Lallemand, fermentis, White Labs, Bio 4, fermento fleischmann, fermentos de vinho

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

wallterlluiz

Active Member
Joined
Jun 17, 2013
Messages
33
Reaction score
8
Boa noiteeeeee amigos!

Algem recomendo algum especial, qual combina com qual estilo?

Ja usei em pilsens so fermentos, Fermentis W-34/70, S-23, prefiro o s-23, já visitei micro que usa o Fermentis W-34/70.

Alguém quer compartilhar suas experiencias de utilização de fermento de qualquer estilo?

Quero comprar fermentos da Lallemand para comparar.
 
Eu tenho pouca experiência pra te ajudar, mas das 4 brassagens que realizei até agora, 3 foram de trigo. E a minha conclusão, foi o seguinte:

A primeira, uma hefeweizen utilizando whitelabs wlp-300
A segunda idem, a receita foi a mesma, porém, utilizando wlp-380
E a terceira, uma dunkelweizen, utilizando o wb-06, que na minha opinião, obtive o melhor resultado. Modéstia a parte, ficou muito boa.

Eu não sei o que pode ter sido no caso do WLP-300 e 380, pois são cepas bem consagradas e teoricamente, de melhor qualidade que o fermento desidratado. Não sei se não sofreram algum tipo de stress pela mudança de temperatura durante o transporte, já que isso vem de longe e conseguir por aqui é complicado. Enfim...

As duas primeiras weiss que fiz ficaram com corpo e espuma característicos para o estilo proposto. Porém, se colocar uma Schneider Weisse TAP 7, Paulaner ou Erdinger do lado, não tem aquele cheirinho de banana característico que elas carregam.

Já a Dunkelweizen que utilizei o WB-06, ficou muito boa e com características de uma verdadeira dunkel bávara!
 
Eu agora to usando bio4.
Usei o bio4 heffeweizen e a cerveja ficou maravilhosa. Não gosto muito do cheiro/gosto de banana, então fermentei em temp. baixa (17) graus o tempo todo. A cerveja ficou com aquele cheiro/gosto de gravo caracterisco.
Enfim, achei o fermento muito bom, pra mim barrou de longe o wb-06.
 
Back
Top