferentes.
 
Desculpe, mas tenho que discordar com o colega.
Pressão = força/área.
À pressão medida no manômetro não deverá mudar independente do formato e tamanho da garrafa.
Quanto ao primming, se você fez tudo certinho nos cálculos , provavelmente não terá resultados diferentes.

Eu engarrafo as cervejas em garrafas de 600ml e uso apenas uma long neck com o manômetro só para servir de base para aferição da carbonatação.
Meu receio era que na long neck o manômetro marcasse 1,8 Bar, por exemplo, e as demais garrafas de 600ml já estivessem muito mais carbonatadas.

Mas se você disse que não há diferença então fico mais tranquilo.
Obrigado.
 
Uma observação, cuide para que o volume livre seja parecido, mantendo as devidas proporções , exemplo:
Se a garrafa que você usou de referência for uma de 355ml e encher apenas a metade, por ter uma proporção volume vazio/volume de líquido diferente das isso fará com que a pressão na amostra seja menor que nas demais.
 
Desculpe, mas tenho que discordar com o colega.
Pressão = força/área.
À pressão medida no manômetro não deverá mudar independente do formato e tamanho da garrafa.
Quanto ao primming, se você fez tudo certinho nos cálculos , provavelmente não terá resultados diferentes.

o Amigo esta certo, já corrigi meu post...
 
Back
Top