Malte de Centeio

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

dryfon

Well-Known Member
Joined
Oct 29, 2013
Messages
192
Reaction score
45
Saudações cervejeiras!

Recentemente vi no site da WE que eles agora tem malte de centeio e fiquei bem curioso pra usar, quem sabe numa receita 50% pilsen 50% centeio.

Alguém já utilizou malte de centeio? Que receitas sugerem? Quais as características em termos de sabor desse malte?

Pelo que li, o processo de mosturação dele seria semelhante ao malte de trigo, sendo legal um repouso proteico.

A única cerveja de centeio que eu tomei até hoje foi a Spider Bite 8 Legged Rye IPA, mas não lembro direito dela a ponto de avaliar as características do malte.

Desde já, muito obrigado!
Abraços!

:mug:
 
E ai Jovem,

Esse malte da WE é muito legal. Não precisa fazer repouso proteico pois já é malte... Eu uso esse malte nas minhas receitas de Saison
Ele tem uma cor linda bem dourada, vai dar um aspecto e uma sensação mais encorpada a sua cerveja, muitas pessoas beberam a minha cerveja e quando falo que tem 25% de centeio elas ficam espantadas pois esperavam outras características, nenhuma disse que era centeio, tem um sabor distinto mas é difícil dizer o que é diferente.
Use-o e depois nos passe o feedback.
 
Muito obrigado pela resposta, Pedro!

Acho que vou comprar ele mesmo pra uma próxima brassagem mesmo. Quem sabe eu faça uma APA com 50% pilsen e 50% centeio pra ver como esse malte se comporta. Quem sabe fique um resultado legal. Tô com uma sensação de que vou gostar do resultado. Dependendo como for, mais pra frente tento uma Rye IPA.

Mais alguém já usou malte de centeio e pode falar sobre as características dele em termos de sabor?

Abraços!
 
Lembro-me de ler que é indicado um "beta-glucanase rest", principalmente se usar percentual elevado. Entretanto, não recordo a referência. Se encontrar eu posto aqui.

Outra dúvida que tenho é sobre a moagem e a filtragem, pois acho que malte de centeio não tem casca. Acho que vale a pena pesquisar mais detalhadamente sobre o assunto se você pretende utilizar 50% deste.
 
Sobre o beta-glucan rest, é recomendação do Mike Karnowski (Homebrew, Beyond the basics).
 
E ai Ricardo, Este descança de beta glucano a 35º é interessante quando se usa Centeio não maltado...
Esse malte centeio da WE já é bem modificado...
Quanto a filtragem você esta perfeito, tem que se tomar um certo cuidado pois ele não tem casca, ou a casca é meio estranha. Se você conseguir pode usar casca de arroz para ajudar na filtragem... Mas acho que não vai dar problema
 
Muito obrigado pelo retorno, Ricardo!

Pelo que vi no site da WE, pode-se usar até mesmo 100% de malte de centeio em uma receita, mas como tu ressaltou, a filtragem poderia ser um problema. Como pretendo usar com 50% de malte Pilsen, acho que não terei nenhum problema com a filtragem.

Pedro, essa ideia da casca de arroz é bem interessante pra uma receita que utilize 100% de malte de centeio. Ela deve ser utilizada na mosturação mesmo ou adicionada só na hora da recirculação? Será que ela chega a impactar no sabor? Qual seria a quantidade ideal por quilo de malte?


Abraços!
 
A casca de arroz não tem nenhuma influência no perfil sensorial da cerveja. Ela só serve mesmo para para ajudar a formar uma cama de grãos para a clarificação da cerveja junto com o bagaço do malte (de cevada que tem casca). Só que nunca vi nenhuma loja aqui no Brasil vender casca de arroz. Se alguém tiver a dica de onde encontrar seria muito bom.
 
Saudações cervejeiras!

Acabei comprando o malte de centeio e fiz uma receita de Saison (era a ideia ao menos, mas não sei se acabou sendo uma de fato) com 33% de centeio e 66% de Pilsen. Acabei tendo problemas na moagem do centeio, pois ele é bem menor que o Pilsen, aí tive que moer o centeio no liquidificador. Minha eficiência acabou sendo baixa, mas isso já tem sido uma constante pra mim.

Quanto a cerveja já pronta, ela ficou bem clara e turva, praticamente uma witbier um pouco mais corada. O sabor lembra um pouco trigo, mas é mais condimentado, tem algo diferente. Acho que boa parte desse condimentado se deve ao T-58 que eu utilizei.

Bem, não sei se tão cedo vou utilizar novamente esse malte pelo problema com a moagem e pelo fato de não ter achado o resultado tão legal assim. Quem sabe mais pra frente utilizando uma levedura mais neutra.

Segue uma foto da minha Rye Saison:

GHM8XOh.jpg


Abraços!
 
Last edited:
Parece ter ficado bem legal!

Tentei fazer uma roggenbier semana passada com 50%-50% e foi um pandemônio, acabou indo tudo fora, não drenou de jeito nenhum, foi muito triste. :(

Faço weiss com 50 ou 60% de trigo sem problema nenhum, ainda não absorvi direito o acontecido.

Fiz infusão simples, da proxima talvez faça uma parada de beta-glucanase antes.

Seria interessante descobrir onde arranja casca de arroz...
 
Alguém teve experiência com esses grãos de centeio não maltados, que geralmente se encontra em casa de produtos naturais ou de grãos ? Eu estive lendo que é preciso gelatinizar, fazendo um "mash" na casa dos 62Cº, depois adicionar a mostura.
E se moer este centeio não maltado, sem fazer este mash para gelatinizar, será que o perfil picante some ?
 

Latest posts

Back
Top