Levar ou não levar todo Trub para o fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Baratovysk

Well-Known Member
Joined
Nov 3, 2014
Messages
131
Reaction score
44
Boa noite Galera,

Ando conversando com alguns amigos cervejeiros e existe uma duvida recorrente, levar ou não levar todo trub da brassagem para o fermentador? Alguns defendem que já testaram e não sentiram nenhuma diferença, outros dizem que tem vontade de levar (para não desperdiçar) mas tem medo, outros dizem que se levar somente um pouco não faz diferença e tem aqueles que são contra esta pratica, ou seja não existe um consenso.


Então trago a discussão para o grupo, e aí vale ou não a pena levar trub para o fermentador?

O que coloco em pauta é o seguinte, se for para levar o trub para o fermentador, qual o sentido do whirlpool?

Aguardo opiniões

Baratovysk
 
Boa noite Galera,

Ando conversando com alguns amigos cervejeiros e existe uma duvida recorrente, levar ou não levar todo trub da brassagem para o fermentador? Alguns defendem que já testaram e não sentiram nenhuma diferença, outros dizem que tem vontade de levar (para não desperdiçar) mas tem medo, outros dizem que se levar somente um pouco não faz diferença e tem aqueles que são contra esta pratica, ou seja não existe um consenso.


Então trago a discussão para o grupo, e aí vale ou não a pena levar trub para o fermentador?

O que coloco em pauta é o seguinte, se for para levar o trub para o fermentador, qual o sentido do whirlpool?

Aguardo opiniões

Baratovysk

Baratovysk,

Acho que primeiro tem que esclarecer no grupo do que exatamente está se tratando, porque muitas vezes se refere a trub toda a "sujeira" pós-fervura, as vezes se refere só às partículas de lúpulo. O correto é trub se referir somente ao lúpulo.

Dito isso, não é legal levar o trub pro fermentador, pelo mesmo motivo que não se faz dry hoppings muito longos, o lúpulo contém muita matéria vegetal, que pode ser liberada aos poucos durante a fermentação, um dos componentes mais prejudiciais pro sabor da cerveja seriam os taninos que existem na folha, são polifenóis que podem causar um amargor áspero e um paladar adstringente.

O whirpool é uma prática comum a todos os cervejeiros e cervejarias, é bem rudimentar e simples de ser feita, não vejo muito motivo para evitá-la.

Abraço
 
Ok Thiago, o que estou dizendo é toda a "sujeira" pós-fervura, também acho que não deve ser levada para a fermentação, ou em caso extremo que se faça uma fermentação separada deste material e uma comparação com o outro (sem sujeira) ao final do processo.

Agora, como diferenciar somente as partículas de lúpulo? Como sou iniciante, acho que para mim seria muito difícil esta diferenciação, então estou preferindo não levar nada para o fermentador, como minha panela deixa uns 3,5 litros no final, penso em fazer a fermentação em separado para ver a diferença.

Baratovysk
 
Ok Thiago, o que estou dizendo é toda a "sujeira" pós-fervura, também acho que não deve ser levada para a fermentação, ou em caso extremo que se faça uma fermentação separada deste material e uma comparação com o outro (sem sujeira) ao final do processo.

Agora, como diferenciar somente as partículas de lúpulo? Como sou iniciante, acho que para mim seria muito difícil esta diferenciação, então estou preferindo não levar nada para o fermentador, como minha panela deixa uns 3,5 litros no final, penso em fazer a fermentação em separado para ver a diferença.

Baratovysk

Não tem necessidade de fazer diferenciação... É simples, o whirpool é eficiente pra particulas sólidas, como o lúpulo, mas não é muito eficiente pra cold-break, ele não vai se acumular em cone como o trub de lúpulo. Se vc fizer o whirpool e deixar a panela parada, quando fizer a transferência do líquido as particulas de lúpulo ficarão na panela, elas não irão para o fermentador a não ser que ou vc bagunce a panela ou drene muito violentamente, como com uma bomba totalmente aberta.

Se vc resfria com um chiller de imersão, ou qualquer método que resfrie dentro da panela, o cold break se formará. Vc pode evitar que ele vá pro fermentador deixando o mosto frio parado (com a panela tampada) por alguns minutos, entre 15 e 30... ele decanta lentamente, mas isso não é absolutamente necessário. Não haverá graves problemas em levar cold break pro fermentador. Se vc usa um chiller de passagem, seja contrafluxo ou placas, inevitavelmente essas proteínas irão pro fermentador, porque elas só aglutinarão formando o cold break depois do resfriamento, nesse caso a única forma de retirar seria purgando num fermentador cônico, mas não há necessidade caso use balde ou bombona.
 
Faço o whirpool, transfiro para o Fermentador é só depois resfrio, entao o que está todo aglutinado (lúpulo) eu deixo e o resto posso levar.

Entendido.

Baratovysk
 
Eu faço o whirpool, e transfiro para o fermentador por sifonamento, passando tudo por dentro da serpentina em um balde com gelo.


:mug:
 

Attachments

  • IMG_1605.JPG
    IMG_1605.JPG
    97.2 KB · Views: 221
  • IMG_1607.JPG
    IMG_1607.JPG
    71.4 KB · Views: 243
  • IMG_1602.JPG
    IMG_1602.JPG
    104.1 KB · Views: 226
Boa noite Galera,

Ando conversando com alguns amigos cervejeiros e existe uma duvida recorrente, levar ou não levar todo trub da brassagem para o fermentador? Alguns defendem que já testaram e não sentiram nenhuma diferença, outros dizem que tem vontade de levar (para não desperdiçar) mas tem medo, outros dizem que se levar somente um pouco não faz diferença e tem aqueles que são contra esta pratica, ou seja não existe um consenso.


Então trago a discussão para o grupo, e aí vale ou não a pena levar trub para o fermentador?

O que coloco em pauta é o seguinte, se for para levar o trub para o fermentador, qual o sentido do whirlpool?

Aguardo opiniões

Baratovysk

Na minha primeira leva coloquei o fermento dentro da panela, depois de resfriar o mosto (acho que o fermento não tinha experiência e a panela já estava meio embriagada :drunk: ).

Então, a única solução foi colocar todo o conteúdo da panela no fermentador, cold break, trub, tudo mesmo.

A cerveja ficou bem boa, só um pouco mais amarga do que deveria, mas não deu problema nenhum (hoje já posso dizer isso, pela experiência adquirida nas levas posteriores).

Abraço
 
@HenriqueEvNeves , tu faz esse sifonamento da panela para o balde com chiller e depois pro fermentador sem utilizar nenhuma bomba?
:mug:
 
Machado, sifonamento sem utilizar nenhuma bomba, só por gravidade. Só tem que tomar cuidado para limpar e sanitizar bem a serpentina!
 
Eu já sou do time que não faz wirlpool e não ligo do trub ficar no fermentador.

Diversos sites na net, como o postado acima já fizeram o teste e quase todos eles afirmam que não mudou quase nada na cerveja a não ser a cor/turbulência.

Como não gosto de ficar 8h brasando uma breja, (prefiro ficar 8 horas fazendo um churras), eu pulo o wirlpool completamente, depois de esfriar, já passo para os fermentadores e já era.

Mais como eu disse isso é como eu faço, não quer dizer que esteja certo.
 
Eu já sou do time que não faz wirlpool e não ligo do trub ficar no fermentador.

Diversos sites na net, como o postado acima já fizeram o teste e quase todos eles afirmam que não mudou quase nada na cerveja a não ser a cor/turbulência.

Como não gosto de ficar 8h brasando uma breja, (prefiro ficar 8 horas fazendo um churras), eu pulo o wirlpool completamente, depois de esfriar, já passo para os fermentadores e já era.

Mais como eu disse isso é como eu faço, não quer dizer que esteja certo.

To no time do @CrazyChiken.


Uso um sifão de mosto quente para a transferencia, e uso o própio saco de musseline (Faço BIAB, 10 litros) sem malte para filtrar um pouco do trub. Não tenho problemas em deixar a cerveja turva. Meu problema maior é o amargor áspero que o excesso de trub gera, por isso dou uma filtrada de leve.

Tão pouco faço whirlpool ou resfriamento. Transfiro e largo o mosto lá, resfriando naturalmente por 24 horas antes de inocular o fermento.

Não recomendo nem advogo essa técnica, sei o 'risco' que estou correndo expondo o mosto a agentes contaminantes, turbidez e etc, porém eu confio na minha sanitização e rodo testes de contaminação batch sim, batch não, coletando mosto em vários pontos, e principalmente, a cerveja final me agrada a ponto de não precisar de ajustes na técnica.

Por hora. ;)
 
Levar todo o trub não vai arruinar a cerveja.

Levar todo o trub vai fazer diferença? Sim, vai. Deixa a cerveja com um amargor mais harsh (áspero) e que no geral, com raras exceções, não é legal.

O fato de um ou outro cervejeiro não sentir diferença, não quer dizer que não faz. Da mesma forma que o cervejeiro não saber identificar acetaldeído, oxidação, etc, não quer dizer que a cerveja não tenha esses problemas, e que as boas práticas não deveriam ser seguidas.

Eu faço porque é ridiculamente fácil.... e minhas brassagens dificilmente passam de 6 horas a partir do início da mosturação.... no geral em torno de 5hs.. 5h30.

Abraço,
 
Eu já sou do time que não faz wirlpool e não ligo do trub ficar no fermentador.

Diversos sites na net, como o postado acima já fizeram o teste e quase todos eles afirmam que não mudou quase nada na cerveja a não ser a cor/turbulência.

Como não gosto de ficar 8h brasando uma breja, (prefiro ficar 8 horas fazendo um churras), eu pulo o wirlpool completamente, depois de esfriar, já passo para os fermentadores e já era.

Mais como eu disse isso é como eu faço, não quer dizer que esteja certo.


Para segurar o trub uso um filtro de voil na boca do balde de fermentação durante a transferência.
 
Não precisa levar todo o trub, eu não faço isso, eu não viro a panela no fermentador.

Nos 20 minutos que ela fica esfriando com o chiller ja decanta bastante coisa, como a grande maioria do lúpulo que vai ficar no fundo da panela de qualquer jeito

Nos 20 minutos que o mosto fica esfriando com o chiller, já decanta a maioria do lúpulo

Deixo a torneira ligada e quando sair tudo que tiver que sair eu fecho ela e pronto.

O problema a meu ver eh a pessoa perder 3 litros de mosto, porque esta com medo de levar um pouco de trub para o fermentador. E não estou chutando um valor, anteontem no grupo uma pessoa falou que deixou 3 litros para trás por causa do trub.
 
Tem várias técnicas que entendo os colegas ali disserem que não fazem, cada um tem seus motivos, seja pelo tempo ou pelo trabalho ou por necessitar de mais equipamentos. Mas qual o problema em fazer whirpool? Só vai trazer uns benefícios e o cara gasta um minuto ali fazendo uma leve força com a pá.
 
Pessoal, entendi que o trub pode dar adstringência indesejada à cerveja. Gostaria de saber pq não simplesmente coar. Na minha última, fiz whirpool, e transferi para o balde principal. O que sobrou na panela coei com uma peneira cônica chinoy para um segundo vasilhame (menor); deu uns 3 litros. Reidratei 2 sachês de S-04 (para 20 litros), e inoculei cerca de 80% no balde principal e o restante no segundo fermentador. Vou fazer o priming nos dois separadamente, e colocarei tampinhas de cor diferente, para tentar ver diferença entre um e outro.
 
Pessoal, entendi que o trub pode dar adstringência indesejada à cerveja. Gostaria de saber pq não simplesmente coar. Na minha última, fiz whirpool, e transferi para o balde principal. O que sobrou na panela coei com uma peneira cônica chinoy para um segundo vasilhame (menor); deu uns 3 litros. Reidratei 2 sachês de S-04 (para 20 litros), e inoculei cerca de 80% no balde principal e o restante no segundo fermentador. Vou fazer o priming nos dois separadamente, e colocarei tampinhas de cor diferente, para tentar ver diferença entre um e outro.

O lúpulo deixa algumas partículas muito pequenas que acabam passando pela maioria das peneiras. Se vc colocar um pano, voil ou qualquer malha mais fina (como muitos ja tentaram fazer, inclusive eu nas primeiras vezes) verá que ela entope rapidamente.

O whirpool é uma técnica simples, como disse o Fagner anteriormente, uma boa prática que os cervejeiros podem realizar sem medo.

As vezes quando acho que sobrou demais na panela, transfiro pra um balde ou jarra transparente e espero decantar, o mosto sobrenadante límpido acabo guardando pra fazer starters, as vezes.

Sua experiência é legal. Se vc puder fazer um teste às cegas quando elas estiverem prontas, com pessoas ou até vc, mesmo pedindo pra alguem te servir sem identificar, será bem interessante. Nos relate depois a experiência.

Abraço
 
Back
Top