Levando o fermentador para passear :D

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

user 330598

Member
Joined
Jul 9, 2020
Messages
14
Reaction score
1
Pessoal, boa tarde.

Eu já imagino a resposta, mas não custa perguntar... rs

Estou estudando sobre cerveja artesanal e vou começar a fazer algumas receitas naquele estilo de "fazer sem gastar muito com equipamentos, etc".
O problema é que por causa desse cenário doido do COVID, fico em casa de segunda a sexta e no final de semana vou para o sítio da família.

Provavelmente entre fazer a brassagem e completar a fermentação irei passar pelo final de semana.
Dúvida: é possível levar o fermentador para "passear"? :D

Tipo, colocar a caixa de isopor com o fermentador no carro... levar pra la, acompanhar no final de semana e depois trazer de volta.
 
Cara eu deixaria na sua casa mesmo, a turbulência poderia estressar sua levedura e dar alguns off flavors não esperados. Como são só 2 dias, deixe ela em casa bem quietinha e logo quando voltar no domingo já corre pra ver ela ou repor gelo no isopor.
Se fizer a brassagem no sitio e ela ficar 1 semana "sozinha", sem geladeira não dá.
 
Também acho que tem que evitar o máximo. E você consegue, se programar direitinho!

O período mais crítico da fermentação são os primeiros 3-4 dias. Depois disso, geralmente já está acabando a fermentação primária e é necessário aumentar a temperatura para descanso de diacetil.

Como ainda não tenho geladeira para fermentação, também fico "amarrado" se sair no final de semana. Então planejo a brassagem considerando os fatores acima: para que nos finais de semana (ou nos dias que eu não poderei acompanhar de perto) já esteja passada a fase mais crítica da fermentação, ou que já me permita deixar em temperatura ambiente (aprox. 23 graus) para descanso de diacetil (a depender da sua cidade, claro).
 
Vlw pessoal!
Vou fazer a brassagem hoje, então até sexta já estará acabando o período mais crítico.
 
Back
Top