Lupulagem exclusivamente tardia

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ZeBrito83

Member
Joined
Jun 4, 2014
Messages
7
Reaction score
1
Pessoal,

Alguém aqui já fez cerveja com lupulagem exclusivamente tardia?
Pensei em algo como 12 grs de lúpulo por litro (amarillo ou citra), divididos em 4 adições iguais de 5', 3', 0' e dry hopping. Mirei algo como OG por volta de 1.045 (single malt Pale Ale) e 20 IBU.
O que eu devo esperar? Alguém já tentou algo parecido?
Obrigado.
 
Pessoal,

Alguém aqui já fez cerveja com lupulagem exclusivamente tardia?
Pensei em algo como 12 grs de lúpulo por litro (amarillo ou citra), divididos em 4 adições iguais de 5', 3', 0' e dry hopping. Mirei algo como OG por volta de 1.045 (single malt Pale Ale) e 20 IBU.
O que eu devo esperar? Alguém já tentou algo parecido?
Obrigado.

Eu fiz.... Fui mais longe.... Fiz 19gr/litro entre adicoes nos 5 minutos e dry hopping.... É fantastico.. Galaxi
 
Cuidado com o resfriamento.

Saiba quanto tempo tu leva entre desligar o fogo e chegar aos 80ºC. todo este tempo deve ser considerado nos cálculos de amargor.

Minhas APAs são sempre feitas com aproximadamente 5g/l exclusivamente no flame-out. Ao desligar o fogo da fervura, insiro o lúpulo e faço o whirlpool, e começo o resfriamento bem de leve. Em algo em torno de 10 min atinjo 80ºC e espere mais uns 10~15 min (pois ainda está solubilizando os óleos) resfriando até 25ºC. Dificilmente faço dry hoping.


Meus resultados é de um bom amargor, por volta de 30IBU, sem harsh, muito aroma e sabor. Agora, a cada vez que faço outros estilos descubro que gosto mesmo é de APA feita desta forma.

Com esta quantidade, acima de 10g/l, tu vais ter chill haze, o que para mim não é nenhum problema.
 
Cuidado com o resfriamento.

Saiba quanto tempo tu leva entre desligar o fogo e chegar aos 80ºC. todo este tempo deve ser considerado nos cálculos de amargor.

Minhas APAs são sempre feitas com aproximadamente 5g/l exclusivamente no flame-out. Ao desligar o fogo da fervura, insiro o lúpulo e faço o whirlpool, e começo o resfriamento bem de leve. Em algo em torno de 10 min atinjo 80ºC e espere mais uns 10~15 min (pois ainda está solubilizando os óleos) resfriando até 25ºC. Dificilmente faço dry hoping.


Meus resultados é de um bom amargor, por volta de 30IBU, sem harsh, muito aroma e sabor. Agora, a cada vez que faço outros estilos descubro que gosto mesmo é de APA feita desta forma.

Com esta quantidade, acima de 10g/l, tu vais ter chill haze, o que para mim não é nenhum problema.

Fala, Jean! Beleza?

Uma única adição no flame-out?

Quando tu dizes "e espero mais uns 10 ~15 min", é parando o resfriamento, mantendo esses 80 graus ou tu continuas o resfriamento ?
 
Pessoal,

Alguém aqui já fez cerveja com lupulagem exclusivamente tardia?
Pensei em algo como 12 grs de lúpulo por litro (amarillo ou citra), divididos em 4 adições iguais de 5', 3', 0' e dry hopping. Mirei algo como OG por volta de 1.045 (single malt Pale Ale) e 20 IBU.
O que eu devo esperar? Alguém já tentou algo parecido?
Obrigado.

Da uma lida nesse post: http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5134394&postcount=4

Ele fala em um trecho que não há pq exceder 12g por litro no total usado
 
Fala, Jean! Beleza?

Uma única adição no flame-out?

Quando tu dizes "e espero mais uns 10 ~15 min", é parando o resfriamento, mantendo esses 80 graus ou tu continuas o resfriamento ?

Estes 15 min é resfriando lentamente de 97 para 85ºC (temperatura de isomerização) e de quebra assentando o whirlpool. Depois toco meu banco de água gelada a funcionar para baixar rápido a temperatura.

Na prática é quase como uma adição de 10-15min, mas sem o vigor da fervura para desgarrar demais os óleos aromáticos.

Ainda uso um chiller de imersão, por isto tempo um tempo maior de resfriamento. O primeiro resfriamento faço com água em uma panela de 20l (uns 10l com gelo) recirculando e depois troco para outra panela com muito mais gelo na água.
 
Da uma lida nesse post: http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5134394&postcount=4

Ele fala em um trecho que não há pq exceder 12g por litro no total usado

tudo depende do que tu quer realmente e qual lúpulo estás usando e qual a técnica. 12g/l usando hop bag é diferente (não minha opinião e experiência) de 12g/l despejado direto na cerveja por exemplo. Também tem que se atentar para a quantidade de óleos essenciais (já que em dry hoping e adições tardias é o que interessa) pois no final o que vai interessar é a quantidade desdes óleos na cerveja.

Uma coisa que se tem que se atentar é na clarificação quando se usa tanto lúpulo em dry hoping. Fiz uma NEIPA com 15g/l (carbonatada com primming) que me obrigava a descartar o fundo da garrafa. Ou bebia dourada ou marrom-esverdeada, isto que muito do turb ficou no fermentador. Além disto sugiro usar carbonatação forçada quando usar altas doses de lúpulo, retardando ao máximo a oxidação.
 
Back
Top