Manômetro parou de subir no 3º dia

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

vfaria

Member
Joined
Jun 27, 2016
Messages
9
Reaction score
0
Boa noite galera,

Estou com uma IPA carbonatando na garrafa e utilizo um manômetro para verificação da pressão. Acontece que no 3º dia na garrafa o manômetro parou de subir com 7 PSI aproximadamente (foto em anexo), já faz 4 dias que não há alteração na pressão.

Fiz um teste agitando a garrafa e quando faço isso a pressão sobe um pouco, mas logo estabiliza, o que indica que não é um problema no manômetro.

Utilizei 5,5g/l de açúcar no priming e mexi com uma colher para homogeneizar. As garrafas estão numa prateleira bem ventilada, fora da luz do sol em temperatura ambiente (aprox. 23ºC).

Como utilizei gelatina e a cerveja ficou bem límpida, será que faltou fermento para carbonatar as garrafas? O que vocês me aconselham a fazer?

Valeu
 

Attachments

  • manometro.jpg
    manometro.jpg
    52.9 KB · Views: 123
espera mais um pouco e depois experimenta. Querer mexer agora vai ter dar mais trabalho do que beber assim com um pouco menos de carbonatação.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Vejo aqui uma situação normal. O aumento da pressão não se dá de forma linear, depende da atividade da levedura. Já fiquei até 1 semana com pressão estacionada e depois voltou a subir até a carbonatação programada. Paciência!
 
Não voltou a subir mais não, está assim à mais de 1 semana já, na mesma posição. Acredito que haja algum vazamento ou problema no manômetro (pelo menos estou querendo acreditar nisso).

Ontem abri uma garrafa e formou uma boa espuma, mas não se via muito gás subindo pela cerveja, na parede do copo ficaram grudadas algumas bolhas de co2.
 
estou com o mesmo problema. subiu até 1,3 dps caiu para 1,0... 0,9. voltou a subir para 1,0 e não sai disso há 2 semanas. apertei o manometro achando que poderia ter vazemento, mas se tivesse ele estaria zerado, não?

fiz 9g/L de priming pra uma weiss.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Dependendo do tipo de vazamento, ele pode ocorrer apenas acima de uma certa pressão, e por isso sua pressão estabilizou ao redor de 1 bar. Quando tenho dúvida que pode haver algum vazamento no fechamento, coloco a garrafa imersa em água e observo se há formação de bolha ( isso pode levar 1 ou 2 dias até que pequenas bolhas se formem próximo ao local de vazamento).
No seu caso, eu abriria a garrafa com o manômetro, faria outro priming nessa garrafa, fecharia com o manômetro, e deixaria a garrafa mergulhada com agua chegando até a base da carcaça do manômetro. Colocar um pouco de detergente na agua, ajuda visualizar alguma bolha.
Ou então, esquece a garrafa do manômetro, abre uma outra garrafa, experimenta, e se tiver boa, relaxa e aproveita.
 
estou com o mesmo problema. subiu até 1,3 dps caiu para 1,0... 0,9. voltou a subir para 1,0 e não sai disso há 2 semanas. apertei o manometro achando que poderia ter vazemento, mas se tivesse ele estaria zerado, não?

fiz 9g/L de priming pra uma weiss.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

No meu caso o problema foi realmente vazamento, as outras garrafas ficaram ótimas, apenas a garrafa que estava com o manometro não carbonatou.

Eu também havia checado o aperto e ao meu ver estava tudo ok, mas estava vazando. Acredito que o seu problema seja o mesmo, experimentar abrir uma garrafa pra ver.

Abraços!
 
realmente acredito que o problema é vazamento no manometro ou no adaptador da garrafa para o manometro. já abri uma garrafa após 7 dias de primming e estava boa. vejo que existe umas bolinhas na superfície do líquido na garrafa do manometro, isso poderia representar uma certa perda de pressão?
vou fazer o teste com a garrafa mergulhada na água e no detergente, só com a pontinha do manometro para fora.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
fiz o teste do balde com sabão. agitei a garrafa antes (sem deixar líquido subir pelo manometro) pra pressurizar mais o headspace. poucas e pequenas bolhas saíram abaixo do adaptador. pra mim o diagnóstico está feito. má vedação, resta saber se pelo manometro ou pelo adaptador. hj vou abrir a garrafa piloto. já abri uma das normais após 7 dias de primming. as outras vou abrir num domingo num almoço de família. daí vou voltar aqui pra dizer como estavam. ia usar o manometro para acompanhar o priming no minikeg, mas não tô mais confiando.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Boa tarde. Sou novo em fazer cerveja e fiz minha primeira agora. Na média, quantos psi tem de ter numa garrafa de 600ml? Fiz uma cream ale e envasei a 2 dias e ta marcando uns 15 psi. Quando sei q tenho de colocar na geladeira para parar a carbonatação?
 
Boa tarde. Sou novo em fazer cerveja e fiz minha primeira agora. Na média, quantos psi tem de ter numa garrafa de 600ml? Fiz uma cream ale e envasei a 2 dias e ta marcando uns 15 psi. Quando sei q tenho de colocar na geladeira para parar a carbonatação?

a maior parte dos estilos vc terá uma pressão em torno de 10 até 35 PSI, mas pode sem problema chegar em entre 40/45, suas garrafas aguentam bem até por volta desse valor. Você não precisa necessariamente colocar a cerveja na geladeira para a carbonatação parar, se a pressão não estiver muito alta (marcando acima de 45 psi) apenas deixe que a carbonatação acabe naturalmente. Mas atente para um detalhe, fim da produção de CO2 pela levedura NÃO é fim da carbonatação, pois você precisa que parte desse CO2 seja "absorvido" pela cerveja.
 
a maior parte dos estilos vc terá uma pressão em torno de 10 até 35 PSI, mas pode sem problema chegar em entre 40/45, suas garrafas aguentam bem até por volta desse valor. Você não precisa necessariamente colocar a cerveja na geladeira para a carbonatação parar, se a pressão não estiver muito alta (marcando acima de 45 psi) apenas deixe que a carbonatação acabe naturalmente. Mas atente para um detalhe, fim da produção de CO2 pela levedura NÃO é fim da carbonatação, pois você precisa que parte desse CO2 seja "absorvido" pela cerveja.

Muito obrigado pelos esclarecimentos. Valeu.
 
Pessoal, bom dia... Estou com uma leva de blonde ale refermentando a 4 dias com 6 g/l em 25º C, o Manômetro mexeu pouco mas voltou pra quase zero... Consegui identificar um vazamento entre o Manômetro e aquela parte que enrosca no adaptador colocando a garrafa imersa na água... Apertei e selou, tá até começando a pegar pressão novamente...

A minha dúvida é... Eu sei que já perdi o controle da pressão do lote por causa do vazamento, então estou querendo deixar rolar os 15 dias, e possivelmente a garrafa piloto vai ficar sub carbonatada, oq vai me dizer (sem precisão) que as demais estão boas... Depois disso, eu posso resfriar, abrir, colocar mais um pouco de Priming e fechar a piloto ou nem vale a pena e melhor beber ela com menos gás mesmo?
 
Olá! Tenho 3 manômetros montados com o mesmo esquema, e não tenho problemas. Vale a pena colocar uma fita veda rosca (daquelas brancas de cano) entre o manômetro e a peça que recebe ele. Além disso, tem uma borracha que encosta na borda do gargalo da garrafa verifica se ela está limpa e alinhada. Ao meu ver são esses pontos que podem falhar...
 
Pessoal, bom dia... Estou com uma leva de blonde ale refermentando a 4 dias com 6 g/l em 25º C, o Manômetro mexeu pouco mas voltou pra quase zero... Consegui identificar um vazamento entre o Manômetro e aquela parte que enrosca no adaptador colocando a garrafa imersa na água... Apertei e selou, tá até começando a pegar pressão novamente...

A minha dúvida é... Eu sei que já perdi o controle da pressão do lote por causa do vazamento, então estou querendo deixar rolar os 15 dias, e possivelmente a garrafa piloto vai ficar sub carbonatada, oq vai me dizer (sem precisão) que as demais estão boas... Depois disso, eu posso resfriar, abrir, colocar mais um pouco de Priming e fechar a piloto ou nem vale a pena e melhor beber ela com menos gás mesmo?

Se você já perdeu o controle nem vale a pena ao meu ver você ficar se preocupando com isso agora, deixa rolar no tempo habitual que você costuma fazer carbonatação, abre uma e vê o resultado. Em casa eu nunca controlo com manômetro.
 
Back
Top