Malte torrado e tempo de adição

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fnandolp

Well-Known Member
Joined
Mar 12, 2015
Messages
50
Reaction score
8
Um colega me recomendou adicionar os grãos mais escuros (no caso era o Carafa III) no fim da mosturação afirmando que muito tempo em contato com o calor iria proporcionar a liberação dos taninos da casca e tornar a cerveja adstringente. Depois, li no Palmer que o fato pelo qual seria interessante atrasar a adição dos grãos torrados seria para não baixar o PH das águas menos duras para um patamar inferior aos ideais, não mencionando nada sobre extração de taninos, nem mesmo quando trata da produção de Stouts...
Qual o real motivo da prática? Digo, sei que o Palmer está correto e que quanto mais escuro for o malte, mais ácido será o mosto. Mas e essa questão dos taninos, procede? Se sim, como são produzidas as Stouts? Mesmo se eu tiver uma água com alto teor de bicarbonatos, preciso me preocupar com o momento da adição de cada variedade de grão?
Pelo que havia entendido até então, a extração dos taninos somente se daria caso o malte fosse submetido à temperatura de fervura do mosto...
 
Back
Top