M27 em uma blondie

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ferorsan

Well-Known Member
Joined
May 19, 2015
Messages
200
Reaction score
68
Fala galera boa noite...
Estou para engarrafar a minha primeira leva no sábado e já estou pensando na próxima brassagem. Gostaria de repetir minha receita (belgian Blond Ale) mas ao invés de usar o t-58, imaginei utilizar um fermento diferente, justamente para aprender a identificar as diferenças entre um e outro em uma mesma receita... Estava pensando no M27... o que acham? Eu sei que ele é mais indicado nas Saison, tripel e etc... mas em uma blond Ale será que ele vai bem?
 
Minha experiencia com o M27 numa blonde não foi legal, tanto que comecei a tratar a cerveja como uma strong golden ale... rsrsrs. Como citei em um post antigo essa levedura é do mau, ela fermenta tudo o que tem na cerveja, levando junto aquele dulçor residual esperada na blonde e deixando ela bem seca. Inclusive na garrafa ela continua muito forte, fiz o priming com 5g e ficou muito carbonatada, uma garrafa estourou depois de uns meses...
Vale a pena alguns testes com ela, pq o padrão de esterificação é bem interessante, mas com cervejas high gravity, quem sabe o alcool consegue parar ela...
 
Eu fiz esse teste e gostei. O dulçor deve depender mais dos maltes. Li que o m27 gosta de calor, coisa de fermentar a 22C. Fiquei com medo e fermentei a 20C. Me arrependi, ficou bem fenólica mesmo, na próxima vou arriscar os 22C buscando mais ésteres.
 
Minha experiencia com o M27 numa blonde não foi legal, tanto que comecei a tratar a cerveja como uma strong golden ale... rsrsrs. Como citei em um post antigo essa levedura é do mau, ela fermenta tudo o que tem na cerveja, levando junto aquele dulçor residual esperada na blonde e deixando ela bem seca. Inclusive na garrafa ela continua muito forte, fiz o priming com 5g e ficou muito carbonatada, uma garrafa estourou depois de uns meses...
Vale a pena alguns testes com ela, pq o padrão de esterificação é bem interessante, mas com cervejas high gravity, quem sabe o alcool consegue parar ela...

Cara, nestas horas tem que ir com mais calma. Não culpe a levedura pela explosão da garrafa, isso não ocorre, não tem como. Ainda mais com só 5g/L. A causa com certerza é outra. Vejo as seguintes possibilidades:
- Essa cepa é muito, mas MUITO atenuativa. Tu pode ter engarrafado ela sem ela ter acabado de fermentar tudo que tinha pra fermentar. Então este açúcar residual se somou ao priming e explodiu a garrafa.
- Houve contaminação (que não muda o sabor), que consome os açúcares que a levedura não consome. Leia sobre gushing.
- Havia muito CO2 incorporado antes do envase (improvável)
- o priming não foi bem misturado.

Acho mais provável as duas primeiras. Mas é fato que se tu envasou só após a levedura fermentar tudo que ela conseguia, 5g/L só estouraria garrafa com defeito, e a leva também não ficaria super carbonatada.
 
Fala galera boa noite...
Estou para engarrafar a minha primeira leva no sábado e já estou pensando na próxima brassagem. Gostaria de repetir minha receita (belgian Blond Ale) mas ao invés de usar o t-58, imaginei utilizar um fermento diferente, justamente para aprender a identificar as diferenças entre um e outro em uma mesma receita... Estava pensando no M27... o que acham? Eu sei que ele é mais indicado nas Saison, tripel e etc... mas em uma blond Ale será que ele vai bem?

É um fermento de perfil bem interessante. Dá uma certa picância e um condimentado legal. Lembra pra mim frutas amarelas maduras ou secas. Só que ele pede um tempo legal de maturação. Eu senti a cerveja melhorar muito com 1,5 a 2 meses de garrafa, a quente. Cm 15 dias de garrafa o perfil do fermento estava muito forte, dando uma sensação rançosa.
É uma cepa que atenua MUITO, demais! a minha estabilizou em 1.002! Indico uma mosturação a temperaturas mais altas pra ficar com um pouco mais de corpo. Talvez maneirar um pouco na adição de açúcar. Mas o perfil é bem interessante.
 
Galera, obrigado pelas respostas. Algumas outras cepas além do M27 indicada para Belgian Blond?
 
Fiz uma ipa e usei esta cepa. Atenuou até 1.006. Achei bem interessante pra uma ipa o resultado.
 
Back
Top