leva de 20L em panela de 68L

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marcostaubate

Member
Joined
Aug 19, 2013
Messages
8
Reaction score
0
Olá pessoal, tenho um equipamento com capacidade para 68L, pois tenho insumos para 20L, vcs acham que não terei problemas em fazer esta leva? principalmente na hora de fazer o whirpool?

desde ja agradecido
Marcos de Moraes
 
eu já tive problemas com evaporação quando fui fazer levas menores em equipo maior

certa feita em vez dos 20 litros sobrou uns 12, evaporou cerca de 6 litros por hora (em levas maiores não dava 3l/h)

além de ter rendido menor litragem o lúpulo ficou bem mais ressaltado, deve ter saltado uns 15 pontos de IBU fácil
 
Tu não vai ter problema nenhum pra fazer whirpool, porém a quantidade de cerveja que tu vai perder no fundo da panela vai ser maior, ja que o diamentro da panela é maior. Então é melhor fazer um pouco mais pra compensar essa perda.
 
A evaporação é facilmente contornável. Basta acrescentar água (antes, durante ou até após a fervura). Na minha opinião, o problema maior é na recirculação e filtragem. A cama de grãos vai ficar muito fina e não vai proporcionar uma boa clarificação do mosto. Talvez usando BIAB seja possível contornar isto também.
 
Bom dia pessoal,

Muito obrigado pelas dicas, agora fico mais tranquilo, é que não tenho como arrumar mais insumos até amanhã, e não gostaria de ter que esperar até final de semana que vem para fazer uma brassagem, mas agora vou em frente, vamos ver o que dá... rs

Obrigado
Marcos de Moraes
 
Marcos,
Costumo fazer levas de 30l na minha panela de 68l e o único problema, de fato, é a filtragem com o zerosa comentou. Quando compro malte moído a filtragem na recirculação é bem complicada, já se eu moer o malte é mais tranquilo.

Manda bala que vai dar certo!
Abraço.
 
Back
Top