Malte úmido pode prejudicar?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Sidnei

Well-Known Member
Joined
Mar 7, 2016
Messages
123
Reaction score
29
Vou partir para outra brassagem e tenho 300gr de Carapils que eu queria usar e que estava guardado desde o início do ano em local seco/escuro e dentro de um saco plástico bem fechado, então fui dar uma olhada nele e não apresenta mofo nem carunchos mas ao mastigar um grão percebi que ele está macio e não crocante como o malte recém comprado.. Deixei ele espalhado numa bandeja ao sol durante todo o dia mas o grão continua macio ao mastigar..
Será que posso usar ele mesmo assim?
Quais os off-flavors que poderia surgir com a utilização de malte úmido?
 
Vou partir para outra brassagem e tenho 300gr de Carapils que eu queria usar e que estava guardado desde o início do ano em local seco/escuro e dentro de um saco plástico bem fechado, então fui dar uma olhada nele e não apresenta mofo nem carunchos mas ao mastigar um grão percebi que ele está macio e não crocante como o malte recém comprado.. Deixei ele espalhado numa bandeja ao sol durante todo o dia mas o grão continua macio ao mastigar..
Será que posso usar ele mesmo assim?
Quais os off-flavors que poderia surgir com a utilização de malte úmido?

Põe fora e compra novo.

Aqui em caxias voce consegue na Landsberg e na Brewhouse...
 
Põe fora e compra novo.

Aqui em caxias voce consegue na Landsberg e na Brewhouse...

Blz, como ele não secou com um dia exposto ao sol eu estou pensando em não usar mesmo..
Mas para título de conhecimento gostaria de que alguém que saiba me explicasse os efeitos que causaria na cerveja se usar um malte úmido, mesmo em pequenas quantidades.
 
Blz, como ele não secou com um dia exposto ao sol eu estou pensando em não usar mesmo..
Mas para título de conhecimento gostaria de que alguém que saiba me explicasse os efeitos que causaria na cerveja se usar um malte úmido, mesmo em pequenas quantidades.

A umidade propicia a oxidação do malte. Quando ele está fresco e seco ele não oxida com facilidade, a medida que ele vai adquirindo umidade, a oxidação se torna comum.

Os componentes mais facilmente oxidados dessa forma no malte são os lipídios. O efeito de lipídios oxidados no mosto e na cerveja é oxidação da cerveja em si que nesse caso particular tem como principal off-flavor o metálico. Tá no how to brew.

Abraço
 
Back
Top